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Postado por Maíra Oliveira em 19/jan/2023 -
Foto: Marcel Uyeta/PMSBC
A Copa Caps, uma disputa de futsal entre os pacientes dos nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Bernardo, foi retomada em 2023 como mais uma das atividades da campanha Janeiro Branco – mês que chama a atenção para a saúde mental. Os jogos ocorrem nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, das 10h às 13h, no Ginásio Poliesportivo do Orquídeas. A premiação ocorre no dia 27.
Neste ano, quatro equipes disputam o torneio, que tem como objetivo a socialização, o trabalho em equipe, a inserção do paciente no esporte, além de destacar a importância da atividade física como ferramenta de tratamento. A participação dos familiares e amigos é permitida e colabora ainda mais para o sucesso da ação.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, que participou da abertura da atividade dia 13 de janeiro, São Bernardo não possui mais nenhum paciente internado em hospital psiquiátrico e a mudança na conduta do tratamento na área de saúde mental foi fundamental para a humanização e a reinserção destas pessoas na sociedade. “Com o tratamento adequado é possível que estes pacientes tenham qualidade de vida e convivência com familiares e amigos”, explicou.
Como benefícios da ação para os participantes, a coordenadora de saúde mental, Renata Peixoto, destaca o trabalho em equipe, cooperação, persistência, capacidade de lidar com frustração e adversidades, capacidade de realização e incremento da autoestima.
“A atividade física está presente no tratamento de todos os CAPS do município e funciona como importante ferramenta, não apenas para a melhoria da saúde física e do bem-estar dos pacientes, mas também como apoio à vinculação dos pacientes ao tratamento, incentivo ao autocuidado, além de propiciar espaço adequado para o desenvolvimento de habilidades sociais e de convívio, que podem ser expandidas para outros contextos de vida desses pacientes”, reforçou.
REDE DE ATENDIMENTO DE SAÚDE MENTAL
As 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem suporte no tratamento de saúde mental, bem como os nove Caps, com atendimento por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, ou por encaminhamento das UBSs para acolhimento de pacientes dos casos mais graves, das 7h às 19h.
Foto: Divulgação
Postado por Maíra Oliveira em 18/jan/2023 -
Filhos do funcionário aderiram à brincadeira
Os impedimentos impostos nos momentos mais críticos da pandemia provocaram muitas inovações e criaram novas formas de lidar com a realidade dentro do isolamento social. A restrição de visitas a pontos turísticos fez com que o monitor de oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Adulto de Mauá, Thiago da Silva Almeida, criasse dois jogos sobre espaços públicos do município para a diversão e entretenimento de seus três filhos. Após a repercussão positiva, alguns professores da rede municipal, inclusive, entraram em contato com o autor para replicarem os jogos em salas de aula.
O primeiro jogo criado foi “O jogo da memória de Mauá”, com 24 pontos turísticos, entre os quais Igreja Matriz, Parque da Juventude, Praça do Relógio, Shopping Popular e Viaduto da Saudade. Batizado de “Nossa Mauá de ponta a ponta”, o outro jogo, de tabuleiro, também reúne vários locais turísticos da cidade.
“Pensei em lugares que ia com meus filhos com frequência e aproveitei para inserir locais que ele não conhecia. A origem da cidade passa pela história de imigrantes operários. Por ser educador social, senti a necessidade desse resgate da história local. Sobretudo numa época em que jogos e presentes têm preços elevados, foi uma forma de criar um novo jeito de brincar e preservar a memória. Saber os nomes de praças, ruas, marcos, pontos de encontros e personagens, além de ser culturalmente enriquecedor, ajuda a manter a nossa história regional viva e potente”, explica Thiago.
O monitor de oficinas terapêuticas do CAPS Adulto de Mauá, Thiago da Silva Almeida
Após o fim das restrições mais rígidas impostas pela pandemia, o colaborador levou seus filhos pessoalmente a vários locais que, até então, conheciam apenas pelos jogos. “As visitas ao Marco de Pedra e à Gruta Santa Luzia, por exemplo, foram muito mais interessantes após termos conhecido pelos jogos. Até hoje, quando passamos nos locais, meus filhos reconhecem os pontos da cidade. Sempre citam ou perguntam. E seguem em busca de mais lugares. Logo, vou precisar criar uma nova versão atualizada”, brinca o educador.
Os jogos podem ser impressos em papel sulfite e estão disponíveis para download nos links “Nossa Mauá de Ponta a Ponta” e “Jogo da Memória de Mauá”.
Postado por Maíra Oliveira em 18/jan/2023 -
Gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá, empossou dia 18 de janeiro os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). O processo de capacitação dos 12 colaboradores que integrarão a gestão 2023 foi concluído na semana passada, após curso de capacitação que teve duração de 16 horas.
Foram abordados temas como estudos sobre o ambiente, condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo, além de metodologias de investigação e análise de acidentes e doenças, processo importante para a nova equipe.
O desafio do grupo será trabalhar a prevenção dos diversos tipos de acidentes decorrentes das atividades laborais, como os com materiais perfurocortantes.
Outros temas abordados foram princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de prevenção dos riscos; noções de legislações trabalhistas e previdenciárias; noções de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho; organização da comissão; e outros assuntos necessários para a gestão de acidentes.
Postado por Maíra Oliveira em 17/jan/2023 -
Foto: Evandro Oliveira/PMM
A informatização da saúde em Mauá segue avançando. Dia 16 de janeiro, a Prefeitura começou a implantação do sistema na recepção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zaíra. Em dezembro, a gestão realizou o mesmo processo na UPA Vila Assis e, na semana passada, na Barão de Mauá. Depois, será a vez da unidade da Vila Magini. Até o final de janeiro, as quatro unidades da cidade estarão operando com o novo sistema.
O projeto de informatização faz parte do programa Mauá Cidade Digital, que garante investimentos em tecnologia para o município, e teve início em junho de 2022. Prevê serviços como cadastro dos usuários, controle de agendas dos profissionais, recepção dos pacientes, solicitação e regulação de exames e consultas especializadas.
Entre os objetivos está garantir mais agilidade no atendimento, organizar demandas e ofertas por consultas e procedimentos.
Na primeira fase, em operação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), centros de especialidades e Central de Regulação Municipal, os serviços solicitam as consultas e exames especializados com agendamentos também feitos pelo sistema.
Os pacientes recebem um SMS no celular com a data da consulta ou exame. A medida visa reduzir as faltas nestes procedimentos. Por isso, é importante o munícipe manter os dados atualizados. Cerca de 200 mil pacientes já estão cadastrados.
A informatização da recepção, agendas e registro de produção de cadastros e atendimentos começou em julho do ano passado. Hoje, 20 das 23 UBSs do município já operam neste modelo, além do Centro de Especialidades Médicas de Mauá, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro Especializado em Reabilitação e regulação ambulatorial.
Na próxima fase será implantado o prontuário eletrônico. Unidade piloto da informatização na cidade, a UBS Zaíra 1 vem realizando os atendimentos neste modelo desde setembro.
A Prefeitura também entregou tablets para os agentes comunitários de saúde das UBSs revitalizadas (Macuco, Magini, Kennedy e Zaíra 1). Os dispositivos móveis têm aplicativo para o registro dos cadastros, assim como das visitas domiciliares.
Postado por Maíra Oliveira em 13/jan/2023 -
Foto: Divulgação/PMSCS
São Caetano do Sul inaugurou em agosto o Núcleo Municipal de Telemedicina, que funciona no Complexo Hospitalar de Clínicas. Até o início de janeiro foram realizados 13,2 mil atendimentos e o serviço caminha para mais inovações. A prática foi regulamentada pelo governo federal no fim de dezembro.
Em janeiro, além da expansão do atendimento para o Atende Fácil Saúde e ampliação das especialidades atendidas, mais uma evolução nos serviços da Telemedicina chegará a São Caetano: o TytoCare, uma tecnologia que possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.
“São Caetano foi pioneira na implantação dos atendimentos virtuais. Melhoramos a capacidade de atendimentos e agilidade na obtenção de diagnósticos. Hoje são mais de 13 mil atendimentos por Telemedicina em apenas quatro meses”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.
“Trouxemos soluções tecnológicas como alternativa durante a pandemia, com o serviço de Teleorientação, que até o momento atendeu 32 mil pacientes. Um investimento importante durante a pandemia, que tirou 95% dos moradores atendidos do nosso pronto-socorro. Nesse ano avançamos para a Telemedicina, com atendimento em diversas especialidades”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
A empresa que presta o serviço de Telemedicina na cidade, GMI (Gestão Médica Inteligente), vai adquirir o aparelho TytoCare, que terá quatro funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca e pulmonar.
Postado por Maíra Oliveira em 13/jan/2023 -
Foto: Angelo Baima/PSA
A Prefeitura de Santo André entregou, dia 10 de janeiro, as novas instalações do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que antes funcionava na Rua Campos Sales, 607, no Centro, e agora atende na Rua Brás Cubas, 176, também no Centro. A mudança de local representa significativa ampliação do serviço, que passou de seis para oito consultórios. Com isso a capacidade de atendimento aumentou em 66%, passando dos atuais 3 mil para 5 mil consultas e procedimentos por mês.
Essa foi a 41ª unidade de saúde de Santo André que passou pelo processo de modernização do Qualisaúde, programa criado em 2017. O novo espaço do CEO conta com 622 metros quadrados de área total, divididos em dois andares e com oito consultórios totalmente informatizados e equipados com cadeiras de dentistas novas. No total, serão 23 profissionais que vão trabalhar no equipamento. O investimento nas adequações e na infraestrutura do novo edifício foi de R$ 415 mil.
“Muito bom começar o ano entregando uma obra dessa proporção, uma obra da saúde que é tão importante para a nossa população. Estamos vivendo um momento bem mais favorável do que o vivido no início de 2017, quando assumimos e nos deparamos com diversos problemas, tanto de infraestrutura como de atrasos de pagamentos. Agora temos todas as razões para acreditar que teremos um ano de muitas inaugurações”, disse o prefeito Paulo Serra.
O chefe do Executivo lembrou dos desafios que a pandemia da Covid-19 impôs ao município nos últimos dois anos e celebrou que os investimentos agora podem ser descentralizados. “Estamos vivendo momento de controle da pandemia. Claro que ainda mantemos o alerta ligado com o surgimento das variantes, mas é um motivo para celebrar. Com este cenário podemos dar atenção a outras prioridades como o Fila Zero, que vai zerar a demanda represada por consultas”, comentou Paulo Serra.
Ex-superintendente do Semasa e da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Gilvan Junior destacou a capacidade de atendimento do CEO. “Por várias vezes houve tentativas de levar o CEO para um lugar mais apropriado sem êxito e, desta vez, conseguimos. Todo mundo pôde ver o alto padrão desta obra e a estrutura do equipamento, que vai prestar 5 mil atendimentos por mês. Tenho certeza que agora teremos condições de atender ainda melhor o munícipe de Santo André”, ressaltou.
O CEO não é porta aberta, ou seja, os atendimentos são realizados mediante encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde. O munícipe que precisa de atendimento odontológico deve procurar sua unidade de saúde de referência e os casos mais complexos são encaminhados para tratamento no CEO, que conta com apoio em prótese, semiologia voltada para o diagnóstico de câncer bucal, endodontia, periodontia, além de atendimento a pacientes com necessidades especiais.
Postado por Maíra Oliveira em 13/jan/2023 -
Em continuidade às ações de recentes melhorias implantadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, a unidade recebeu nesta semana um certificado de destinação final de resíduo da empresa Hequipel Computer & Recycling, de Santo André, especializada em reciclagem consciente de lixos eletrônicos, como computadores, celulares, impressoras, televisores, monitores e demais equipamentos.
Ao todo, o AME Mauá descartou junto à empresa 177kg de resíduos eletrônicos. Este tipo de resíduo causa diversos danos ao meio ambiente, como contaminação por metais pesados, danos à saúde pública e redução do tempo de vida dos aterros.
Postado por Maíra Oliveira em 12/jan/2023 -
Foto: Helber Aggio/PSA
O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André está prestes a se tornar um dos maiores e mais modernos hospitais municipais do ABC. As intervenções fazem parte do programa Qualisaúde, vêm percorrendo a estrutura física e aprimorando o processo de trabalho. A fachada do hospital, que nunca havia sido reformada desde a construção do equipamento, há 110 anos, também está passando por revitalização e ganhará uma lanchonete anexa ao lado da portaria principal.
“O CHM é um equipamento muito importante, não só para os moradores de Santo André, como para outros da região sendo referência em diversas especialidades. Tenho muito orgulho de acompanhar uma obra deste tamanho e que vai proporcionar tantos benefícios para a população daqui. É dar dignidade e atendimento de qualidade no momento em que a pessoa mais precisa e está vulnerável acometida por alguma enfermidade”, disse o prefeito em exercício Luiz Zacarias, que vistoriou as obras no local dia 4 de janeiro.
A vistoria foi acompanhada pelo ex-secretário de saúde e atual superintendente da nova Unidade de Projetos Especiais, José Police Neto, e do atual secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Após realizar outras duas vistorias, o atual secretário de Saúde visitou as instalações do Centro Hospitalar Municipal e elogiou o trabalho realizado pela equipe. “Hoje eu já vistoriei as unidades de saúde Capuava e São Jorge que também passam por revitalização. São vistorias importantes que estão sendo acompanhadas pelo Police Neto, que fez um excelente trabalho. É bom quando assumimos uma secretaria que possui esse ritmo de obras e modernização para darmos continuidade a um trabalho de uma gestão que possui organização e planejamento”, comentou Gilvan Junior.
Os processos de trabalho no CHM estão sendo aprimorados, assim como as ações de humanização que estão sendo ampliadas. As intervenções percorreram diversas áreas do hospital como pronto-socorro, centro cirúrgico, brinquedoteca, clínica médica, unidade de trauma, ala da psiquiatria, cozinha, administrativo, farmácia e rouparia.
A reforma vem resolvendo problemas crônicos do equipamento como infiltrações, vazamentos, além do elevador. Os dois modelos antigos, que saíam de operação com frequência, foram substituídos por dois equipamentos novos e modernos. Também foram trocados os dois monta-cargas (elevadores para transporte de cargas) do hospital, trazendo mais agilidade e segurança aos pacientes e funcionários.
Postado por Maíra Oliveira em 11/jan/2023 -
Foto: Divulgação/FMABC
O mês de janeiro foi escolhido pelo Ministério da Saúde como período de conscientização a respeito da hanseníase, doença crônica e infecciosa que registra cerca de 30 mil novos casos por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por conta disso foi criada a campanha “Janeiro Roxo”, para aumentar a detecção precoce de casos.
Antigamente conhecida como “lepra”, a hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que ao se instalar no corpo tem grande afinidade pelos nervos periféricos. É por isso que os primeiros sintomas consistem em diminuição de suor em determinadas áreas da pele, sensação de formigamento, perda de pelos e, posteriormente, dormência em partes do corpo.
Outros sinais incluem manchas geralmente esbranquiçadas ou avermelhadas, podendo progredir para nódulos ou feridas, de acordo com o grau de imunidade do paciente. A ideia da campanha é alertar tanto a população quanto os profissionais da rede de saúde básica para estes sintomas iniciais.
A dermatologista e hansenologista Lucia Mioko Ito, professora do Centro Universitário FMABC, explica que o diagnóstico realizado nos primeiros estágios é essencial para aumentar a eficiência do tratamento. “Caso não seja tratada desde cedo, a doença pode provocar graves sequelas, principalmente nas condições motoras”, explica a especialista.
Pacientes com hanseníase também foram vítimas de muito preconceito no decorrer dos anos, por se tratar de uma condição contagiosa e, em muitos casos, fisicamente aparente. Mas a docente da FMABC explica que existem algumas percepções equivocadas a respeito do contágio.
“A principal forma de transmissão da hanseníase é pelas vias aéreas superiores. Apesar de ser contagiosa, nem todas as pessoas próximas do paciente desenvolvem a doença, pois também há necessidade de uma predisposição genética específica. Por isso é preciso fazer exames com quem convive com o paciente assim que o caso é diagnosticado”, conta Lucia.
A médica também explica que o tratamento é feito gratuitamente pelo Sistema de Único de Saúde, com medicamentos fornecidos mensalmente nos centros de referência. O ambulatório de dermatologia do Centro Universitário FMABC costuma receber cerca de três novos casos de hanseníase por ano.
Postado por Maíra Oliveira em 11/jan/2023 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá iniciou este ano um projeto de oficinas terapêuticas entre colaboradores da unidade. O objetivo é trabalhar assuntos como autoestima, autoconhecimento, confiança, colaboração em equipe e criatividade. Foram organizadas quatro oficinas no início de janeiro, com cerca de 25 funcionários de vários setores. A ação é coordenada pela psicóloga da unidade, Aline Gobeti, a pedido da nova Diretoria da unidade, que assumiu a gestão provisoriamente em dezembro.
Nas atividades, os funcionários trazem contos com temas variados para discutirem entre si. Contos são narrativas curtas sobre histórias que podem retratar aspectos pessoais ou criações fictícias. Objetos que remetem a lembranças passadas também são utilizados. Durante a atividade, são abordados vários temas relacionados à resolução de problemas e busca por soluções, o que auxilia diretamente na rotina de trabalho de atendimento à população. “A sensibilidade é o maior instrumento em um serviço de saúde, pois lidamos com seres humanos. É preciso enxergar além do físico e do emocional. A experiência foi maravilhosa. Além de trabalharmos os relacionamentos, abordamos a importância da saúde mental do trabalhador. Muitos encontraram ali um espaço de escuta e acolhimento. E uma equipe que se sente vinculada é uma equipe colaborativa”, explica Aline.
Diante da experiência positiva e da aceitação das equipes, as oficinas terapêuticas serão aprimoradas e devem ser ampliadas durante o ano.