SOS Cidadão 156 completa 1 ano salvando vidas em São Caetano

Postado por Maíra Oliveira em 29/mar/2019 -

Lançado pela Prefeitura em março de 2018, o SOS Cidadão 156 acumula 17.196 atendimentos no período – Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

A unificação dos serviços de urgência e emergência em São Caetano completa 1 ano cumprindo o dever de salvar vidas. Lançado pela Prefeitura em março de 2018, o SOS Cidadão 156 já acumula 17.196 atendimentos. Uma atuação referencial que rapidamente conquistou a aprovação da população.

A central concentra os chamados de Saúde, Segurança, Defesa Civil, acidentes de trânsito e qualquer situação de urgência/emergência ou calamidade pública. O serviço é oferecido de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por meio dos números 156 e 0800 7000 156, conectado a todos os telefones fixos e também celulares. Ambulâncias, motos, bikes e veículos de apoio e de intervenção rápida integram a frota.

Todos os chamados passam pela análise de um médico regulador, que os classifica por cores, de acordo com a gravidade de cada caso. Vermelho representa risco iminente de morte (atendimento em até dez minutos). Amarelo, risco de agravo à saúde (até 1 hora). Verde, casos não-urgentes (até 3 horas). Esta triagem é fundamental para definir as prioridades das equipes de socorristas.

A coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz, destaca a eficiência da central, que possibilita atendimentos ainda mais ágeis do que o preconizado na classificação por cores. “Nosso tempo-resposta médio é de cinco minutos. Ou seja: a partir do chamado de um caso grave, em cinco minutos a ambulância chega ao local. Uma condição que faz a diferença e salva muitas vidas.”

Cerca de 80% dos chamados são referentes a casos clínicos, como suspeitas de infarto, convulsões e hemorragias. As chamadas de Segurança são transmitidas imediatamente para as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), em casos como furto, roubo e indivíduos em atitude suspeita – a corporação atua de maneira integrada à Polícia Militar.

O cidadão deve discar 156 sempre que se deparar com uma situação grave. Em casos que não se configuram como urgência e emergência o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou contatar a secretaria responsável pelo serviço.

Saber quando acionar o 156 é muito importante para não desperdiçar o tempo dos socorristas e prejudicar o salvamento de uma vida.

 

Quando chamar:

Suspeita de infarto ou AVC

Convulsões

Acidentes de trânsito com vítimas

Tentativas de suicídio

Atropelamentos

Tentativas de homicídio/roubo/furto

Choque elétrico

Incêndios

Queimaduras graves

Soterramentos

Afogamentos

Qualquer outra situação de urgência ou emergência (risco de morte ou sofrimento intenso)

 

Quando não acionar o 156:

Podas de árvores

Dor de dente

Ligação de redes de água e energia

Resgate de animais

Pavimentação de ruas

Qualquer outra situação que não caracterize urgência ou emergência

Guarulhos inicia as obras de transformação do PA Paraíso em UPA

Postado por Maíra Oliveira em 29/mar/2019 -

Nova unidade contará com 21 leitos de observação, nove a mais do que disponibilizava o PA – Foto: Fábio Nunes

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, acompanhou dia 23 de março as primeiras intervenções para a transformação do PA Paraíso em UPA porte III. Esta semana a unidade começou a receber as obras, autorizadas pela Caixa Econômica Federal dia 22/03. O parecer foi emitido após a verificação de toda a documentação enviada à CEF acerca do projeto arquitetônico e do processo de licitação, que teve como vencedor a Empresa Teorema Engenharia e Construções, com sede no centro de Guarulhos.

“A empresa está realizando a sondagem de solo e as obras começarão em breve. Faremos o possível para entregar essa unidade até o mês de dezembro”, comentou o prefeito, durante a vistoria.

De acordo com o previsto em contrato, a empresa tem prazo de 12 meses para concluir a obra, a contar do início dos trabalhos. A transformação do PA Paraíso em UPA será custeada com recurso federal de 2008, no montante de R$ 1,9 milhão, mais contrapartida de R$ 252.750,92 da Prefeitura.

Na época, a verba era destinada à reforma de duas unidades: PA Paraíso e PA São João. Como esta última também foi convertida em UPA, a Secretaria de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde, em 2014, autorização para utilizar integralmente o recurso na reforma e transformação do PA Paraíso em UPA, o que foi aprovado com a recomendação de ajustes no plano de trabalho, sendo que todos eles já foram cumpridos pela Prefeitura – condição que habilitou o município a licitar e dar início às obras no local.

ATENDIMENTO AMPLIADO

Com a transformação do PA Paraíso em UPA, Guarulhos poderá receber do Ministério da Saúde uma verba de até R$ 300 mil por mês a título de custeio do serviço, despesa que antes era suportada exclusivamente pelo município. Além disso, o atendimento será ampliado, uma vez que a nova unidade oferecerá assistência em clínica médica, pediatria, odontologia e também em ortopedia, que antes não havia, bem como realizará exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X digital e odontológico.

A UPA Paraíso será a quarta do município e a terceira entregue pela atual gestão. Assim como as demais, segue projeto e padrão do Ministério da Saúde. Com mais de 1.400 metros quadrados de área construída, a nova unidade contará com total de 21 leitos de observação, ou seja, nove a mais do que disponibilizava o PA. Serão sete leitos masculinos, quatro femininos, quatro infantis, quatro de urgência e emergência e mais dois de isolamento.

ESTRUTURA FÍSICA

Na nova unidade serão criados setores que não existiam no PA Paraíso, como duas salas para classificação de risco; três vagas para desembarque de idosos e pessoas com necessidades especiais, além de outra para carga e descarga; uma vaga de ambulância coberta e exclusiva; fraldário e vestiário para pacientes na sala de raio X. Terá ainda uma moderna recepção com 70 lugares, sala de espera próxima dos consultórios com 12 assentos, além de sanitários para pessoas com necessidades especiais.

No total, a planta da UPA Paraíso ganhará 220 metros quadrados de área construída a mais, garantindo maior conforto aos usuários, com organização do fluxo interno de pessoas e, consequentemente, melhores condições de trabalho aos profissionais. Serão oito consultórios, sendo um de odontologia e outro para assistência social; sala de medicamentos e reidratação com capacidade para realizar sete atendimentos simultâneos, e setor de inalação que poderá prestar assistência para dez pessoas concomitantemente.

A estrutura física da nova UPA ainda contará com salas de curativo e sutura, de gesso, de coleta de exames; setor administrativo; farmácia com sala anexa para armazenamento do estoque e guarita policial, o que também não havia no PA Paraíso. Além disso, o prédio passará por uma revisão completa de todas as instalações elétricas, hidráulicas, de gases medicinais e de ar-condicionado.

Hospital São Caetano concentrará atendimentos de unidades de Saúde em reforma

Postado por Maíra Oliveira em 29/mar/2019 -

Cerca de 150 profissionais de diversas áreas atuarão no local quando as cinco unidades estiverem atendendo no espaço – Foto: Junior Camargo/PMSCS

O plano de revitalização em série de nove unidades de Saúde de São Caetano segue em ritmo acelerado. Nas próximas semanas as obras serão iniciadas no Centro Policlínico Gentil Rstom (Bairro Nova Gerty), Centro de Especialidades Médicas (Bairro da Fundação), UBS Amélia Richard Locatelli (Bairro Santa Maria), UBS Moacir Gallina (Bairro Cerâmica) e na UBS Darcy Sarmanho Vargas (Bairro Mauá).

Durante as reformas, os atendimentos destas cinco unidades serão realizados no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio). As especialidades oferecidas serão as mesmas: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, entre outros, além da Estratégia Saúde da Família.

O mesmo vale com relação aos exames (eletrocardiograma, teste de glicemia, coleta de Papanicolau, exames de sangue de rotina e urina, entre outros), causando o menor impacto possível na rotina de atendimentos, inclusive com a manutenção dos horários de funcionamento.

A primeira unidade a ter o atendimento transferido para o Hospital São Caetano foi o Centro Policlínico Gentil Rstom, dia 25 de março (veja cronograma abaixo). Cerca de 150 profissionais de diversas áreas (médicos, enfermeiros, etc) atuarão no local quando todas as cinco unidades estiverem atendendo no espaço.

O plano de revitalização das unidades de Saúde de São Caetano teve início no fim de 2018. As obras já foram iniciadas nas UBSs Dr. Ivanhoé Espósito (Bairro Barcelona), Maria Corbeta Segato (Bairro Prosperidade) e Dolores Massei (Bairro São José).

As intervenções também contemplarão o Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva (Bairro Santo Antônio), que será transformado no Atende Fácil Saúde, uma unidade ampla e moderna, que concentrará Centro de Especialidades Médicas, Centro de Diagnósticos, Farmácia 24 Horas e Centro de Atenção Geriátrica.

Confira o cronograma de transferência de atendimentos para o Hospital São Caetano das cinco unidades de Saúde que entrarão em reforma nas próximas semanas e o investimento para a revitalização de cada uma:

 

31/3 – Centro de Especialidades Médicas (Bairro da Fundação) – investimento: R$ 311.455,93

08/04 – UBS Amélia Richard Locatelli (Bairro Santa Maria) – investimento: R$ 201.907,37

08/04 – UBS Darcy Sarmanho Vargas (Bairro Mauá) – investimento: R$ 286.195,12

15/04 – UBS Moacir Gallina (Bairro Cerâmica) – investimento: R$ 319.430,39

Paciente francês encontra tratamento definitivo para ferida em São Caetano

Postado por Maíra Oliveira em 29/mar/2019 -

O gerente de negócios David Loyer convivia há 2 anos e meio com a ferida – Foto: Arquivo pessoal

Cuidar bem das pessoas faz parte da rotina da Secretaria de Saúde de São Caetano. Mas, em janeiro, um caso em especial chamou a atenção no Hospital São Caetano: uma ferida aberta na perna de um paciente francês.

O caso, apesar da aparente simplicidade, se revelou mais complexo. O gerente de negócios David Loyer convivia há 2 anos e meio com a ferida, sem que ela cicatrizasse por completo. Buscou tratamento na Irlanda e na França. Na Europa, encontrou terapias que não se mostraram totalmente eficazes.

“Na Irlanda, passei em consulta com um clínico geral, e depois com um especialista, que me atendeu em um hospital em Dublin, me prescrevendo antibióticos e orientando sobre o curativo. Na França, passei em consulta com um clínico geral. Foram mais dois meses de curativos, com enfermeiras especializadas, mas sem que a ferida cicatrizasse totalmente”, recordou Loyer.

Quando desembarcou no Brasil, em dezembro de 2018, o ferimento novamente se abriu. Após alguns dias em São Paulo, o estrangeiro procurou o Hospital São Caetano. E lá, enfim, encontrou a solução definitiva para o problema. No setor de Estomaterapia, Loyer foi atendido pelo enfermeiro Roger Rodrigues.

“Com todos os cuidados minuciosos que recebi (limpeza, aplicação semanal de diferentes cremes e ataduras) e conselhos valiosos (colocar a perna para cima, pressão correta da atadura, etc.), os resultados foram finalmente atingidos. Em menos de um mês de atendimento, a ferida estava perfeitamente fechada”, relatou o francês.

No agradecimento, enviado por e-mail, já da França, Loyer elogiou o profissionalismo da equipe que o atendeu, especialmente de Roger Rodrigues. “Gostaria de salientar a sua gentileza e seus constantes esforços, e por ter me explicado, em inglês, tudo sobre a ferida com muita clareza, o que jamais obtive antes com outros enfermeiros ou médicos. Muito obrigado!”

A secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, destacou a plena confiança nos profissionais da pasta. “Sem qualquer tipo de recomendação especial houve um tratamento competente e humanizado, reconhecido e elogiado por um usuário de sistemas de saúde de países de primeiro mundo, que encontrou o sucesso aqui em São Caetano.”

Em São Bernardo, obras do CAPS Farina avançam em ritmo acelerado

Postado por Maíra Oliveira em 28/mar/2019 -

Será o maior Centro de Atenção Psicossocial da cidade, com capacidade para atender 2.500 pacientes por mês

 

Prefeito Orlando Morando visitou andamento das obras em 26 de março – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em breve, a população de São Bernardo será beneficiada o com maior Centro de Atenção Psicossocial da cidade. As obras de construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do Jardim Farina – localizado na Avenida Walace Simonsen, 1900, no Bairro Nova Petrópolis –, seguem em ritmo acelerado.  O espaço foi vistoriado dia 26 de março pelo prefeito Orlando Morando e pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

A conclusão das obras depende da finalização das intervenções viárias do entorno da nova unidade de Saúde, que está sendo construída em uma área de 990m² e conta com salas de atendimento individual, dormitórios, salas de atendimento coletivo, salas para atividade de terapias ocupacionais, entre outras áreas.

“Estou muito satisfeito. Acredito que nos próximos 30 dias, se o cronograma se cumprir, poderemos entregar a nova unidade de Saúde. Será um novo CAPS, com estrutura apropriada, moderna e atendimento de qualidade aos moradores do Jardim Farina, Nova Petrópolis, Baeta Neves e Vila São Pedro”, explicou Morando.

A nova unidade será especializada no acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos e que apresentem transtornos mentais graves e persistentes. O serviço terá funcionamento 24 horas. Por mês, serão realizados, em média, 2.500 atendimentos.

“Estamos dando um grande passo para a Saúde. O tratamento atual acontece em uma casa, que é alugada. Neste novo prédio, iremos conseguir atender a todos de forma  mais apropriada e com muito respeito”, disse o responsável pela pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

São Bernardo conta com uma ampla rede de atenção psicossocial. Ao todo, o município conta com 32 psiquiatras e 17 psicólogos que atuam em nove CAPS e na Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possuem auxílio psicológico, onde os pacientes são atendidos e se necessário encaminhados para tratamento nos CAPSs.

Dia Mundial da Água tem ação de conscientização no Hospital da Mulher

Postado por Maíra Oliveira em 28/mar/2019 -

Com o tema “Despertar para Preservar”, ação destacou a importância da preservação da água

 

Equipe distribuiu copos de água mineral e informativos para pacientes e funcionários

O Hospital da Mulher de Santo André realizou dia 22 de março uma ação em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no mesmo dia. Em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e com voluntárias da Igreja Presbiteriana de Santo André, foram distribuídos copos de água mineral e informativos para usuários e funcionários da unidade.

O objetivo foi conscientizar as pessoas não só sobre o uso consciente da água, mas também temas relacionados à destinação correta de resíduos e outras questões ligadas ao meio ambiente.

Dados apontam que apesar de o nosso planeta ser repleto de água, a estimativa é que apenas 0,77% esteja disponível para consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. A escassez de água é tanta que em algumas regiões ainda há problemas de baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas é um dos maiores motivos para a indisponibilidade.

Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 1.400 crianças com menos de cinco anos morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

A campanha também incluiu a divulgação de materiais educativos nas redes sociais do hospital, sendo Facebook e Instagram, além de um informativo fixado no refeitório em forma de gota, preso às torneiras. O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992 para estimular a consciência ambiental e a preservação dos recursos hídricos.

São Bernardo inclui consultas farmacêuticas na rede de Atenção Básica

Postado por Maíra Oliveira em 22/mar/2019 -

Iniciativa visa solucionar dúvidas e incentivar consumo consciente de medicamentos; projeto piloto resultou na diminuição de 25% no consumo de remédios

 

Projeto vale para as 34 UBSs da cidade – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em mais uma ação para aprimorar os serviços de Saúde no município, a Prefeitura de São Bernardo anunciou um novo programa destinado à rede de Atenção Básica: a inclusão de consultas com farmacêuticos de forma integrada, contínua e segura ao tratamento indicado para cada paciente em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O serviço de clínica farmacêutica teve como ponto de partida um projeto-piloto realizado na UBS União, por três meses. Durante o período de análise, cerca de 550 pacientes foram atendidos com serviços de orientação e consumo consciente, o que resultou na diminuição de 25% no consumo de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios.

Além de educar o paciente sobre a forma correta de utilizar o medicamento, o novo serviço também visa aproximar os usuários das unidades de saúde, tornando o tratamento mais eficaz. “Trata-se de um canal importante para os usuários. Muitos têm dúvidas como aplicação de remédios e até mesmo sobre benefícios”, disse o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Secretário de Saúde no município e médico, Dr. Geraldo Reple foi o autor do plano. “Temos em nossa rede pessoas com dores e doenças crônicas que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Com este serviço, podemos entrar em contato com as pessoas e acompanhar se o tratamento está sendo realizado conforme a prescrição médica”, explicou.

HUMANIZAÇÃO

Em um consultório instalado dentro do estoque de medicamentos, o farmacêutico Daniel de Carvalho Bazoli atende cuidadosamente aos pacientes. O profissional faz busca ativa na unidade e questiona as pessoas sobre possíveis dúvidas. As consultas também podem ser solicitadas pela equipe multiprofissional. Mas, se houver necessidade, ele também busca os usuários na saída dos consultórios médicos.

“Muitas vezes os pacientes saem do consultório com muitas informações e não conseguem prestar atenção no tratamento. Por isso, nosso trabalho é de extrema importância. Com exemplos e muita paciência conseguimos direcionar os doentes sobre os medicamentos e seus problemas de saúde. Um medicamento tomado de forma apropriada torna o tratamento muito mais eficaz”, explicou o farmacêutico.

ACEITAÇÃO

A dona de casa Eva Aparecida Alves, 47 anos, e moradora do Jardim Laura há dez anos, foi uma das primeiras pacientes a aderir a consulta com o farmacêutico. A usuária alega que, antes da iniciativa, tomava vários tipos de medicamentos sem controle. “Antes eu tinha uma dor de cabeça e tomava qualquer remédio. Hoje, eu tenho conhecimento. O farmacêutico me explicou direitinho o que eu posso ou não tomar e quais são os medicamentos que não influenciam no meu tratamento de rim. Me sinto mais segura e protegida com a minha saúde. O atendimento é dez”, elogiou.

Fundação do ABC dá início ao projeto Reciclazul

Postado por Maíra Oliveira em 22/mar/2019 -

Coleta de itens recicláveis está em vigor nas áreas administrativas da Fundação do ABC e Central de Convênios

 

A Fundação do ABC, por meio do Programa de Meio Ambiente e Sustentabilidade, deu início dia 25 de fevereiro ao projeto Reciclazul. Desde então, todos os departamentos administrativos da Fundação do ABC e da Central de Convênios, em Santo André, contam com 120 lixeiras com sacos azuis destinadas à coleta de itens como papel, papelão, copos plásticos, garrafas pets, alumínio e vidros. Já os resíduos orgânicos, como restos de alimentos e papel toalha usados, devem ser descartados nas lixeiras com sacos pretos.

Entre os principais benefícios da iniciativa está a redução da contaminação do solo e do ar; prolongamento da vida útil dos aterros sanitários; estímulo à geração de empregos e melhoria da limpeza urbana.

Para conscientizar os colaboradores, a equipe do Programa de Meio Ambiente e Sustentabilidade distribuiu panfletos nas mesas dos funcionários, que também receberam e-mails explicativos sobre o projeto durante a semana de lançamento.

Dúvidas e mais informações podem ser enviadas para sustentabilidade@fuabcorgbrprovis1.hospedagemdesites.ws ou pelo telefone (11) 2666-5433.

 

Hospital Nardini de Mauá desenvolve ações sustentáveis

Postado por Maíra Oliveira em 22/mar/2019 -

Campanha de reciclagem no auditório teve início em março

Em ação organizada pelas equipes de Gerenciamento de Resíduos, Nutrição e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o Hospital  Nardini de Mauá deu início em 7 de março à coleta de materiais recicláveis no refeitório da unidade, localizado no 1º andar.

Para conscientizar as equipes foram produzidos enfeites para mesas feitos de garrafa PET e disponibilizadas lixeiras específicas e identificadas. No local podem ser descartados materiais plásticos como copos, potes, colheres e sacolas.

Também foi inaugurado, dia 18 de março, um bicicletário para utilização exclusiva de seus funcionários. Além de proporcionar qualidade de vida, o uso de bicicletas como transporte alternativo melhora o desenvolvimento das atividades no local de trabalho; aumenta a produtividade e a disposição; contribui com a queda na emissão de gases e reduz o impacto ambiental.

O bicicletário está localizado na área externa do estacionamento. Inicialmente tem capacidade para armazenar até 10 bicicletas, mas pode ser expandido conforme demanda. O local pode ser acessado todos os dias da semana, 24h, pelos funcionários dos períodos diurno e noturno.

O objetivo principal é estimular os colaboradores a adotar modos saudáveis de transporte que contribuam com a preservação do meio ambiente. Para estruturar o espaço a equipe utilizou apenas materiais recicláveis.

As iniciativas de preocupação com a saúde ambiental e hospitalar fazem parte das ações realizadas para cumprimento dos objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), ligada à Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis – da qual o hospital é membro desde 2013.

São Caetano reinaugura Hospital Albert Sabin e entrega nova UPA

Postado por Maíra Oliveira em 22/mar/2019 -

Ampla reforma custou R$ 6 milhões e irá reorganizar sistema de atendimento nas áreas de urgência e emergência

 

Prefeito José Auricchio Júnior e equipe durante evento de reinauguração do hospital – Fotos: Divulgação/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano deu dois grandes presentes à população dia 16 de março. A reinauguração do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula) e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo. A reforma foi custeada em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do sul (USCS) e custou cerca de R$ 6 milhões.

Com a ampla reforma, o hospital passa a contar com três salas de atendimento clínico, ortopedia, cirurgia, psiquiatria, sala de medicação e atendimento oftalmológico aos fins de semana. São 16 leitos de internação clínica, cirúrgica ou ortopédica, nove leitos de UTI e três leitos de psiquiatria. O hospital foi entregue com capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias.

Já a UPA tem três salas de atendimento clínico, duas salas de atendimento pediátrico, uma sala de atendimento odontológico, radiografia, exames laboratoriais, sala de medicação adulto e sala de medicação infantil. São cinco leitos de emergência (adulto e infantil), 15 leitos de observação adulto e sete leitos de observação infantil. A capacidade operacional é de 10 mil atendimentos adultos de urgência e emergência por mês, além de 3,5 mil atendimentos infantis de urgência e emergência por mês.

TECNOLOGIA

Com as entregas dos equipamentos, há também outra grande novidade: a reestruturação do sistema de atendimento de urgência e emergência de São Caetano. No novo modelo, os portadores do Cid Card (e futuramente do Cartão São Caetano) deverão buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Os que não possuem o Cid Card serão atendidos na UPA.

Já o atendimento infantil (até 14 anos) permanecerá sendo realizado no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido para quem tem o Cid Card. Quem não possui o cadastro será atendido na nova UPA.

“Este novo modelo reorganiza o nosso sistema de atendimento de urgência e emergência. Isso significa um serviço significativamente mais qualificado, com mais agilidade e eficiência no acolhimento aos pacientes”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Os atendimentos foram iniciados dia 23 de março, tempo necessário para a transferência de toda a estrutura física e de pacientes internados antes atendidos no Hospital São Caetano.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou que ambas as unidades já iniciaram os atendimentos com o prontuário eletrônico, uma das medidas de informatização da rede que asseguram atendimentos mais ágeis e eficientes.

Dentro da estratégia também está inserido plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) para sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames. A medida resultará em diagnósticos mais precisos.

 

Nova UPA poderá realizar até 13,5 mil atendimentos por mês