Postado por Eduardo Nascimento em 24/out/2014 -
O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promove de 27 de outubro a 4 de novembro a segunda Semana de Conscientização da Segurança e Saúde no Trabalho, conforme Portaria 1748/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho com materiais perfurocortantes.
Segundo a técnica de enfermagem do trabalho do hospital, Priscila Galvão Fritsch, o curso servirá de guia para a correta utilização de materiais perfurocortantes com dispositivo de segurança e contará com participação de todos os colaboradores. “Todo profissional da saúde deve ser capacitado antes da adoção de qualquer medida de controle e de forma continuada, a fim de prevenir riscos e acidentes de trabalho. Por esse motivo, precisamos da participação de 100% de nossos colaboradores”, completa.
Já a superintendente da unidade, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, alerta para a necessidade de oferecer boa condição de trabalho ao colaborador, lembrando que todos são protagonistas. “Precisamos ouvir os funcionários, para entender o que realmente precisam. Buscamos estimular a união entre todos. Devemos estar ligados em nossos atos, condutas e nos cuidados com a segurança, a fim de evitar acidentes”, acrescenta.
SEGURANÇA
O dispositivo de segurança utilizado no Hospital da Mulher conta com tecnologia capaz de reduzir o risco de acidentes com perfurocortantes. Entre os materiais que possuem tal dispositivo estão seringas, escalpes, jelcos e autolancetas utilizadas para realizar teste glicêmico.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/out/2014 -
A Fundação do ABC e a Faculdade de Medicina do ABC reuniram em 15 de outubro dezenas de docentes das instituições para homenagem pelo Dia do Professor. A comemoração teve lugar no Anfiteatro Dr. David Uip e contou com presenças do presidente e do vice-presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva e Mauricio Mindrisz, assim como do diretor e do vice-diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires e Fernando Luiz Affonso Fonseca, entre outras autoridades. O evento teve organização da Diretoria Executiva Administrativa e de Patrimônio da FUABC, que providenciou cafés da manhã e da tarde para a data, além de presentear todos os docentes com estojo contendo caneta e pen drive personalizados.
“Agradeço, de coração, toda colaboração e dedicação do corpo docente com essa Diretoria. Ficamos muito felizes com o compromisso assumido pelos professores para o ensino de qualidade e o crescimento da instituição”, declarou o diretor Dr. Adilson Casemiro Pires, que também falou sobre a história da FMABC, dificuldades e superação, lembrando da importância dos docentes nessa trajetória de sucesso – com menção especial ao Dr. Milton Borrelli, diretor nos mandatos 1994-1998 e 1998-2002.
Já o presidente da FUABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, afirmou: “Os professores podem mudar a história do país, pois são o elemento mais importante dentro das etapas que integram a formação profissional”. Segundo o gestor, a Fundação do ABC tem obrigação de investir em capacitação e infraestrutura. “Estaremos sempre abertos para esse tipo de investimento. Recentemente criamos a Diretoria Executiva de Recursos Humanos da FUABC, que busca, justamente, trabalhar o desenvolvimento das pessoas e a capacitação”, exemplificou.
Durante a solenidade, Dr. Adilson Casemiro Pires fez questão de homenagear um dos mais antigos professores da escola, Dr. Roberto Bahdur, que desde 1972 integra o corpo docente da instituição.
Celebração histórica
A origem da data comemorativa remete a D. Pedro I, que em 1827 baixou decreto imperial criando o ensino elementar no Brasil. O documento determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O texto regulamentava ainda a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados.
A primeira comemoração dedicada ao professor ocorreu 120 anos mais tarde, em 1947. Já a proposta de tornar a data feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker. À época, ele propôs reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos problemas da profissão, planejamento das aulas e trocas de experiências. Segundo o discurso de Becker, “professor é profissão; educador é missão”. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Homenagem a 2,5 milhões de docentes
O 15 de outubro marca a comemoração do Dia do Professor no Brasil e homenageia os 2,5 milhões de docentes que exercem a atividade no país – desde a educação básica até o ensino superior. Trata-se de reconhecimento da importância do trabalho desempenhado por esses profissionais, que contribuem para a formação e para o desenvolvimento do povo brasileiro.
De acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2013, o número de pessoas no Brasil em atividade de docência é de 2.141.676. Em nível de graduação e pós-graduação, segundo o Censo da Educação Superior do mesmo ano, 367.282 profissionais exercem funções educadoras — aproximadamente 48,84% trabalham em tempo integral, 25,36% em tempo parcial e 25,78% são horistas.
A maioria dos 367 mil docentes da educação superior (321 mil) tem mestrado ou doutorado. Nos últimos dez anos, o número de mestres e doutores na rede pública cresceu 90% e 136%, respectivamente (Fontes: MEC / INEP).
Postado por Eduardo Nascimento em 23/out/2014 -
A Fundação do ABC deu início em 23 de outubro a curso de pós-graduação inédito de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde. A abertura da

Dr. Marco Antonio Santos Silva, Silene Magalhães e Dr. Adilson Casemiro Pires
especialização foi possível graças ao convênio firmado com uma das mais importantes instituições
de ensino do país na área de pós-graduação e extensão, com programas customizados para empresas: a Fundação Dom Cabral. O principal objetivo da aliança é a capacitação de gestores e executivos para cargos de direção na área da Saúde.
“Acreditamos que ser uma instituição de sucesso não é o bastante. É preciso estar inserida e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, considerou a diretora de Pós-graduação da Fundação Dom Cabral, Silene Magalhães, ao acrescentar: “Estamos felizes em iniciar essa parceria com a Fundação do ABC. Será uma construção conjunta, pois não trabalhamos para as organizações, mas com as organizações”.
Durante a cerimônia de abertura do curso, a diretora da Dom Cabral também falou sobre a metodologia de ensino, customizada segundo a realidade e a necessidade da organização. “Trazemos para discussão e reflexão temas considerados importantes dentro do contexto da organização. É uma proposta de programa de mão dupla. Esperamos que ocorra grande aprendizado por parte dos alunos, e sabemos que também haverá muito aprendizado pela Dom Cabral. Esse é um princípio básico deste programa”, garantiu Silene Magalhães.
O diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, ressaltou a importância da formação e atualização profissional para a gestão moderna e eficiente dos equipamentos de saúde. “Tenho certeza de que essa parceria trará ótimos frutos para nossas organizações e, principalmente, para a população

A gerente de Programa de Pós-graduação da Fundação Dom Cabral, Paula Oliveira, e a Diretora de RH da FUABC, Caroline Saint Aubin
usuária dos equipamentos da Fundação do ABC”.
O compromisso com o investimento permanente em capacitação profissional foi assumido pelo atual presidente da FUABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, desde sua posse em janeiro. Para o gestor, o início do curso de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde é importante conquista nesse sentido. “Hoje a Fundação do ABC conta com aproximadamente 17 mil funcionários e administra centenas de unidades diretamente ou via Central de Convênios. Não é tarefa fácil gerenciar tantos e tão diferentes serviços, fazendo valer todas as regras, processos e padrões de qualidade pré-estabelecidos pela mantenedora. Mais do que nunca, precisamos de lideranças capacitadas, que conheçam em detalhes nossa filosofia de trabalho, e estejam aptas a implantar integralmente a metodologia da Fundação do ABC”.
Segundo o presidente, a parceria com a Dom Cabral permitirá à Fundação do ABC ampliar horizontes. “Hoje estamos segurando o crescimento da FUABC, pois consideramos que precisamos de mais líderes credenciados, de mais pessoas capacitadas, para podermos assumir com segurança novos serviços. A Fundação Dom Cabral será fundamental nessa formação em curto prazo”.
Metodologia moderna
O novo curso terá 10 meses de duração e investimento total de R$ 25,5 mil por aluno. Cada unidade mantida pela Fundação do ABC pode indicar um representante para a pós-graduação com bolsa de estudos. As demais vagas foram disponibilizadas a gestores do mercado, que precisaram preencher requisitos mínimos curriculares e de formação profissional para ter as matrículas aprovadas.
Um dos destaques da pós-graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde é a metodologia de ensino, cujo foco privilegia a aprendizagem baseada em problemas e em times. “Utilizaremos modelo híbrido de ensino. Nesse formato não existem respostas prontas, obrigando os alunos a buscar o aprendizado, a testar teorias e a discutir problemas para apresentar soluções”, detalha a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin, que acrescenta: “Os alunos geralmente estranham as primeiras aulas, pois o formato é realmente muito diferente. Porém, quando se acostumam, normalmente aprovam e gostam bastante, pois a metodologia estimula a busca por conhecimento, a formação de opinião e a pesquisa como base para novas teorias”.
Ao todo serão 288 horas em aulas presenciais, além de 72 horas de atividades a distância e outras 72 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os encontros ocorrerão somente uma vez por mês, em três dias seguidos de aulas – entre quinta-feira e sábado. “A ideia do curso é proporcionar atualização aos gestores da área da Saúde, abrir espaço para discussão de cases e para a troca de experiências. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso serão propostas de intervenção. Dessa forma, os alunos deverão trabalhar problemas reais, de instituições reais, cujos resultados poderão ser aplicados na prática para melhoria das unidades de saúde”, detalha Caroline Saint Aubin.
Com 38 anos de tradição, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios com sólida articulação e padrão internacional de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2014 foi classificada em 21º lugar entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking de Educação Executiva do Financial Times e ocupa 1º lugar no ranking de melhores escolas da América Latina.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/out/2014 -
Os três municípios instituidores da Fundação do ABC estão engajados neste mês na divulgação de informações e na orientação da população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Trata-se da campanha “Outubro Rosa”, que conta com empenho das prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano, assim como da Faculdade de Medicina do ABC e da própria FUABC.
O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetido em vários cantos do país.
Segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina mundial e brasileira – atrás apenas dos tumores de pele –, o câncer de mama foi responsável por mais de 13,2 mil mortes em 2011, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estima para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país.
SÃO BERNARDO
Para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de São Bernardo preparou programação especial para a prevenção do câncer de mama. As atividades incluem iluminação diferenciada em unidades de Saúde, caminhada e campanha para realização de mamografias e também de exames preventivos para a detecção do câncer de colo do útero.
Durante todo o mês de outubro, quatro unidades de Saúde contam com iluminação especial na cor rosa: o Hospital de Clínicas Municipal (HC), o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Hospital Anchieta e a UBS Baeta Neves.
Além da iluminação rosa, a sensibilização da população incluiu caminhada pela Rua Marechal Deodoro, no Centro, organizada em parceria com a ONG Recomeçar é Possível – grupo de apoio às mulheres mastectomizadas de São Bernardo. No dia 18, todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município abrirão, excepcionalmente, para atender mulheres interessadas em fazer mamografias e também coleta de papanicolau, que é o exame para identificação do câncer de colo de útero.
SÃO CAETANO
Também São Caetano do Sul, neste mês, ganhou colorido diferenciado. O Palácio da Cerâmica e a imagem de São Caetano, ambos no Espaço Verde Chico Mendes, o Centro Digital, a Câmara Municipal e outras localidades estão iluminadas para celebrar o Outubro Rosa. No dia 19 de outubro, domingo, a partir das 9 horas, a Prefeitura e a Rede Feminina de Combate ao Câncer promoverão grande caminhada, também com intuito de reforçar a importância dos exames preventivos e da conscientização sobre o câncer de mama. A concentração será no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 2.400, no Bairro Olímpico.
No mesmo dia, também no CISE, a Secretaria de Saúde realizará exames de mama e orientará mulheres acerca do autoexame e das condutas preventivas para a detecção precoce da doença. Além disso, a Secretaria de Esporte e Turismo estará presente para levar atividades físicas aos participantes.
Voluntárias da Rede Feminina receberão doações de bandanas e lenços para a cabeça, que serão encaminhados a pacientes em tratamento oncológico. Quem tiver interesse em doar os acessórios, comumente utilizados por mulheres em tratamento quimioterápico, também poderá fazer diretamente na sede da Rede Feminina (Rua Rafael Corrêa Sampaio, 354, no Bairro Santa Paula).
SANTO ANDRÉ
Em comemoração ao movimento “Outubro Rosa”, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, iluminou sua fachada em 7 de outubro. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A principal via preventiva é a mamografia – uma radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo. Permite a visualização de pequenas alterações, possibilitando o diagnóstico do câncer em fase inicial. O médico responsável pelo serviço de Mastologia do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Dr. Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dessa idade, o exame deve ser feito anualmente. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, quando a possibilidade de cura é de mais de 95%. Em cada retorno anual é importante levar a mamografia anterior para comparar possíveis alterações”, recomenda.
A empresa Tecnolab, com apoio da disciplina de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC, iniciou em 6 de outubro campanhas de orientação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), UBSs e supermercados, entre outros locais de grande circulação de pessoas. Os trabalhos envolvem os sete municípios da região do ABC.
Em 19 de outubro, a Prefeitura de Santo André e a Secretaria de Política para Mulheres organizam Caminhada de Combate ao Câncer de Mama, com destino ao Parque Celso Daniel. A ação contará com participação do grupo de voluntárias da Associação Viva Melhor.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/out/2014 -
Preocupação com a obesidade e doenças decorrentes reuniu 150 inscritos e respectivos familiares, que lotaram o auditório do Hospital Estadual Mário Covas em 19 de setembro. Na oportunidade, os presentes receberam informações de médicos, psicólogos, nutricionistas, nutrólogos, psiquiatras e assistentes sociais sobre a inclusão no programa de Cirurgia Bariátrica desenvolvido pela instituição.
Para participar do evento é necessário se inscrever em período que é divulgado previamente no site do HEMC. Após a palestra, os candidatos devem confirmar o interesse e participar de sorteio para a consulta com o médico cirurgião. A partir da consulta e avaliação médica é iniciado – para os pacientes com indicação da cirurgia – um programa nutricional e de avaliação psicológica e médica até que estejam preparados adequadamente para o procedimento.
O diretor clínico do hospital, Dr. Vanderley da Silva Paula, explica que o processo não é simples. “Nossa preocupação é promover um processo transparente quanto à inscrição e objetivos da cirurgia. O candidato vai participar de um programa que vai prepará-lo para um novo modo de vida no que diz respeito ao regime alimentar e cuidados com a saúde, para que a cirurgia seja bem sucedida em seu objetivo primordial, promovendo melhor qualidade de vida para o paciente”. A equipe multidisciplinar apresenta o máximo de informações sobre todo o processo, destacando compromissos, riscos e benefícios.
No momento, mais de 250 pessoas participam do programa no Hospital Mário Covas. São realizadas, em média, de 10 cirurgias bariátricas por mês. Responsável por organizar a palestra e as inscrições, Lucia Kamikawa – coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário – explica que é grande a procura para inscrição no programa e, por essa razão, é feita a divulgação do período de inscrição pela internet. “Tentamos facilitar o acesso, mas são milhares de pessoas interessadas, tanto que congestionaram o sistema de telefonia do hospital no último período de inscrição em setembro”.
Os interessados devem acompanhar periodicamente a abertura de inscrição no site www.hospitalmariocovas.org.br/cirurgias.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/out/2014 -
A Prefeitura de São Caetano trabalha para oferecer condições ideais de atendimento aos moradores, nos mais diversos setores de atuação. Dentro desse conceito, o Pronto-Socorro Infantil do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido passará por reforma. Trata-se de tradicional unidade do município, no Bairro Olímpico, que comporta as especialidades de pediatria, ortopedia infantil, cirurgia infantil, radiologia, fisioterapia, fonoaudiologia, internações pediátricas, UTI Neonatal, centro obstétrico e maternidade. A obra está orçada em cerca de R$ 600 mil, com conclusão prevista para 6 meses. Parte dos atendimentos será feita no hospital vizinho “Maria Braido”.
O secretário de Saúde da Prefeitura, Mario Chekin, destaca que a revitalização das instalações do Márcia Braido irá agregar ainda mais qualidade aos atendimentos da instituição hospitalar. “Em média são 600 crianças que recebemos todos os dias nessa unidade. Temos de acolhê-las muito bem, para que se recuperem e retornem aos seus lares”.
A reforma do Hospital Márcia Braido começa pelo andar térreo e remodelará toda a área de atendimento, recepção, pronto atendimento e entrada de ambulâncias. No 1º andar, as intervenções serão realizadas nas salas de aleitamento, banco de sangue e no espaço de espera para cirurgias. As obras objetivam levar mais conforto aos pacientes, familiares e aos próprios profissionais da Saúde.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/out/2014 -
Estudantes do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC participaram em 12 de setembro de aula com o professor de Cirurgia Cardíaca Pediátrica da Universidade de São Paulo, Dr. Marcelo Jatene. O convite partiu do professor titular da disciplina de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, e da docente da instituição – e também irmã do convidado –, Dra. Ieda Jatene, que participou auxiliando na apresentação.
Dr. Marcelo utilizou mais de 30 peças de corações reais para ministrar a aula sobre anatomia cardíaca e detalhar as principais cardiopatias congênitas. “Esses tipos de cardiopatias mereciam pelo menos 6 meses de aulas exclusivas, mas infelizmente a carga curricular das escolas é apertada. Por essa razão, é bom que os alunos tenham essa aproximação”, afirmou Dr. Jatene, que acrescentou: “Nesse tipo de atividade você enxerga melhor os defeitos. Não é só uma aula com apresentação de slides. Os alunos podem manipular. É mais real, quase um workshop. A aula fica mais lúdica e eles podem parar e fazer perguntas. Então eu mostro e não apenas explico verbalmente. Os alunos podem ter aprendizado mais sólido e fixar melhor as informações”, sintetizou o convidado.
Além de docente da FMUSP, Dr. Marcelo Jatene é diretor de Cirurgia Cardíaca do Instituto do Coração (Incor) e gestor de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do Hospital do Coração, em São Paulo.
Postado por Eduardo Nascimento em 10/out/2014 -
O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC) foi eleito pela disciplina de Neurologia campo de estágio para médicos residentes em Neuropediatria. É a primeira vez que residentes

Elizabeth Sanches, Carina Zaneli, Rubens Wajnsztejn, Alessandra Wajnsztejn, Hee Kyung Oh, Vanessa Horta, Giuliana Salmazo e André Agostinetti
acompanham o dia a dia do NEA, que é pioneiro no desenvolvimento de avaliações interdisciplinares de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. A equipe analisa e debate os casos em conjunto, com avaliações e diagnósticos discutidos entre médicos neuropediatras, neuropsicólogos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. A partir dos resultados, muitas crianças e adolescentes são encaminhadas para seguimento em terapias especializadas, oficinas profissionalizantes, práticas esportivas e reforço escolar, entre outras atividades.
O estágio da residência médica em Neuropediatria no NEA-FMABC teve início neste segundo semestre, com duração entre 3 e 4 meses, sob orientação do Dr. Rubens Wajnsztejn. Participam dessa primeira edição os médicos residentes Giuliana Franzago Salmazo e André Agostinetti.
“Quando atendemos crianças com dificuldades de aprendizagem, geralmente recebemos relatório. Porém, não sabemos qual o material utilizado nessa análise preliminar ou como a criança é vista no contexto multiprofissional. Temos somente a avaliação isolada de um psicólogo ou psicopedagogo, por exemplo”, considera a residente em Neuropediatria, Dra. Giuliana Franzago Salmazo, que acrescenta: “Foi muito bom ter a oportunidade de conhecer e atuar no NEA, ter acesso na prática aos instrumentos aplicados e saber se todos os parâmetros necessários foram, de fato, utilizados na avaliação. A diferença do atendimento multiprofissional é muito grande. Acredito que cresci profissionalmente e o estágio me completou bastante em algumas áreas”.
De acordo com a médica, hoje o aluno que não vai bem na escola é visto com outros olhos. “Antes, simplesmente era reprovado. Hoje podemos investigar e descobrir os problemas que podem estar influenciando no desempenho. A partir do trabalho multiprofissional, podemos, em muitos casos, propor tratamentos que beneficiem a criança e estimulem o desenvolvimento”, descreve Giuliana Salmazo, ao ressaltar a boa integração estabelecida com a equipe do NEA, com ambiente propício para troca de aprendizados.
O médico residente Dr. André Agostinetti considera que poucas áreas da Medicina trabalham a aprendizagem. “São muito poucos os neuropediatras que dominam as avaliações interdisciplinares no tratamento das dificuldades de aprendizagem. Estar no NEA foi uma oportunidade única. Acredito que são raras as oportunidades como essa, de acompanhar discussões e o trabalho multidisciplinar. Além disso, a seriedade da equipe do NEA-FMABC no trabalho e nas avaliações tornou a experiência ainda mais interessante”.
O Núcleo Especializado em Aprendizagem foi fundado por voluntários em 2007 e hoje é premiado internacionalmente pelo trabalho de avaliação interdisciplinar focada nas dificuldades de aprendizagem e fundamentada em protocolos clínicos supervisionados e atualizados periodicamente. “Quando realizado a partir de avaliação ampla, o diagnóstico possibilita elencar as possíveis dificuldades e habilidades do paciente, oferecer diretrizes à intervenção e, dessa forma, promover prognóstico mais positivo”, garante a coordenadora do NEA, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, que avaliou positivamente o estágio dos residentes em Neuropediatria: “A integração entre os residentes e a equipe do Núcleo foi muito boa, possibilitando grande troca de conhecimentos e aprendizado. Estamos muito satisfeitos com os resultados dessa primeira experiência”.
Postado por Eduardo Nascimento em 10/out/2014 -
O Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) de São Bernardo implementou neste ano mudanças no atendimento das situações de urgência e emergência. O serviço adotou o Protocolo de Manchester, sistema internacional usado para classificar os usuários de acordo com a gravidade do quadro clínico. Agora, quanto mais crítico o estado de saúde do paciente, mais rapidamente ele receberá assistência, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Em setembro, o Protocolo de Manchester também foi adotado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) União/ Alvarenga e Baeta Neves. O objetivo da Secretaria de Saúde do município é que, até o início do primeiro semestre de 2015, as outras sete UPAs já apliquem o novo critério para atendimento, em substituição à ordem de chegada.
A medida visa garantir que pessoas em sofrimento intenso, com risco de morrer ou de ter o quadro clínico agravado, sejam atendidas primeiro. Isso aumenta a confiança do paciente em relação ao serviço – com a garantia de que será imediatamente assistido se estiver em estado grave –, e dá mais segurança aos trabalhadores, por estabelecer parâmetros de atenção.
Ao chegar ao HPSC, o paciente é avaliado por enfermeiros treinados, que constatam as queixas e sintomas e o classificam em uma entre cinco categorias, de acordo com a necessidade de atendimento: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Este procedimento dura em média três minutos e o tempo de espera varia conforme a classificação e com a movimentação na unidade.
Usuários identificados pela cor vermelha representam casos de emergência, gravíssimos, e são atendidos de imediato. Em seguida, a prioridade é dos muito urgentes, de cor laranja, que sinaliza casos graves, com risco significativo e que devem ser assistidos o mais rápido possível. O terceiro nível é o das situações urgentes, de gravidade moderada e sem risco imediato, seguido pelos pouco urgentes (verde), que têm condições de aguardar atendimento, assim como os não urgentes (azul), que também podem esperar ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Nosso objetivo principal é salvar vidas, além de organizar o trabalho da equipe. É importante ressaltar que vamos continuar atendendo a todos que procurarem o hospital, mesmo os casos sem complexidade”, explica a superintendente do HPSC, Renata Martello.
O Protocolo de Manchester tem ainda papel educativo. É comum usuários recorrerem a unidades 24 horas para resolver situações de baixo ou nenhum risco, que poderiam ser acompanhadas pelo sistema ambulatorial. A expectativa é que esses pacientes, com a consolidação do sistema de classificação de risco, optem por utilizar mais a rede de atenção básica, que também está sendo reforçada com a reforma e ampliação de UBSs.
“Além de qualificar a atenção, o Protocolo de Manchester servirá como base para construção do diálogo com o usuário. É mais uma ferramenta para identificar o perfil da nossa demanda para continuar melhorando a estrutura”, avalia a secretária municipal de Saúde, Odete Gialdi.
O HPSC atende cerca de 700 pessoas por dia em casos de urgência e emergência em seis especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Pediatria. A unidade continua a garantir atenção prioritária a idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
Equipes passam por treinamento
Médicos e enfermeiros do HPSC passaram por treinamento sobre o Protocolo de Manchester, realizado em julho pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR). A organização, de direito privado e sem fins lucrativos, é a única autorizada a formar profissionais, auditar e apoiar a implementação do sistema no país. A palestra de sensibilização, que abriu o curso, foi realizada no auditório do Hospital de Clínicas Municipal (HC).
A enfermeira e especialista em gestão, Bárbara Lopes de Brito Torres, coordenadora técnica do GBCR, conta que são inúmeros os benefícios colhidos pelos locais que adotaram o modelo. “Unidades foram reformadas e melhor equipadas, a gestão de leitos melhorou. O principal beneficiado, sem dúvida, é o paciente”, avalia.
No Brasil, segundo o grupo, cerca de 70 serviços de urgência e emergência utilizam o sistema, na rede pública e privada. Bárbara observa que a mudança nos critérios que ordenam a assistência ganhou, nesses locais, o apoio da população, à medida que os esforços do Poder Público foram se convertendo em tratamento digno aos usuários. “O paciente sabe que não vai morrer na fila esperando para ser atendido. Isso faz toda a diferença. Mesmo os que têm que aguardar mais, como no caso dos classificados pela cor azul, têm a segurança de que serão priorizados se precisarem”, explica.
Sistema está presente em 19 países
O Protocolo de Manchester foi criado pelo médico Kevin Mackway-Jones, que trabalhava num hospital de urgências e emergências na cidade inglesa de mesmo nome. Após se debruçar sobre o perfil dos atendimentos e os índices de mortalidade de pacientes que davam entrada no serviço, ele entendeu que era preciso criar mecanismos de triagem.
Na Inglaterra e em todo o mundo, o fenômeno se repetia: as unidades 24 horas estavam superlotadas e se tornaram ineficientes. Já não cumpriam sua vocação, que era assistir situações imprevistas com risco de morte ou agravo à saúde. Com a ordem de chegada, era comum um usuário resfriado passar pelo médico antes de outro com dor torácica e chance de infarto. Daí a necessidade de reorganizar a fila e disciplinar a demanda.
O método foi implementado em 1997 no Manchester Royal Infirmary e desde então é adotado por unidades de saúde de 19 países, com destaque para Portugal, que tem o sistema em quase 100% de sua rede.
O protocolo se baseia em categorias de sinais e sintomas e possui 52 fluxogramas, selecionados a partir das queixas apresentadas pelos pacientes. Cada um deles contém uma série de discriminadores, que vão orientar as perguntas objetivas feitas pela equipe de enfermagem e que permitem a determinação de prioridades.
Os critérios são os mesmos em todo o mundo, de modo que um paciente grave seja identificado tanto no interior da Suécia quanto em Sergipe, por exemplo. O livro que orienta a prática está na terceira edição. Um encontro anual é feito com representantes de diversas localidades para melhorar os fluxogramas e aumentar a exatidão da classificação de risco.
Novidade chega às UPAs Baeta Neves e União/Alvarenga
Três unidades de atendimento de urgência e emergência de São Bernardo adotam o Protocolo de Manchester. Desde o fim de junho, o novo sistema de classificação de risco vinha sendo utilizado no Hospital e Pronto-Socorro Central. Em setembro, passou a ser empregado também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Baeta Neves e União/Alvarenga. Nas outras sete UPAs, o protocolo deverá entrar em vigor até o início do primeiro semestre de 2015.
De acordo com a gerente da UPA Baeta Neves, Vanilza Pereira de Lima, 60% dos atendimentos registrados mensalmente na unidade são classificados como de pouco risco.
A nova classificação ajudou a agilizar o atendimento da dona de casa Maria do Carmo Evangelista, que chegou à unidade do Baeta Neves com problemas de pressão arterial. “Minha esposa estava descompensada e já não conseguia falar. Entramos direto na sala vermelha e foi prontamente atendida”, disse o autônomo Reinaldo Pereira Ferreira.
Mesmo quem teve de esperar por atendimento não se queixou do novo sistema de classificação. Foi o caso do digitalizador Renan Barros Oliva, que esperou por 30 minutos para ser atendido pelo médico generalista. “Não vejo problema em um paciente que precisa de cuidados mais urgentes ser atendido na frente”, disse.
Postado por Eduardo Nascimento em 10/out/2014 -
Curso inédito da FUABC será comandado pela Fundação Dom Cabral, eleita a melhor escola de negócios da América Latina e que está entre as 50 melhores do mundo segundo ranking do Financial Times
Terminam na próxima semana as inscrições para a pós-graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde – curso cujo foco principal é a capacitação de gestores em nível de diretoria – como superintendentes, diretores e executivos em geral. A especialização é fruto de parceria inédita da Fundação do ABC com a Fundação Dom Cabral – escola de negócios com 38 anos de tradição e padrão internacional, que conquistou em 2014 o 1º lugar entre as melhores escolas de negócios da América Latina e está entre as 50 melhores do mundo segundo ranking do Financial Times.
Com 10 meses de duração e investimento total de R$ 25,5 mil por aluno, a nova pós-graduação foi criada para suprir demanda crescente da FUABC por mão de obra altamente especializada na gestão de equipamentos de saúde. “Estamos em franca expansão e precisamos de novos gestores para nossas unidades. Por isso decidimos procurar a Fundação Dom Cabral. A partir dessa parceria, pretendemos treinar nosso pessoal e abrir espaço para que profissionais externos se capacitem, tornando-os potenciais líderes para nossos equipamentos de saúde”, planeja o presidente da Fundação do ABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva.
Ao todo serão 288 horas em aulas presenciais durante 10 meses, além de 72 horas de atividades a distância e outras 72 horas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os encontros ocorrerão somente uma vez por mês, em três dias seguidos de aulas – entre quinta-feira e sábado. “A ideia do curso é proporcionar atualização aos gestores da área da saúde, abrir espaço para discussão e troca de experiências. Além disso, os trabalhos de conclusão serão propostas de intervenção. Dessa forma, os alunos deverão apresentar problemas reais, de instituições reais, cujos resultados poderão ser aplicados na prática para melhoria das unidades de saúde”, detalha a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin.
As inscrições para o curso de pós-graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde da FUABC e Fundação Dom Cabral vão até 17 de outubro. Interessados devem preencher e enviar formulário disponível no site www.fuabc.org.br. Outras informações pelo (11) 2666-5498 ou pelo e-mail selecaofuabc@fuabcorgbrprovis1.hospedagemdesites.ws.