Postado por Eduardo Nascimento em 04/abr/2017 -
Fruto da parceria entre as disciplinas de Dermatologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o Ambulatório de Reabilitação Dermatocosmiátrica para Pacientes Oncológicos completa 13 anos de atividades em 5 de abril (quarta-feira). Para marcar a data, será realizado encontro das 8h às 12h30 entre atuais usuários do serviço e pacientes mais antigos, que já superaram o câncer, mas que durante o tratamento tiveram acesso aos benefícios deste trabalho. O evento contará com palestras motivacionais e de suporte dermatológico aos pacientes oncológicos, além da participação de especialistas em maquiagem, depilação, manicure e uso de lenços.

Com raras citações sobre a temática na literatura médica, serviço foi implantado na Faculdade de Medicina do ABC em 2004
Com raras citações sobre a temática na literatura médica até a implantação do serviço na Faculdade de Medicina do ABC, em 2004, o Ambulatório de Reabilitação Dermatocosmiátrica para Pacientes Oncológicos tornou-se pioneiro nacional e internacionalmente. O objetivo do trabalho é melhorar a qualidade de vida e diminuir o grau de sofrimento dos pacientes ao minimizar efeitos colaterais dos tratamentos e aumentar a autoestima. O local oferece atendimento dermatológico e cosmiátrico gratuito e integral aos pacientes, abordando prevenção, correção e camuflagem (quando não é possível corrigir) de alterações decorrentes de procedimentos cirúrgicos, da quimioterapia e da radioterapia.
Além da queda de cabelos, pacientes em quimioterapia ou radioterapia também enfrentam problemas como ganho de peso, manchas na pele e alterações nas unhas, além de infecções virais e bacterianas, como verrugas e herpes, devido à queda de imunidade. Geralmente os dermatologistas evitam iniciar tratamentos, com receio de interferir na terapia oncológica.
“Nossa ideia é exatamente oposta. Atendemos os pacientes durante o tratamento do câncer, pois esse é o período em que eles mais sofrem. É Justamente nesse momento que precisam de suporte dermatológico para minimizar efeitos colaterais, melhorar a autoestima e buscar forças para seguir em frente”, explica a Dra. Dolores Gonzalez Fabra, dermatologista responsável pelo ambulatório da FMABC e pioneira no país nas pesquisas relacionadas à reabilitação dermatológica de pacientes com câncer.
ATENÇÃO DIFERENCIADA
O Ambulatório de Reabilitação Dermatocosmiátrica para Pacientes Oncológicos da FMABC funciona às quartas-feiras, das 12h às 17h, no campus universitário em Santo André. Os atendimentos são agendados mediante encaminhamento dos pacientes pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da região do ABC.
“Até pouco tempo, a preocupação do médico era somente com a cura do câncer. Hoje leva-se em consideração a qualidade de vida e o bem-estar desses pacientes antes, durante e após o tratamento oncológico. Procuramos dar assistência integral e minimizar sequelas físicas e emocionais”, detalha Dra. Dolores Fabra.
Além do atendimento dermatológico, a assistência no ambulatório também contempla a área estética, com ensino de técnicas de maquiagem e camuflagem, além da realização de dermopigmentação – um tipo de tatuagem. O serviço conta com apoio das voluntárias da ONG Viva Melhor, que auxiliam na captação de doações de perucas, unhas postiças, sutiãs com enchimento e maquiagens.
São diversos tipos de atendimento oferecidos no local. No caso de queda de cabelos, por exemplo, é realizada terapia preventiva antes e durante as sessões de quimioterapia, o que facilita o crescimento capilar posteriormente. Também há empréstimo de perucas. Para a queda de sobrancelhas, há opção de tatuagem provisória para camuflagem até o término do tratamento quimioterápico, quando os pelos voltam a crescer.
Para cicatrizes resultantes de cirurgias, além de tratamentos dermatológicos para prevenção de queloides, o ambulatório orienta para o uso correto de técnicas de camuflagem. Também oferece opção de tatuagem definitiva – para a aréola da mama, por exemplo –, com excelentes resultados após a reconstrução.
“Temos muitos casos de alterações de unha causadas por micose ou pela própria quimioterapia. Por essa razão, realizamos tratamento dermatológico preventivo”, acrescenta a coordenadora do ambulatório, que completa: “Durante o tratamento do câncer, alguns pacientes ganham peso e ficam com muitas estrias. Nesses casos, o tratamento adotado também é preventivo, à base de cremes, o que não impede o aparecimento, mas faz com que as estrias sejam menos agressivas, facilitando o tratamento posterior. Além disso, a queixa de ressecamento da pele é bastante recorrente, passível de tratamento e com excelentes resultados”.
MAIS PESQUISAS
Além da assistência, outro objetivo do ambulatório é o desenvolvimento de pesquisas, estudos clínicos e de literatura médica. “Procuramos desenvolver uma dermatologia específica para pacientes oncológicos, que até o momento ainda não existe. Desde a abertura do ambulatório, em 2004, temos avançado muito nos estudos e tratamentos oferecidos aos pacientes, com resultados bastante significativos. Ao longo dos anos, temos buscado sensibilizar a indústria farmacêutica para o desenvolvimento de produtos dermatológicos apropriados para os pacientes com câncer. Essa é uma área ainda pouco explorada, na qual temos a expertise de mais de 1.000 pacientes cadastrados no ambulatório, além de um departamento de pesquisa clínica de primeiro mundo na faculdade”, revela Dra. Dolores Fabra.
Postado por Eduardo Nascimento em 31/mar/2017 -
O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC participou em 28 de março, pelo segundo ano consecutivo, de ação para orientação da população contra o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa integrou a campanha “Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), e buscou chamar a atenção de pacientes, acompanhantes, funcionários e demais usuários do campus universitário da FMABC para a eliminação dos focos de transmissão e prevenção das doenças.

Objetivo principal da campanha foi alertar para os principais sintomas e as diferenças entre a dengue, zika e chikungunya, bem como a febre amarela
“O objetivo principal da campanha foi justamente alertar para os principais sintomas e as diferenças entre a dengue, zika e chikungunya, bem como a febre amarela, que também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Também buscamos orientar a população sobre as caraterísticas do mosquito Aedes aegypti para a correta identificação, além de apresentarmos medidas eficientes de eliminação dos criadouros, a respeito do uso adequado de repelentes e sobre os medicamentos que devem ser evitados por conter ácido acetilsalicílico, que pode agravar o estado clínico de pessoas infectadas”, detalha a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix.
PALESTRAS E ORIENTAÇÃO
A campanha na Faculdade de Medicina do ABC contou com cerca de 50 alunos de Farmácia, do 1º ao 5º ano de graduação, e organização da Liga de Assistência Farmacêutica. Coordenados pelas docentes Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, Ana Elisa Prado Coradi e Sonia Hix, os trabalhos ocorreram na recepção do ambulatório do prédio Anexo III, das 9h30 às 13h30, e contaram com palestras de orientação e estande com exemplares de larvas e pupas do Aedes aegypti, gráficos detalhando o desenvolvimento do mosquito – desde o ovo até o mosquito adulto –, assim como os diferentes tipos de repelentes e as respectivas indicações. Amostras de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico também foram exibidas, a fim de reforçar junto à população que esse tipo de fármaco deve ser evitado em casos de suspeita de dengue. Também foram entregues folhetos explicativos disponibilizados pelo CRF-SP e Governo Federal.
Em parceria com o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC, a Seccional Santo André do Conselho Regional de Farmácia realizou em 4 de março o curso “Gestão de Pessoas e Liderança Farmacêutica”. Das 8h às 18h30, a capacitação gratuita no Anfiteatro Dr. David Uip teve por objetivo orientar acadêmicos e farmacêuticos das mais diversas áreas sobre a temática, em palestra comandada pelo Dr. Cassio Furst.
Entre os principais temas apresentados no encontro esteve o papel de liderança que o profissional farmacêutico exerce em todos os âmbitos em que atua, com destaque para a gestão de pessoas e a importância de saber identificar o potencial de cada membro da equipe.
Dr. Cassio Furst possui graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente é professor de graduação da União das Faculdades dos Grandes Lagos, professor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e professor dos cursos essenciais do CRF-SP. Tem experiência nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, de gestão e marketing farmacêutico.
Postado por Eduardo Nascimento em 31/mar/2017 -
O Centro de Parto Normal do Hospital Municipal Universitário (HMU) – Av. Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos – realizou mais de 100 partos em 50 dias de funcionamento. O complexo foi inaugurado no começo de fevereiro pelo prefeito Orlando Morando e conta com duas salas individuais de pré-parto e parto (PP), que proporcionam conforto e comodidade para as gestantes.

Complexo realiza média de dois partos por dia em prática humanizada
O centro oferece uma prática mais humanizada, com métodos não farmacológicos para alívio das dores e permite que a mulher permaneça com o acompanhante durante o trabalho de parto e no parto, em espaço individualizado e humanizado. A gerente de enfermagem do HMU, Selma Maria da Costa, explica que 75% desses partos foram realizados por enfermeiras obstetrizes, o que permite um atendimento individual e que respeita todas as vontades da gestante. “Aqui a mulher fica em um espaço reservado, junto com o acompanhante, e recebe todos os cuidados necessários. Ela pode comer, caminhar, fazer exercícios na bola ou no espaldar para aliviar a dor ou até mesmo ficar embaixo do chuveiro. Nessa unidade, a mulher tem total direito de escolher como quer dar à luz”.
A qualidade do serviço e a possibilidade de escolha fizeram com que a jovem Ranieli Cristine da Costa, de 21 anos, procurasse o HMU assim que entrou em trabalho de parto. Ranieli, que já era mãe de uma menina, decidiu que o seu segundo parto seria normal, humanizado e que Miguel viria ao mundo com toda a assistência. Ela explicou que o cuidado das enfermeiras e toda a estrutura do hospital amenizaram as dores do parto. Com o sorriso no rosto e o filho nos braços, a jovem afirma que viveu a melhor experiência de sua vida e enfatiza: “No meu primeiro parto, minha filha não ficou comigo após o nascimento. Já com o Miguel foi diferente. É maravilhoso poder ficar com ele no pós-parto, esse contato é muito importante, ele já mamou e agora está aqui tranquilo e quentinho agarrado a mim”.
Além de todos os cuidados no pré-parto, a coordenadora da Obstetrícia, Camila Cristiani, explica que a unidade também tem total preocupação com o pós-parto. Após o nascimento, o bebê fica em contato pele a pele com a mãe por uma hora, o que incentiva a amamentação e o elo efetivo entre os dois.
Recentemente o HMU foi reconhecido com a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços de saúde prestados no local. A expectativa é de que o complexo tenha cada vez mais recursos para atender mães e os bebês. Camila ainda afirma que a expectativa é de que em um futuro próximo, essas salas realizem mais de dois partos por dia, proporcionando um atendimento de qualidade e escolha para todas as mulheres do município de São Bernardo.
Postado por Eduardo Nascimento em 31/mar/2017 -
Já em sua primeira semana, o ‘Intensivão de Saúde’ apresentou resultados importantes. Iniciado em março, o programa da Prefeitura de São Caetano visa acabar com as filas de exames, consultas e algumas cirurgias até o fim de abril. O balanço parcial da Secretaria de Saúde informa que nos sete primeiros dias de trabalho foram feitos 2.282 exames e 18 cirurgias.

No ‘Intensivão de Saúde’, Dr. Mauricy Chinaglia Bonaparte, enfermeira Elaine Rodrigues Nunes, Dra. Milucci Gatti e enfermeira Vanessa Pongilio
Em 25 de março, a fila de cirurgias ginecológicas foi zerada. Havia casos de espera desde 2015. Foram 16 histeroscopias e duas laparoscopias realizadas no Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, por equipe formada pelos ginecologistas Mauricy Chinaglia Bonaparte, Milucci Gatti e Ana Beatriz Squasoni.
“Além de dar vazão aos casos represados, esta ação é importante inclusive para prevenção de câncer. Havia casos de suspeita de pólipos, onde há uma certa insegurança”, afirma o Dr. Mauricy.
EXAMES
Em parceria com hospitais de referência e empresas privadas, como a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), o Intensivão de Saúde realizou 1.698 ultrassons, 488 tomografias e 96 mamografias no período de 20 a 27 de março.
“Os resultados são animadores e estão conforme o planejado. Em breve, teremos o ritmo de atendimento normalizado na rede municipal”, diz a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, que explica: “Encontramos, no início da nossa gestão, uma grande demanda reprimida na cidade. Estamos trabalhando muito e vamos equacionar esse problema o mais breve possível”.
GENTE CUIDANDO DE GENTE
Durante o Programa São Caetano Bairro a Bairro, a Sesaud realiza o Gente Cuidando de Gente. Neste ano, já foram atendidos os Bairros Nova Gerty, Barcelona e Olímpico. O último, em 22 de março, registrou 932 atendimentos médicos em 14 especialidades, na UBS Catarina Dall’Anese, no Olímpico.
Postado por Eduardo Nascimento em 28/mar/2017 -
Por se identificar com a história de Irmã Dulce, o ator Marcos Frota, que esteve em Praia Grande junto com seu circo, quis conhecer o hospital que leva o nome da religiosa, de quem confessou ser devoto. O artista visitou as dependências do Hospital Municipal e se emocionou ao encontrar com gestantes que aguardavam o momento para dar à luz. Além de orar com as futuras mamães, Marcos Frota tirou fotografias e brincou com pacientes e funcionários.

Na Maternidade, ator fez oração com gestantes e pediu proteção a todos os pacientes e funcionários do hospital
O interesse em conhecer o Complexo Hospitalar foi manifestado durante conversa com o prefeito Alberto Mourão. Ao saber que havia na cidade um hospital que leva o nome da beata, o ator pediu para ser agendada a visita, que aconteceu no fim da tarde de 23 de março.
Marcos Frota foi recepcionado pela vice-diretora geral, Márcia Aparecida Diogo, que mostrou os serviços prestados à população exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Fiquei muito surpreso quando o prefeito Mourão me disse que aqui havia um hospital que levava o nome de Irmã Dulce. A espiritualidade de Irmã Dulce realmente merece ser lembrada no nome de hospitais importantes assim”, considerou.
Trazendo a imagem da beata em sua carteira, Frota revelou o que o fez se identificar com a história de Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, também conhecida como Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. “Estreei meu circo em Salvador no dia da morte de Irmã Dulce. Vi uma grande comoção na cidade e perguntei o que estava acontecendo, quando fui informado da morte dela. Aquilo me marcou muito e, anos depois, produzi um filme em sua homenagem com a Regina Braga, esposa do Dr. Drauzio Varella, a qual interpretou a personagem”, contou.
Ao lado de gestantes na Maternidade do Hospital Municipal, o ator convidou as futuras mamães e suas acompanhantes para uma oração, pela qual pediu a proteção de Jesus Cristo e de Irmã Dulce para médicos, funcionários e para todos os que busquem atendimento no local. “Salve Irmã Dulce, nossa santinha da caridade da bondade, protetora de todas crianças, que ela possa estar com a sua espiritualidade presente neste hospital”, assim clamou.
Além da Maternidade, Marcos Frota esteve no setor de Pediatria, onde abraçou crianças internadas e tirou fotos com familiares e funcionários.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/mar/2017 -
Em busca de facilitar o acesso à informação e de modernizar a forma como são disponibilizados dados internos de interesse público, a Fundação do ABC acaba de implantar o Portal da Transparência. Trata-se de ferramenta online, disponível em tempo integral e de forma irrestrita no site institucional – www.fuabc.org.br, que reúne balanços contábeis, relatórios de atividades e o estatuto vigente, além do “Regulamento de Compras e Contratação de Serviços de Terceiros e Obras” e do “Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS”, que detalha a relação de cargos e salários, por unidade de trabalho, dos colaboradores que atuam na FUABC.

A presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna
Apesar de a Fundação do ABC já publicar anualmente seus balanços em jornais de grande circulação na região do ABC e no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a nova Presidência da entidade, que tomou posse em 9 de fevereiro, considerou necessária a modernização do acesso à informações, de forma que a população geral possa ter esses dados em mãos, de maneira rápida e simples.
“Reafirmamos nosso compromisso com a total transparência na condução dos trabalhos da Fundação do ABC e colocamos à disposição da população os dados da instituição, para que todos possam conferir, analisar e nos ajudar a fiscalizar. Apesar de sermos uma instituição de direito privado, atuamos como parceiros estratégicos de prefeituras e do Governo do Estado na gestão compartilhada de diversos hospitais e unidades de saúde públicas. Dessa forma, temos que dar visibilidade ao trabalho realizado, ao cumprimento das metas e, sobretudo, informar como o dinheiro público está sendo aplicado na assistência à saúde da população”, afirma a presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, que comanda a instituição ao lado do vice-presidente, Dr. Wagner Kuroiwa, e da secretária geral, Dra. Adriana Berringer Stephan.
MAIS VISIBILIDADE
O Portal da Transparência da FUABC entrou em atividade em 23 de março de 2017 e traz entre os destaques a íntegra do Regulamento de Compras e Contratação de Serviços de Terceiros e Obras. Publicado em dezembro de 2016 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, após aprovação do órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores, o documento disciplina a aquisição de bens, assim como a contratação de serviços de terceiros e obras pela FUABC e todas as unidades mantidas. Dessa forma, reforça a necessidade de observância aos princípios da igualdade, moralidade, publicidade, impessoalidade, probidade administrativa e transparência em todas as atividades, garantindo lisura em todos processos.
Já o Plano de Cargos, Carreiras e Salários foi aprovado em setembro de 2014 pelo Conselho de Curadores. Todos os valores constantes das listas publicadas no Portal da Transparência da FUABC integram o PCCS e passaram pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pela Promotoria de Fundações do Ministério Público, ressaltando-se que em nenhuma oportunidade tiveram um apontamento sequer das autoridades fiscalizadoras.

Página no site da FUABC reúne estatuto, balanços contábeis, relatórios de atividades, regulamento de compras e plano de cargos e salários
Destaque-se ainda que todos os salários se encontram perfeitamente dentro do que é praticado no mercado de trabalho por empresas do mesmo porte da Fundação do ABC – ou seja, grandes empresas de direito privado.
“A Fundação do ABC chega aos 50 anos em um momento especial pelo qual passa todo o Brasil, e assim como o nosso País, clama pela modernização da gestão, pelo aperfeiçoamento dos sistemas de controle, pela adoção de ferramentas e práticas inovadoras, enxutas e eficientes. Esse é um momento de mudanças, destinadas a marcar o futuro da instituição. Não podemos perder de vista jamais a responsabilidade que temos com o nosso objetivo final: atender bem, com qualidade, o nosso cidadão, razão de ser desta instituição”, garante Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna.
Ainda sobre o papel fundamental da gestão na garantia de qualidade à assistência, a presidente da FUABC faz paralelo com sua atuação como médica: “Nós não podemos perder o horizonte de quem depende de nós, lá na ponta, lá na assistência. Com toda a rede de mantidas que temos hoje, nós temos o compromisso de atender essas pessoas da melhor maneira possível. Eu, no papel de médica, quando chamo um paciente pelo nome, olho nos olhos dele e atendo, eu já criei um vínculo e tenho a responsabilidade de atender essa pessoa com o melhor que eu posso oferecer. Quero esse mesmo compromisso em toda a FUABC, para milhões de pessoas, nos olhos das quais eu não vou poder olhar. Tenho certeza que, dentro da gestão que nós estamos fazendo, essas pessoas se sentirão abraçadas nos seus problemas. Nós estamos aqui para resolvê-los, dentro das melhores práticas de gestão, modernas e, sobretudo, honestas”, finaliza Vianna.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/mar/2017 -
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, organiza em 29 de março nova edição do ciclo de palestras para orientação e conscientização de profissionais da saúde. O tema pautado para a ocasião será ‘Febre Amarela’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail palestras@emilioribasbs.org.br. Para o dia do evento, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde, o evento das 8h30 às 12h terá lugar no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. D. Pedro I, 350, Tejereba – Guarujá).

Evento gratuito é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde
FEBRE AMARELA
Toda pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, deve se imunizar. A orientação do Ministério da Saúde se justifica porque a doença tem maior número de casos nos meses de dezembro a maio e a transmissão é considerada possível em grande parte do Brasil. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, foram enviadas aos Estados mais de 16 milhões de doses, sendo 2,7 milhões para o Estado de São Paulo.
A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos 9 meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença. Todos os Estados, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão abastecidos com a vacina contra febre amarela e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas.
Os sintomas iniciais da doença incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.
Às pessoas que identificarem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é importante, principalmente, àqueles que realizaram atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata.
Além da vacinação, as medidas preventivas contra a febre amarela também incluem a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e do vírus Mayaro (com informações da Agência Saúde/Ministério da Saúde).
PREVENÇÃO NO CARNAVAL
Neste carnaval, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, em conjunto com proposta da Fundação do ABC, realizou a campanha “Carnaval + Saúde 2017”, pela qual promoveu a distribuição de preservativos para a comunidade do bairro durante os dias de folia. O intuito foi promover e estimular a prevenção da AIDS e das DSTs. O preservativo é o método mais eficaz para prevenir muitas infecções sexualmente transmissíveis, além de uma possível gravidez não planejada. No cenário atual, muitos jovens estão se contaminando através do sexo desprotegido. Por essa razão, o ERII resolveu trabalhar na Atenção Primária, ou seja, na prevenção. Nesse sentido, outras ações semelhantes já estão sendo planejadas para o decorrer do ano.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/mar/2017 -
Maior mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios (CC) deu sequência em 6 de março à série de visitas programadas às unidades gerenciadas. Desta vez, comitiva da área administrativa esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, na Vila Mathias.

Décio Prates Júnior, Dra. Gisele Abud Nicolau, Denis Valejo, Dr. Marco Sérgio Duarte, Aroldo da Costa Saraiva, Zilvani Guimarães e Salete Bueno
O gerente Décio Prates Júnior e a diretora administrativa Salete Bueno acompanharam o diretor geral da CC-FUABC, Aroldo da Costa Saraiva, na vistoria à UPA. O grupo de Santo André foi recebido pela gerente administrativa da unidade, Zilvani Guimarães, e pela coordenadora médica, Dra. Gisele Abud Nicolau, e percorreu todas as alas, conversou com funcionários, pacientes e conferiu de perto o trabalho desenvolvido no equipamento de saúde.
No período da tarde, as equipes da Central de Convênios e da UPA se reuniram com os representantes da Secretaria de Saúde de Santos, Denis Valejo e Dr. Marco Sérgio Duarte. A partir da visita, será preparado relatório com o detalhamento do que foi encontrado e um plano de ação, que permitirá adequar situações e implantar melhorias.
“Quando assumimos a UPA, há pouco mais de um ano, o planejamento da Prefeitura era para que realizássemos, em média, 600 atendimentos por dia. Entretanto, considerando o fechamento de hospitais na região, hoje a demanda na unidade está muito acima do pactuado contratualmente. Muitas vezes a UPA Central chega a atender mais de 900 pacientes por dia, ou seja, 50% a mais do que a média prevista inicialmente. Essa instabilidade na área da saúde na região da Baixada Santista e a procura acentuada por atendimento em Santos têm prejudicado o fluxo e a logística de atendimentos na unidade”, explica o diretor geral da Central de Convênios, Aroldo da Costa Saraiva.
Segundo o gestor da CC-FUABC, em breve a UPA deve receber melhorias e expandir os serviços: “A vistoria à unidade e a reunião foram muito positivas. Hoje a Fundação do ABC está em negociação com a Prefeitura de Santos, em vista de contratar mais funcionários para a UPA Central e para viabilizar projeto de ampliação da área de atendimento, com novo espaço no prédio atual já cedido pelo magnífico reitor da UNILUS, Dr. Nelson Teixeira”, revela Aroldo Saraiva, ao adiantar que o projeto prevê a ampliação do espaço da Pediatria.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/mar/2017 -
A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Secretaria de Saúde de São Bernardo realizou na tarde de 20 de fevereiro cerimônia de encerramento dos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria. Ao todo, 18 residentes foram certificados na solenidade realizada no Auditório do Hospital de Clínicas Municipal “José de Alencar”, localizado na Estrada dos Alvarengas, 1.001, no bairro Alvarenga.

Profissionais integram programas de Medicina da Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria
O evento contou com presenças do prefeito Orlando Morando, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e da coordenadora do Coreme e diretora do Hospital Municipal Universitário (HMU), Dra. Mônica Carneiro.
“Recebemos residentes do Brasil inteiro e nesta edição até um haitiano está se formando na nossa cidade. É um programa bastante importante para São Bernardo, porque grande parte destes médicos se estabelece e passa a atuar aqui. As pessoas acabam adquirindo um carinho especial pela cidade e pelos nossos munícipes”, destacou o prefeito Orlando Morando, que entregou os certificados de residência aos médicos formados.
Em seu discurso, o chefe do Executivo também enfatizou proposta de contratação de 300 médicos até o final deste mandato. Em apenas dois meses de governo, parte significativa da promessa de campanha já foi cumprida em várias especialidades. “A nossa meta é contratar 300 médicos ao longo dos próximos quatro anos e já cumprimos grande parte”, ressaltou Dr. Geraldo Reple.
A Comissão de Residência Médica foi instituída no segundo semestre de 2013, em atendimento à lei do Mais Médicos. As primeiras turmas foram selecionadas através de concurso realizado em conjunto com as secretarias de Saúde de São Paulo, Guarulhos e Mauá. Em São Bernardo, são oferecidas 40 vagas, distribuídas nas mais variadas especialidades.
No final de 2014, foram credenciados os programas de Anestesiologia e Neonatologia. Atualmente, os programas de Pediatria e Medicina de Família e Comunidade já se encontram credenciados por período de cinco anos. Já os programas de Ginecologia e Obstetrícia e de Psiquiatria serão avaliados para credenciamento e aumento de vagas, enquanto Clínica Médica, por sua vez, encontra-se em diligência junto à Comissão Nacional de Residência Médica.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/mar/2017 -
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus será palco em 22 de março (quarta-feira) da 8ª edição da Ciranda da Água de São Mateus, cujo objetivo é apontar caminhos, compartilhar responsabilidades e construir soluções coletivas em torno de uma temática central – este ano, “Somos 70% Água”. Programado entre 13h e 17h, o evento tem organização da Fundação do ABC e da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Na comemoração do Dia Mundial da Água – 22 de março –, evento contará com palestras e apresentações artísticas no CEU São Mateus
Entre os destaques da programação estão palestras com expoentes da área e com autoridades responsáveis pela região, assim como a apresentação de vídeos e intervenções artísticas.
“A Ciranda da Água de São Mateus surgiu em 2010 como proposta do Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim da Conquista I. Inicialmente, seria uma ação somente para a UBS, mas após muita conversa optou-se por expandir a proposta para toda a região logo na primeira edição. Naquela ocasião, identificamos a necessidade de mais informações técnicas sobre a questão da água, para futura organização das informações sobre o tema e para proporcionar melhor orientação à população cadastrada nas unidades básicas de saúde”, recorda Sandro Nicodemo, coordenador ambiental da Fundação do ABC para o contrato de gestão São Mateus e membro do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis.
São esperadas para a 8ª edição da Ciranda da Água de São Mateus cerca de 200 pessoas entre alunos do CEU São Mateus, profissionais de saúde das UBSs de São Mateus, além de apoiadores do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) de São Mateus.
“Queremos chamar a atenção das autoridades e mostrar a importância da temática na melhora da qualidade de vida da população. A Ciranda será espaço valioso para isso, com troca de experiências entre pessoas engajadas, em busca da construção de soluções coletivas”, detalha Sandro Nicodemo, da Fundação do ABC.
SERVIÇO:
A 8ª edição da Ciranda da Água de São Mateus tem entrada franca e ocorrerá em 22 de março (quarta-feira), das 13h às 17h, no CEU São Mateus (Rua Curumatim, 201, Parque Boa Esperança). Mais informações no site www.cirandadaaguadesaomateus.blogspot.com ou no Facebook, na página “Ciranda da Água de São Mateus”.