Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário chega à final de premiação no HIS 2021

Postado por Maíra Oliveira em 01/out/2021 -

Projeto oferece atendimento médico virtual às unidades prisionais do Estado e contribui com a redução de custos para transporte de pacientes privados de liberdade

 

Entre março e agosto foram realizadas 288 teleconsultas

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, esteve entre os cinco finalistas da 7ª edição do Healthcare Innovation Show (HIS 2021), o mais importante encontro da comunidade de saúde e tecnologia hospitalar no Brasil. O projeto sobre implantação de consultas médicas via telemedicina concorreu à premiação máxima na categoria “Governança Corporativa: instituição e projeto”. O evento foi transmitido virtualmente entre os dias 21 e 23 de setembro.

O serviço conta desde março com projeto piloto de telemedicina. Desde então, os privados de liberdade custodiados atendidos presencialmente na unidade, localizada na Capital, têm as consultas de retorno agendadas em formato on-line, como determina a legislação brasileira. Entre março e agosto foram ofertadas 752 vagas em atendimento de teleconsulta, sendo realizadas 228 teleconsultas. O projeto contempla as 178 unidades prisionais do Estado de São Paulo, sendo que mais de 60 já estão realizando consultas pela nova modalidade. O CHSP disponibiliza consultas nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia, Dermatologia, Infectologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Tisiologia, Psiquiatria e Urologia.

Por ser um hospital específico para atendimento de pacientes privados de liberdade, a nova modalidade de consulta tem sido incentivada sob comprovação de seu potencial em superar distâncias, considerando a infraestrutura e as despesas necessárias para o deslocamento de pacientes oriundos de todas as regiões do Estado de São Paulo, inclusive com empenho de escolta armada para o trajeto. Desta forma, o projeto oferece cuidados em saúde em menor tempo e com otimização de recursos públicos.

Segundo o projeto, apenas entre janeiro e maio de 2021 a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado gastou cerca de R$ 1,6 milhão em mais de 14 mil escoltas armadas para transporte de pacientes entre as cidades do interior do Estado e Capital, considerando o CHSP, clínicas, hospitais públicos e demais serviços.

INVESTIMENTO

O projeto de telemedicina do CHSP custou inicialmente cerca de R$ 21,8 mil. Foram alocados recursos para construção da rede de logística, suprimentos, locação de computadores e impressoras, além da aquisição do pacote Office com a ferramenta Microsoft Teams, utilizada para realização dos teleatendimentos. Atualmente a unidade busca adquirir ferramentas para tramitação de documentos que necessitam de certificação digital para envio.

“A inovação do atendimento médico remoto com a otimização de avaliação médica e viabilização de renovação das prescrições, bem como a oportunidade de reduzir deslocamentos de unidades prisionais com pacientes privados de liberdade, de fato têm reduzido custos logísticos e operacionais, além de reduzir a taxa de absenteísmo nas consultas de retorno. O apoio e a parceria da Coordenadoria de Saúde da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Estado da Saúde garantem a sustentabilidade do projeto, cujos indicadores são apresentados constantemente para articulação de ações de melhoria de desempenho dos atendimentos”, disse a gerente de processos do CHSP, Elaine Cristina dos Santos.

A iniciativa é baseada em ferramentas autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e regulamentada pela Lei Federal 13.989/20, além de diretrizes enviadas pela Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde de São Paulo (CGCSS).

O projeto vencedor da categoria no HIS 2021 e que concorreu com o CHSP pertence ao Hospital Marcelino Champagnat, localizado em Curitiba, no Paraná.

 

Hospital Mário Covas promove atividades de humanização para população carente

Postado por Maíra Oliveira em 01/out/2021 -

Duas campanhas de arrecadação de donativos organizadas neste ano auxiliaram instituições beneficentes de Santo André

 

Campanhas tiveram início no mês de julho

Centenas de agasalhos, cobertores e roupas foram coletados por meio da campanha “A doação vem do coração”, desenvolvida pelo Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, desde o mês de julho. Em outra ação de humanização, colaboradores doaram alimentos e produtos de higiene e limpeza. Tais iniciativas integram um conjunto de ações do Centro Integrado de Humanização do HEMC, voltado à promoção de atividades sociais, de integração e convivência em benefício de pacientes, familiares e comunidade em geral. Todos os produtos foram entregues a entidades beneficentes de Santo André que atuam diretamente na assistência a moradores em situação de rua.

As campanhas deste ano adotaram como estratégia a divulgação por meio de TV interna, murais e Intranet, com objetivo de sensibilizar o maior número de funcionários. O material arrecadado com a campanha do agasalho foi colocado em sacolas e entregue às comunidades do Jardim Santo André, Missionários e Titan. Já os alimentos e materiais de higiene e limpeza foram entregues à Associação de Moradores da Comunidade de Centreville.

Toda a logística de coleta, separação, classificação e entrega foi conduzida por funcionários do hospital que atuaram voluntariamente nas ações solidárias.

OUTRAS AÇÕES

Outros projetos de humanização desenvolvem atividades que amplificam e aprofundam as relações com os colaboradores, familiares e pacientes. Ações como a da ONG Cabelegria, que fornece gratuitamente perucas aos pacientes do serviço de Oncologia; a festa junina na Pediatria e comemorações de datas especiais; a doação de aparelhos de TV para a área de Cuidados Paliativos; e as homenagens das equipes às crianças que finalizam o tratamento quimioterápico estão entre as inúmeras atividades de humanização e acolhimento que proporcionam um ambiente hospitalar mais agradável.

Sob gestão da FUABC, Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema inicia atendimentos

Postado por Maíra Oliveira em 24/set/2021 -

Unidade recebe primeiros pacientes em 22 de setembro; capacidade é de 3.600 atendimentos mensais para portadores de deficiência física e visual

 

Equipe de colaboradores da unidade

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, recebeu os primeiros três pacientes no dia 22 de setembro para avaliação inicial e triagem de atendimento, sendo um encaminhado da Rede Lucy Montoro da Vila Mariana, na Capital, outro de Diadema e o último de São Caetano do Sul. Dois deles, com quadro de amputação, se enquadraram nos critérios de elegibilidade do serviço e iniciarão os atendimentos na unidade com foco no trabalho de reabilitação física e motora.

A unidade, que oferta atendimento a pessoas com deficiências físicas ou visuais, abriu as portas dia 20 de setembro com 40 colaboradores das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, educação física, terapia ocupacional, além da equipe administrativa, de higienização e segurança. A capacidade é para cerca de 3.250 sessões terapêuticas e consultas mensais com equipe multidisciplinar, inclusive da parte de ortóptica – área da Oftalmologia que diagnostica e trata distúrbios e desequilíbrios da visão. A unidade poderá, ainda, ofertar mais de 420 consultas médicas nas especialidades de fisiatria e oftalmologia, 75 tecnologias assistivas, como órteses, próteses e meios de locomoção, além de oficinas terapêuticas e atendimentos em grupo.

O equipamento de saúde também contará com tecnologia robótica de ponta, não prevista no rol de equipamentos financiados pelo Ministério da Saúde para reabilitação física, como, por exemplo, os robôs Lokomat e Armeo-power, que serão utilizados no tratamento de membros inferiores e superiores, respectivamente.

PSICOLOGIA

O grupo multiprofissional e interdisciplinar, especialista na área de Medicina de Reabilitação, demonstra otimismo e empolgação pelo início dos atendimentos. Uma das frentes de atendimento é a área de Psicologia, que prioriza o olhar mais amplo à saúde, inclusive considerando a realidade familiar do paciente. “Não realizamos um trabalho isolado. O tratamento sempre será integral. Fazemos a discussão da complexidade dos casos com toda a equipe, com foco na condição clínica e psicológica do paciente, inclusive considerando o contexto familiar em que está inserido. Sabemos que será um enorme desafio”, explica a psicóloga Amanda Medeiros.

Um dos focos do atendimento da equipe de Psicologia, formada por cinco profissionais, também é garantir a saúde emocional e psíquica do paciente, para que tenha condições psicológicas de alcançar progressos no tratamento de reabilitação física. “Todo paciente chega com uma necessidade especial. Por isso, fazemos uma pré-avaliação psicológica para entender se há condição de dar continuidade ao tratamento, considerando as questões comportamentais. Ainda que apresente um quadro de depressão em razão da deficiência, é preciso ter alguma estabilidade emocional e a área cognitiva preservada para ajudá-lo a ter êxito no tratamento”, completa a psicóloga Carla de Sá Vaz. 

TREINAMENTO

Antes da inauguração do serviço, cerca de 50 colaboradores da FUABC iniciaram o cronograma de treinamentos, coordenado pelo médico gestor da unidade de Diadema, Dr. Sérgio Akira Horita. Dias 13, 14 e 15 de setembro foram ministradas capacitações sobre atendimento a pessoas com deficiência visual, futuro da reabilitação no cenário de mudanças tecnológicas e atenção aos distúrbios funcionais. Os treinamentos foram direcionados às equipes assistenciais e administrativas.

Os colaboradores foram divididos em equipes e, por meio de um telão, acompanharam os trabalhos dos profissionais do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), cuja sede funciona na Vila Mariana, na Capital. Os profissionais aprenderam sobre a vivência prática na rotina de atendimento, a especificidade de cada área na ótica da humanização e a importância do cuidado e da busca permanente pelos melhores resultados em menor tempo.

IMPLANTAÇÃO

O cronograma de implantação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema teve início entre agosto e setembro. A Fundação do ABC coordenou todo o processo de contratação de mão de obra, treinamento de pessoal e instalação de equipamentos. Outra etapa importante teve início em 9 de setembro, com reunião de implantação dos processos de regulação de vagas, tendo em vista que os pacientes são encaminhados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), operada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Participaram do encontro sobre regulação representantes do Comitê Gestor da Rede Lucy Montoro, da Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, DRS I – Grande São Paulo (Departamento Regional de Saúde) e CARS (Centro de Apoio Regional em Saúde) Grande ABC, além da coordenação da Fundação do ABC responsável pelo Lucy Montoro de Diadema.

“É um ganho enorme para toda a região, que passa a contar com serviço de ponta na área de reabilitação”, considera a gerente administrativa da FUABC responsável pela implantação da unidade, Sabrina Martins Pedroso Cafolla, que completa: “A reunião com as equipes de regulação foi extremamente importante, pois a Rede Lucy Montoro tem características muito particulares. É fundamental que todos os serviços envolvidos no encaminhamento de pacientes estejam cientes das informações e saibam que podem contar com a Fundação do ABC para o atendimento de usuários que necessitem desse tipo de atenção especializada”.

O custeio para funcionamento do serviço é feito pela Secretaria de Estado da Saúde a partir de contrato com a Fundação do ABC no valor total de R$ 37,2 milhões e vigência de cinco anos – ou aproximadamente R$ 630 mil por mês. Entre os investimentos do Governo de São Paulo também estão R$ 4,9 milhões para equipamentos e outros R$ 5,9 milhões repassados à Prefeitura de Diadema para realização das obras, que foram concluídas no final de 2019.

Funcionários do AME Sorocaba participam de treinamento para brigada de incêndio

Postado por Maíra Oliveira em 24/set/2021 -

Treinamento foi realizado no município de Votorantim

Vinte funcionários do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba participaram dia 4 de setembro de um treinamento prático e teórico para formação da brigada de incêndio da unidade, em atendimento à Instrução Técnica (IT-17) do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A ação foi realizada em Votorantim, cidade da região, na empresa especializada Damata Ecotreinamentos.

Promovido anualmente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o treinamento visa preparar os colaboradores, denominados brigadistas, para situações de emergência que envolvam o primeiro combate a incêndios e primeiros socorros no caso de haver vítimas. O atendimento feito pelos brigadistas é realizado até que chegue o socorro especializado no local da ocorrência.

Participaram da ação funcionários das áreas de Enfermagem, Manutenção, Farmácia, Higienização, Controle de Acesso, Almoxarifado e Administrativo.

Foram abordados temas como propagação do fogo, abandono de áreas, métodos de extinção, classes de incêndios, rotas de fuga e prevenção de situações de risco.

Hospital Nardini promove ações de incentivo à amamentação

Postado por Maíra Oliveira em 24/set/2021 -

Ações foram organizadas pela equipe de Nutrição e Enfermagem

O Hospital Nardini de Mauá organizou ações de apoio e incentivo à amamentação para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada entre 1 e 7 de agosto. Neste ano o tema da campanha foi “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A ação, promovida pela equipe de Nutrição em parceria com a Enfermagem, contou com a entrega de materiais informativos e brindes para 20 mães da Maternidade e da UTI Neonatal.

“As ações foram realizadas com intuito de conscientizar mães, pais, funcionários e a sociedade sobre a importância da amamentação e do dever de todos de apoiar. Muito mais do que alimentar o bebê, leite materno é uma questão de saúde pública”, disse a nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, Regina Machado.

“É dever da sociedade apoiar e proteger a amamentação. Cabe aos profissionais de saúde informar sobre a importância do aleitamento materno. Juntos vamos assumir essa responsabilidade compartilhada, para que a nova geração seja suprida com inúmeros benefícios que o aleitamento traz”, disse a técnica em Nutrição e consultora em amamentação, Simone Miranda.

FMABC realiza simpósios de Pediatria e Neonatologia abertos ao público

Postado por Maíra Oliveira em 24/set/2021 -

O Centro Universitário FMABC realizou nos dias 17 e 18 de setembro o V Simpósio de Pediatria e o III Simpósio de Neonatologia. Os eventos aconteceram virtualmente, com inscrições abertas para o público.

Organizados pelo Departamento de Pediatria da FMABC e o Centro de Estudos de Pediatria Profª Maria Aparecida Sampaio Zacchi, os simpósios ocorreram simultaneamente com mesas-redondas e palestras que abordaram diversos temas relevantes para profissionais da área, com espaço para os inscritos enviarem perguntas e comentários.

No dia 17 o evento contou com a abertura do reitor do Centro Universitário FMABC, Dr. David Uip. A primeira mesa-redonda teve como tema a vacinação contra a Covid-19 em pacientes pediátricos, e contou com pesquisadores das empresas responsáveis pela distribuição das vacinas no Brasil, como Pfizer e AstraZeneca.

No dia 18 foi transmitido debate a respeito da saúde mental de crianças e adolescentes no período da pandemia, com discussão sobre o impacto da falta de escola e como será o retorno dos jovens às aulas presenciais.

Segundo o chefe do Departamento de Pediatria da FMABC, José Kleber Kobol Machado, os simpósios são uma ótima oportunidade de manter os profissionais atualizados. “Trazemos à tona temas atuais para serem discutidos com a participação e interação do público. É importante para a nossa região que a comunidade médica participe e esteja a par do que acontece na rotina atual”, explica.

Missão pela medicina na região – DGABC – 22/09/2021

Postado por Eduardo Nascimento em 22/set/2021 -

Diário do Grande ABC – 22/09/2021.

Mário Covas recebe reconhecimento internacional – DGABC – 22/09/2021

Postado por Eduardo Nascimento em 22/set/2021 -

Diário do Grande ABC – 22/09/2021.

Projeto sustentável da FUABC coleta resíduos eletrônicos

Postado por Maíra Oliveira em 21/set/2021 -

Projeto “Conectado na natureza” disponibiliza coleta de pilhas, baterias e demais resíduos eletrônicos para destinação e tratamento adequados

 

Elson Queiroz e Pedro Charles, do departamento de Sustentabilidade da FUABC

A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC, ligada ao Departamento de Recursos Humanos (RH), acaba de lançar o projeto “Conectado na natureza”. A ideia consiste em intensificar as ações de coleta e descarte adequados de pilhas, baterias e resíduos eletrônicos gerados pelos colaboradores da FUABC e Central de Convênios, com foco na criação de consciência e preservação ambiental.

Os coletores foram instalados em locais de grande circulação nas sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios. São aceitos itens como pilhas, baterias, celulares, calculadoras, entre outros. No caso de resíduos eletrônicos de grande porte, como computadores e televisores, provenientes de patrimônio da FUABC, a área de Sustentabilidade deverá ser acionada para retirada, acondicionamento e descarte correto dos mesmos.

“Como temos atividade de escritório nas sedes administrativas, existe importante volume de resíduos eletrônicos gerado diariamente pelos colaboradores. Por isso, propusemos o projeto para que este material seja tratado de forma ecológica e sustentável, sem agressão ao meio ambiente. Contamos com a colaboração e consciência de todas as equipes”, disse o coordenador de Sustentabilidade da FUABC, Elson Queiroz.

Resíduos eletrônicos como pilhas e baterias contêm componentes tóxicos considerados nocivos ao meio ambiente e aos seres vivos. Por isso, é fundamental que sejam descartados de forma ecológica e responsável. Todo material coletado é entregue para a empresa Recycare Sucatas Digital, responsável pela coleta, triagem, destinação e/ou reciclagem dos resíduos, em consonância com a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305/2010, e a Resolução nº 401/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O processo é gratuito e a empresa emite certificados que especificam os destinos dos resíduos. O projeto teve investimento apenas para a aquisição dos coletores. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sustentabilidade@fuabc.org.br.

Fundação do ABC inaugura canal externo de denúncias

Postado por Eduardo Nascimento em 21/set/2021 -

Vinculada ao Programa de Integridade, ferramenta funciona 24 horas e pode ser acessada por e-mail, site, WhatsApp ou telefone 0800

 

Em atenção ao Programa de Integridade e aos esforços contínuos para o aperfeiçoamento de processos e ações preventivas contra eventos de risco, a Fundação do ABC acaba de inaugurar seu Canal de Denúncias. A partir da nova ferramenta, todas as pessoas podem fazer denúncias, de qualquer natureza, contra a violação de normas internas ou externas da FUABC. O objetivo central é o respeito aos valores e diretrizes da entidade e o cumprimento do Código de Conduta Ética – outra novidade, lançada oficialmente em agosto após aprovação pelo Conselho de Curadores e Ministério Público do Estado de São Paulo.

O Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é operado por uma empresa externa e independente, a ASA Central de Soluções LTDA, vencedora de licitação para “prestação de serviços técnicos para implantação e gestão de canal de denúncias para a FUABC e suas unidades gerenciadas”. O objetivo da contratação de um canal externo é, justamente, garantir sigilo absoluto, proteger o anonimato do denunciante e preservar as informações para a justa apuração. Ou seja, as denúncias são tratadas com total confidencialidade e imparcialidade.

De acordo com a presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a FUABC e o Ministério Público do Estado de São Paulo e homologado em março de 2020, a Fundação do ABC iniciou a implantação do Programa de Integridade, reforçando o compromisso institucional com o respeito às normas legais, princípios éticos e padrões de conduta esperados pela sociedade.

“Já avançamos muito em nosso Programa de Integridade, tanto na revisão de documentos como na formatação de novas ferramentas de gestão e governança. O Canal de Denúncias era uma necessidade para que nosso Compliance fosse realmente efetivo e tem como base o Código de Conduta Ética, um documento criado do zero, com base em muitas discussões e colaborações das mais diversas instâncias da FUABC”, informa a dirigente, que completa: “É uma grande satisfação completarmos mais essa etapa da governança corporativa e das práticas de Compliance, com a publicação do Código de Conduta Ética e a divulgação de nosso Canal de Denúncias”.

O Código de Conduta Ética contém diretrizes para orientar a conduta profissional de todos que trabalham na FUABC e agem em seu nome. O documento reafirma o compromisso institucional com a integridade e ética.

Por sua vez, o Canal de Denúncias é o meio pelo qual colaboradores, parceiros e todos aqueles que se relacionam com a Fundação do ABC podem realizar a comunicação de práticas consideradas ilegais, como desvio de verba ou assédio moral, representando posicionamento estratégico da instituição no combate às irregularidades.

O Canal de Denúncias da Fundação do ABC funciona ininterruptamente. A ferramenta pode ser acessada via site (www.fuabc.org.br/denuncias), e-mail (condutaetica@fuabc.org.br), WhatsApp ou telefone, ambos pelo 0800-494-1049.