Projetos sustentáveis do Hospital Nardini conquistam Selo Verde Ecolmeia

Postado por Maíra Oliveira em 21/ago/2020 -

A analista de meio ambiente, Eliesse Oliveira da Silva, a diretora-geral, Dra. Adlin Veduato e o gerente administrativo do Hospital Nardini, Marcello Perez

As ações sustentáveis promovidas pelo Hospital Nardini de Mauá conquistaram em agosto o Selo Verde Ecolmeia, na categoria Ouro, concedida pelo programa de certificação socioambiental da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Ecolmeia, destinado às organizações que potencializam a valorização humana e a sustentabilidade em suas atividades.

O processo de análise e avaliação dos projetos sustentáveis foi realizado pela aplicação do roteiro de certificação composto por seis temas: social, meio ambiente, cultura, ética, tecnologia e economia. Na categoria Ouro são exigidas as comprovações de atividades e/ou processos produtivos com favorecimento das expectativas socioambientais internas e fiel cumprimento da Lei, além da multiplicação de ações socioambientais capazes de impactar e envolver colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade do entorno e sociedade.

Para obtenção da certificação a entidade levou em conta a realização de diversos projetos consolidados nos últimos anos na área de saúde ambiental. Entre as diversas iniciativas estão: descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos; coleta de pilhas e baterias; coleta de materiais recicláveis e de óleo vegetal usado; criação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); gestão ambiental de resíduos de construção civil oriundos de reformas feitas por empresas terceirizadas; segregação e coleta de materiais plásticos descartáveis no refeitório; redução do uso de copos descartáveis e implantação de bicicletário para funcionários. No aspecto de desenvolvimento de liderança, destaca-se o estímulo da diretoria do hospital para realização de treinamentos periódicos que abordam problemáticas ambientais, bem como o apoio à promoção de dinâmicas de conhecimento sobre segregação de resíduos com participação de líderes e gestores.

“É uma alegria recebermos mais uma certificação pela execução e manutenção de projetos sustentáveis na unidade. É uma comprovação de que, ao longo dos anos, nos mantemos alinhados com todos os propósitos que valorizam e preservam a saúde ambiental, das pessoas e do planeta”, disse a analista de meio ambiente do hospital, Eliesse Oliveira da Silva.

Atualmente, 162 organizações são certificadas pelo Selo Verde Ecolmeia e atuam como multiplicadoras de boas práticas socioambientais. Entre elas estão a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Ministério da Integração Nacional. A certificação tem validade de dois anos. Mais informações pelo site www.ecolmeia.org.br.

Santo André inaugura a UPA Infantil Faisa

Postado por Maíra Oliveira em 20/ago/2020 -

 

Unidade recebeu investimento de R$ 2,8 milhões – Foto: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André entregou dia 14 de agosto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Faisa. Localizada na Rua Adolfo Bastos, na região central, a unidade vai prestar assistência 24 horas para pacientes de 0 a 14 anos em clínica médica, internação, sutura, curativo, eletrocardiograma e dispensação de medicamentos.

Além de representar o resgate de um dos principais símbolos do município, o equipamento será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no Estado de São Paulo. “Quando eu tinha crise de bronquite ou rinite alérgica, minha mãe me trazia para a Faisa porque ela dizia que não tinha lugar melhor para cuidar de criança em todo o ABC e ela realmente tinha razão. Quando tive a oportunidade de implementar o Qualisaúde eu quis resgatar isso. Avaliamos outros locais, mas chegamos à conclusão de que a Faisa deveria ser onde era a Faisa, no mesmo prédio, após a modernização, e agora a gente pode especializar esse espaço para a infância”, afirmou o prefeito.

A unidade foi entregue com ambiência preparada para público infantil, que visa deixar as crianças mais calmas e confortáveis durante a permanência no local. A UPA foi entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e possui uma recepção com três pontos de atendimento, sala de espera com brinquedoteca, três consultórios, além de salas de classificação de risco, medicação, coleta, internação, estabilização e isolamento.

“É o resgate de um símbolo, de um orgulho e de uma cidade que se redescobriu, que está cada vez mais bonita, cada vez mais bem cuidada e com a nossa gente com cada vez mais qualidade de vida”, completou o prefeito. O local será habilitado como UPA porte III e recebeu investimento de R$ 2,8 milhões para se enquadrar ao programa Qualisaúde. O atendimento teve início dia 18 de agosto.

“Esse ato simboliza um resgate da história da saúde pública em Santo André. Antes do SUS existia a Faisa para atendimento da infância e maternidade e ali foram os primeiros passos do Sistema Único de Saúde. A partir de 1988, com a criação do SUS, a Faisa foi incorporada junto à Secretaria de Saúde, tendo muitos dos profissionais permanecendo trabalhando com a gente”, explicou o secretário de Saúde.

HISTÓRICO

Criada em 1967, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) foi durante muitos anos referência na saúde infantil. A rede de atendimento chegou a contar com 11 ambulatórios descentralizados com capacidade de 6 mil consultas ao mês, além de dois serviços de urgência e emergência.

A primeira e principal unidade da Faisa contava com 20 leitos para internação de casos clínicos de urgência e emergência. Em 2005, esse prédio deu lugar a um Pronto Atendimento voltado a todos os públicos, que posteriormente se tornou a UPA Central.

 

Aplicativo da FUABC sobre saúde e segurança do trabalho soma mais de 1.700 usuários

Postado por Maíra Oliveira em 20/ago/2020 -

Um a cada cinco funcionários da Central de Convênios já conta com ferramenta, que disponibiliza conteúdo técnico ligado à Covid-19

 

“Com a informação ‘na palma da mão’, fica sem ela quem quer”, Janaína Lacerda, assistente técnica da Secretaria de Saúde de SBC – Foto: Arquivo pessoal

O aplicativo lançado em 26 de junho pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios (CC), maior unidade Mantida da Fundação do ABC, soma 1.722 usuários cadastrados em cerca de um mês e meio de utilização. O balanço compreende o período até 17 de agosto e o número representa 20% do total de funcionários da CC.

A ferramenta coloca as principais informações sobre saúde e segurança no bolso dos colaboradores. Por enquanto, o ‘APP’ é disponibilizado aos trabalhadores da CC nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Itatiba, Santos e atualmente está sendo expandido para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi. A ideia é implantar gradativamente nas demais unidades.

O objetivo é fornecer aos funcionários um compêndio sobre o tema saúde ocupacional de rápido acesso e uma ferramenta a mais para auxiliar a equipe do SESMT nos treinamentos rotineiros. Elaborado de forma fácil e didática, o aplicativo permite ao funcionário assistir a videoaulas sobre biossegurança; ergonomia; paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); lavagem das mãos; proteção respiratória; acesso aos contatos do SESMT; além de possibilitar a visualização do fluxo de acidentes de trabalho e fazer download das documentações para preenchimento. Uma biblioteca contendo cartilhas, apostilas, livros e os principais sites relacionados ao tema também está inserida no software para ampliar o conhecimento dos trabalhadores.

Outra forma de os colaboradores interagirem com a ferramenta é por meio da utilização dos quizzes (testes de conhecimento baseados nas videoaulas). Mais de 1.000 questionários já foram respondidos sobre assuntos como biossegurança, Covid-19, segurança com produtos químicos, atendimento pré-hospitalar e conhecimentos gerais de segurança do trabalho. O aplicativo tem auxiliado os funcionários em diversos tipos de consulta.

“Para mim foi extremante importante o acesso rápido a uma grande quantidade de informações sobre a pandemia, especialmente as notas técnicas emitidas pelos órgãos competentes. Todos os temas abordados no aplicativo são importantes, desde a parte educativa até os contatos com a equipe de Medicina do Trabalho. Recomendo muito. Com a informação ‘na palma da mão’, fica sem ela quem quer”, disse a assistente técnica da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Janaína Lacerda.

“Não ocupa espaço, é bem simples de operar e a parte que eu mais gosto são os informes atualizados a respeito da pandemia. De 15 em 15 dias replico o site para download em todos os meus grupos de contatos”, disse o oficial administrativo do pronto-atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Vila Euclides, em São Bernardo, Pedro da Silva.

O aplicativo está disponível para utilização nos sistemas operacionais Android e iOS e também pode ser baixado pelo computador. O funcionário que tiver interesse em obtê-lo deve solicitar o endereço de download ao gestor da unidade ou diretamente ao SESMT pelo telefone (11) 4993-5431.

Funcionária da Oncopediatria raspa cabelos em homenagem à paciente

Postado por Maíra Oliveira em 20/ago/2020 -

Homenageada por paciente de 11 anos na última sessão de quimioterapia, colaboradora retribuiu o gesto ao cortar os cabelos

 

A técnica de enfermagem Maria de Fátima Gonçalves e o paciente Leonardo Ribeiro de Castro – Foto: Ivan Moreira

Uma inesquecível e surpreendente homenagem marcou a vida do pequeno paciente Leonardo Ribeiro de Castro, de 11 anos, e de colaboradores do Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. Há 15 anos funcionária do setor, a técnica de enfermagem Maria de Fátima Gonçalves decidiu raspar os cabelos para comemorar a remissão de um câncer raro do paciente e amigo, que tratava há quatro anos de um tumor primitivo neuroectodérmico, que acomete o sistema nervoso central.

A ideia começou a ganhar forma quando o paciente mirim fez sua última sessão de quimioterapia na unidade, em 27 de janeiro. Para homenagear a funcionária e parceira de tantos anos de luta contra a doença, Leonardo levou uma placa que trazia a mensagem: “Última quimio, para honra e glória do Senhor Jesus. Obrigado por tudo, minha grande heroína”. Meses depois, ainda sensivelmente tocada pela dedicatória, Maria de Fátima decidiu retribuir a homenagem. O corte foi realizado dia 7 de agosto na casa de Leonardo, em Santo André, e registrado por um fotógrafo gratuitamente. A família da funcionária e os pais de Léo acompanharam a ação.

“Senti em meu coração a obrigação de devolver a ele uma homenagem. Queria ficar carequinha como ele. Não haveria presente que eu comprasse que pagaria o que ele fez por mim. Me senti profundamente honrada. Na Oncologia, área que eu aprendi a amar, aprendo diariamente com todos da equipe e principalmente com os pacientes. Sempre trabalho em prol de algum sorriso, pois sabemos que há inúmeros momentos de dor. Hoje, me sinto realizada com meu trabalho. Estou muito feliz com esta atitude que jamais imaginei tomar. Fiz por amor e gratidão a este paciente e a minha profissão”, resume a funcionária, que trabalha na unidade desde 2005. A técnica de enfermagem também estendeu os agradecimentos ao coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum. “Aprendo muito com o jeito humano e doce que ele tem de tratar o próximo, sempre com simplicidade e humildade. É um prazer fazer parte da sua equipe”.

O oncologista se emocionou com a atitude e parabenizou os envolvidos. “Nunca em minha vida profissional vi uma funcionária ficar completamente careca por um paciente. O gesto demonstra o amor e a dedicação que ela carrega pela instituição, pelos pacientes, pelo trabalho e pelo próximo. Todos estão de parabéns. Certamente, é um fato que ficará marcado na vida de todos”, disse Dr. Jairo.

REFERÊNCIA

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC é referência regional para tratamento oncológico e atende pacientes de zero a 17 anos. Oferece atendimento integral e multidisciplinar com equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentista, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico. Com serviços 100% gratuitos, a unidade realiza em média 200 consultas médicas mensalmente.

 

Obras do Atende Fácil Saúde avançam em São Caetano

Postado por Maíra Oliveira em 20/ago/2020 -

Unidade deverá realizar média de 10 mil atendimentos por mês – Foto: Divulgação/PMSCS

Os moradores de São Caetano do Sul ganharão em dezembro um dos mais modernos equipamentos públicos de Saúde do País. É o Atende Fácil Saúde, que funcionará em área de 3 mil m² na esquina das avenidas Goiás e Senador Roberto Simonsen, no Centro. As obras, iniciadas em janeiro, avançaram nas últimas semanas.

Em visita técnica ao local dia 14 de agosto, o prefeito destacou a série de benefícios do Atende Fácil Saúde. “Nosso intuito é proporcionar aos cidadãos a possibilidade de, em um único lugar, realizar consultas com médicos especialistas e os exames por eles solicitados, além do acesso ao medicamento prescrito. Dessa forma, esperamos realizar diagnósticos mais precocemente, alcançando melhores resultados para o paciente e otimizando os custos de tratamento.”

O Atende Fácil Saúde reunirá Centro de Especialidades Médicas, com 16 consultórios; Centro de Diagnósticos de Análises Clínicas e por Imagem (ultrassom, tomografia, ecocardiograma e ressonância magnética, entre outros); Centro de Atenção Geriátrica, com profissionais especializados no trato com a terceira idade; e a primeira farmácia pública 24h da região, que funcionará sete dias por semana, ininterruptamente. Tudo gratuitamente para os mais de 160 mil sulsancaetanenses.

O investimento total é de R$ 20 milhões, sendo R$ 12,6 milhões para a obra e o restante para a compra de aparelhos e mobiliário. O valor é proveniente de duas operações de crédito da Prefeitura junto à Desenvolve SP, a Agência de Desenvolvimento Paulista.

O conceito de construção pré-moldada dá celeridade aos trabalhos. A unidade deverá realizar média de 10 mil atendimentos ao mês, sem contabilizar a demanda farmacêutica.

 

USCS fecha parceria para divulgação da CoronaVac na Fundação do ABC

Postado por Eduardo Nascimento em 19/ago/2020 -

Com 25 mil funcionários diretos na área da Saúde, FUABC irá colaborar com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul na captação de voluntários para testar a vacina contra a Covid-19

 

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) acaba de fechar parceria para divulgação dos testes da CoronaVac junto aos 25 mil funcionários da Fundação do ABC (FUABC). O objetivo do acordo é recrutar profissionais da Saúde interessados em participar da pesquisa com a vacina contra o novo coronavírus. Trata-se de convênio inédito entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, que prevê a produção e testes da vacina contra a Covid-19 – uma das mais promissoras em todo o mundo e que tem a USCS como um dos centros de pesquisa credenciados.

O estudo encontra-se na fase final e prevê a testagem de 9 mil profissionais da Saúde que trabalham no atendimento a pacientes com Covid-19. Os voluntários devem ter mais de 18 anos e não podem ter sido infectados pelo novo coronavírus, tampouco participar de outros estudos.

A Fundação do ABC está entre as maiores empregadoras do País na área da Saúde. A entidade foi escolhida pela USCS justamente pelo grande número de funcionários contratados e por estar na linha de frente do combate à Covid-19 na maioria dos equipamentos de Saúde que administra. Hoje a FUABC está à frente de diversas unidades públicas de saúde, entre as quais 16 hospitais, 4 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que gerencia dezenas de unidades na Atenção Básica, rede de Urgência e Emergência, Saúde Mental, entre outras.

Os profissionais da Saúde interessados em participar como voluntários dos testes com a CoronaVac podem obter mais informações e se inscrever no site https://coronauscs.org.

 

ACORDO INTERNACIONAL

Em 11 de junho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science para testes clínicos e produção de vacina CoronaVac, em estágio avançado de desenvolvimento. O acordo prevê testagem em cerca de 9 mil voluntários no Brasil e fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.

Se a vacina for aprovada, Sinovac e Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial e fornecimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A fase 1 (inicial) consistiu em testes preliminares realizados na China, em adultos, que foram monitorados de perto para avaliar segurança. A fase 2 (ampliada), também em território chinês, contou com 600 voluntários e testou a segurança de forma mais detalhada, assim como a resposta imune dos participantes. A fase 3 (final) é a atual, em que a USCS participa como Centro de Pesquisa parceiro do Instituto Butantan para testagem de 9 mil voluntários, a fim de verificar a segurança e a eficácia da vacina na proteção contra a doença.

Coperalcool e parceiros doam mais de 3 mil caixas de álcool líquido 70° à Fundação do ABC

Postado por Maíra Oliveira em 14/ago/2020 -

Ao todo são mais de 46.300 frascos com 500 ml cada

 

Entrega das doações no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá

A Fundação do ABC e suas unidades assistenciais estão sendo beneficiadas pela doação de mais de 46.300 frascos de 500 ml de álcool líquido 70° INPM. A iniciativa é da Coperalcool, marca que pertence ao Grupo MPR / Álcool Ferreira e Companhia Nacional de Álcool (CNA), em conjunto com seus principais fornecedores: Raízen (licenciada da marca Shell), Braskem, Plimax, Alemolde, Grupo Mirassol, CCL e Bras-Onda.

Em função do grande volume, a doação foi fracionada em duas datas e em locais diferentes. Em 12 de agosto, 1.220 caixas com 12 unidades cada foram entregues no Centro de Gestão de Suprimentos da Saúde de Santo André. No dia 14, outras 2.639 caixas foram descarregadas no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá.

O álcool doado será distribuído na rede assistencial andreense e nas diversas unidades da Fundação do ABC, entre as quais o Complexo de Saúde de Mauá (Cosam), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André e Mauá, e o Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC.

Nesses locais de atendimento à Saúde, o álcool líquido 70° INPM é um dos principais produtos para higienização de superfícies, protegendo contra o novo coronavírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em abril deste ano, inclusive, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a permitir o uso do álcool líquido 70° INPM para limpeza de superfícies também fora do ambiente hospitalar. A validade da regra é de seis meses, adotada como forma de auxílio no controle da propagação da Covid-19.

PARCEIROS DO BEM

Cada empresa parceira da Coperalcool, marca do Grupo MPR/ Álcool Ferreira e Companhia Nacional de Álcool (CNA), contribuiu com sua experiência para que um grande conjunto de ações solidárias fosse realizado. A Raízen participou com a doação de álcool líquido. A Braskem forneceu resina plástica (polietileno) para que a Plimax transformasse em embalagens. Já o rótulo foi fabricado pela CCL e a Alemolde doou as tampas, também por meio do fornecimento de resinas da Braskem. A Bras-Onda produziu as caixas e a Mirassol Transportadora doou os fretes.

A Coperalcool produziu e envasou 480 mil unidades exclusivas e montou operação logística para distribuição entre diversas entidades, entre as quais a Fundação do ABC.

Santo André ganha Policlínica na Vila Palmares

Postado por Eduardo Nascimento em 14/ago/2020 -

PSA/Angelo Baima

A Prefeitura de Santo André inaugurou em 13 de agosto a Policlínica Vila Palmares. O equipamento, localizado na Praça Áurea, realizará atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O espaço foi entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e conta com totem de senha, duas salas de espera, três pontos de atendimento na recepção, oito consultórios, sendo um odontológico com duas cadeiras, farmácia e uma brinquedoteca na área de pediatria, projetada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

“Este equipamento materializa o processo de mudança na qualidade da saúde pública no município. Continuando com esse trabalho tenho certeza que vamos chegar em todos os bairros e em todas as regiões com esse mesmo padrão. Quando a gente perceber a saúde de Santo André vai ter melhorado como um todo, não somente em um bairro que foi agraciado com a chegada do Qualisaúde, por isso que o trabalho não para mais”, pontuou o prefeito.

A unidade realizará atendimento com médicos generalistas, pediatra, ginecologista, dentistas, além de oferecer atendimento de enfermagem como curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, coleta de papanicolau, administração e dispensação de medicamentos, teste rápido de gravidez, sífilis, hepatites B e C e HIV.

A Policlínica Vila Palmares é o 21º equipamento entregue pelo programa Qualisaúde e representa mais um importante avanço na Saúde de Santo André.

“Estivemos aqui há cerca de 6 meses fazendo a assinatura da ordem de serviço e felizmente a unidade está pronta, com ampliação de três consultórios e aumento no número de atendimento odontológico. Antes tínhamos apenas uma cadeira odontológica e agora teremos duas, além de toda uma reformulação no ponto de vista do espaço físico, que vai oferecer mais conforto para os funcionários e para os usuários”, afirmou o secretário de Saúde.

Prefeitura de São Bernardo entrega novo Centro de Atenção Psicossocial Silvina

Postado por Eduardo Nascimento em 14/ago/2020 -

 

PMSBC/Gabriel Inamine

Ainda mais importante durante o período de pandemia do novo coronavírus, a Saúde Mental em São Bernardo recebeu reforço com a inauguração do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvina, localizado na Rua Professora Adélia Alves Martins, nº 595, no bairro Selecta. O ato oficial de entrega do novo equipamento foi realizado em 13 de agosto.

O novo equipamento foi construído em terreno da Prefeitura de São Bernardo, como parte do plano prioritário da atual gestão em ter equipamentos públicos de qualidade e boa estrutura em funcionamento sem pagamento por locação de espaços. O investimento total na obra foi de R$ 2.064.693,39 em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

“A entrega deste novo CAPS representa hoje, não só melhor qualidade na estrutura e no atendimento aos pacientes de nossa Rede de Saúde Mental, como a concretização de um planejamento que fizemos, no início de nosso mandato, que prioriza o dinheiro público e a economia de gastos, saindo do aluguel da antiga estrutura de R$ 6 mil mensais”, defendeu o chefe do Executivo.

DIFERENCIAL

Com funcionamento 24 horas por dia, para acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos que apresentem transtornos mentais graves e persistentes, a unidade permitirá aumentar a capacidade anterior em pelo menos 50%, que era de 800 atendimentos/mês.

“Pela extensão do horário de funcionamento, a capacidade de absorção do novo serviço praticamente irá dobrar. Durante o dia, com horário de atendimento das 7h às 19h, atenderemos quem procurar a unidade sem necessidade de encaminhamento, e em regime 24h para os pacientes que necessitam de cuidado mais intensivo”, explicou o secretário de Saúde.

Os dois primeiros pacientes, um homem e uma mulher, portadores de transtorno afetivo de bipolaridade, passaram a receber tratamento na unidade com hospitalidade noturna a partir de 13 de agosto.

NOVA ESTRUTURA

Com área construída de 911m², são seis salas de atendimentos individuais, duas salas de atendimento coletivo, enfermaria, posto de coleta de exames, quatro quartos com dois leitos cada (4 masculinos e 4 femininos) e banheiro adaptado, além de sala de jogos, sala de convivência, sala de reuniões para 30 pessoas, cozinha, refeitório e estacionamento.

Durante a pandemia, os serviços de Saúde Mental foram mantidos, com exceção das atividades em grupos. Foi implantado em todas as unidades de Saúde a realização de triagem na entrada para diagnosticar sintomas de Covid-19, bem como procedimentos no sentido de evitar a contaminação.

Além disso, as equipes multidisciplinares mantiveram contato telefônico com os usuários dos serviços, a fim de diminuir o impacto da pandemia em sua saúde mental, e solicitando atendimento presencial quando identificada necessidade.

Fundação do ABC apresenta avanços do Programa de Compliance à promotora do Ministério Público

Postado por Eduardo Nascimento em 14/ago/2020 -

Dra. Ana Carolina Bittencourt esteve em 10 de agosto na sede da FUABC, quando pode verificar os trabalhos desenvolvidos desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

 

A presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, e a promotora de Fundações de Santo André, Dra. Ana Carolina Bittencourt

A Fundação do ABC recebeu em 10 de agosto, em sua sede administrativa, a promotora de Fundações de Santo André, Dra. Ana Carolina Bittencourt. Uma semana antes, durante reunião virtual com a presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan, a representante do Ministério Público questionou sobre o andamento das ações previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o MP e do Programa de Compliance, o que gerou o convite para visitar a instituição e conhecer in loco os trabalhos em desenvolvimento nessas áreas.

“Foi uma reunião presencial, respeitando todas as recomendações de segurança contra a Covid-19. Reunimos a Diretoria da FUABC e a equipe gerencial para uma conversa com a promotora, que pode conhecer pessoalmente toda a equipe, além de ter acesso a detalhes sobre diversos pontos que estamos tratando, assim como às mudanças recém-implantadas, o andamento do TAC e do Compliance, e o cronograma com todos os passos. Foi uma manhã bastante produtiva e ficamos muito felizes com a visita”, resume a Dra. Adriana Berringer Stephan.

A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta ocorreu em 10 de outubro de 2019, com objetivo de fortalecer o planejamento, a eficácia e a execução de um Programa de Compliance na FUABC e em todas as unidades gerenciadas, a fim de promover maior fiscalização, legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa. A homologação do TAC ocorreu em 31 de março, durante reunião extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Conforme apresentado à Dra. Ana Carolina Bittencourt, a construção do Compliance está em andamento, de acordo com as diretrizes estabelecidas no TAC e com ampla participação – e colaboração – de todas as unidades da FUABC. Entre os temas que integram o programa de boas práticas e que foram detalhados à promotora estão as revisões do Regimento Interno, do Regulamento de Compras e de diversos outros documentos, o recém-implantado Planejamento de Controle Orçamentário (PCO), a criação do Departamento de Projetos e do serviço de Ouvidoria, a reorganização das áreas de Qualidade, de Auditoria e de Controle Interno, além da reformulação do Portal da Transparência, a fim de melhorar a divulgação das informações ao público externo.

Apresentação do cronograma do Compliance com a gerente Administrativa e assessora da Presidência, Dra. Priscila Meyer

Entre as ações em andamento que mais chamaram a atenção da promotora está a completa reestruturação da área de Recursos Humanos, que instituiu programas de valorização e desenvolvimento de pessoas, de qualidade de vida e de reciclagem comportamental e de atitudes. O setor também deu início a programa de atendimento psicológico gratuito aos colaboradores e prepara o lançamento da Universidade Corporativa da FUABC.

“Uma fundação que cuida de Saúde e que se volta à saúde de seus funcionários é o grande chamariz. Faz todo sentido”, considerou Dra. Ana Carolina Bittencourt, ao acrescentar: “A Universidade Corporativa é o grande pilar para mudanças importantes na Fundação do ABC. Essa preocupação com a capacitação dos funcionários é fundamental”.

PIONEIRISMO

O modelo de parceria construído entre FUABC e Ministério Público através do Termo de Ajustamento de Conduta é considerado inovador, pois respalda a aplicação prática do programa interno de boas práticas, o Compliance, em um termo externo, o TAC. As disposições trazidas nestes instrumentos vinculam juridicamente a FUABC por prazo indeterminado, certificando que as ações serão perpetuadas ao longo do tempo, independentemente de quem esteja à frente da Presidência, dos hospitais e de todas as unidades de saúde administradas.

Quando concluído, o Programa de Compliance servirá como guia permanente para adoção e observância do conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, e para aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes, com objetivo de evitar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos.