Postado por Maíra Oliveira em 05/set/2018 -

Campanha em prol da doação de amor ao próximo mobilizou funcionários
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, promoveu em 15 de agosto o Dia da Ação do Coração. Trata-se de um movimento em prol da doação de amor, carinho e respeito ao próximo. À medida que foi se tornando conhecido, pessoas de diferentes cidades, estados e países juntaram-se nessa corrente do bem. A primeira edição aconteceu em agosto de 2012, na Praça Mauá, em Santos. Contou com mais de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações.
A campanha é uma grande mobilização que reúne pessoas para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos. A data é referente ao dia da morte do ator santista Eduardo Furkini, que faleceu vítima de um infarto e que inspirou o movimento. Antes, em viagem à Europa com o irmão, Alexandre Camilo, o ator testemunhou uma ação sobre saúde do coração na Áustria, e quis trazê-la ao Brasil. Após a morte, o irmão de Eduardo fundou uma Associação que leva o seu nome. “Se você ama alguém, declare ‘Eu te amo’ hoje, porque nós não temos o dia de amanhã. Não temos ideia do que acontecerá com a gente daqui a pouco”, disse Alexandre Camilo, que participou da iniciativa na unidade.
O ponto alto da Ação do Coração é a distribuição em praça pública dos corações confeccionados. Em Santos, o dia 2 de agosto figura no calendário oficial da cidade como “Dia da Ação do Coração”, instituído pela Lei Municipal nº 2.884, de 19 de dezembro de 2012.

Evento contou com um Show de Talentos entre funcionários
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II realizou, dos dias 20 a 24 de agosto, a SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente). A programação contou com palestras de diversos temas, como Defesa Pessoal, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente, Postura Corporal, Assédio Moral, Higiene Ocupacional e Dietas da Moda.
Para finalizar, foi organizado um Show de Talentos. O objetivo foi promover uma gincana entre os colaboradores inscritos para apresentação de atividades de canto, dança, uso de instrumentos musicais, stand-up, paródias, entre outras.
O show foi dirigido a colaboradores e pacientes da unidade. Um júri composto por membros da CIPA foi montado para selecionar os melhores talentos, que concorreram a prêmios e medalhas. Para a CIPA, prevenir acidentes vai além do cuidado físico. Trabalhar a saúde mental é uma forma de transformar o local de trabalho em um ambiente descontraído.
Postado por Maíra Oliveira em 05/set/2018 -

Livre-docente pela FMUSP e pesquisador do setor de Pós-graduação da FMABC, Dr. Paulo Ricardo Criado é um dos autores
Três expoentes da Dermatologia estarão reunidos em 7 de setembro, no 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em Curitiba (PR), para tarde de autógrafos pelo lançamento da 3ª edição do “Tratado de Dermatologia”. A partir das 12h, os doutores Paulo Ricardo Criado, Walter Belda Junior e Nilton Di Chiacchio estarão à disposição do público no estande da empresa Bioderma, no Expo Unimed da Universidade Positivo Curitiba/PR (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba – PR).
Com aproximadamente 3.400 páginas divididas em 2 volumes, a 3ª edição do Tratado de Dermatologia chega revista, atualizada e ampliada. Publicada pela Editora Atheneu, a obra reúne 261 colaboradores em 155 capítulos e subcapítulos. Traz os avanços da especialidade como ciência, com abordagem da Dermatologia em toda a sua extensão clínica, investigativa, cirúrgica e cosmiátrica.
“Procuramos utilizar abordagem contemporânea, criativa e original dos temas, com aplicação de recursos tecnológicos, dermatoscopia, mapeamento de nevos, relação da especialidade com o esporte, dermatologia hospitalar, pesquisa dermatológica e informática, doenças genéticas e dermatoses em diferentes grupos etários”, enumera Dr. Paulo Ricardo Criado, que é médico dermatologista, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), livre-docente em Dermatologia pela FMUSP e pesquisador do setor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
Segundo o autor, os temas foram sistematizados e agrupados segundo o tipo de conteúdo, “de acordo com os melhores padrões da medicina baseada em evidências”, bem como da didática estritamente dermatológica, que recomenda o detalhamento diagnóstico através do maior número de ilustrações. São cerca de 3.200 imagens disponíveis em DVD anexado ao livro, facilitando a consulta na tela do computador. “Selecionamos os conteúdos de acordo com a grade de temas estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O livro é uma abrangente e valiosa fonte de consulta para dermatologistas, estudantes, residentes de Dermatologia candidatos ao Título de Especialista e, eventualmente, cosmiatras”, acrescenta Dr. Paulo Criado.
A equipe autoral é multicêntrica, com colaboradores dos mais diversos núcleos de ensino do país e do exterior, hospitais-escola, centros de treinamento e ensino, todos de acreditação em Dermatologia e cada um na posse de conhecimentos e experiência clínica em sua específica área de atuação.
SERVIÇO:
O lançamento da 3ª edição do Tratado de Dermatologia ocorrerá em 7 de setembro, a partir das 12h, no 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Local: Expo Unimed – Campus da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/PR). Os autores estarão à disposição do público no estande da empresa Bioderma.
Postado por Maíra Oliveira em 05/set/2018 -

Certificação foi recebida pela vice-coordenadora do curso de Medicina da FMABC, Dra. Simone Holzer
A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) recebeu em 22 de agosto selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina (CFM) — o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). A cerimônia ocorreu na sede do órgão, em Brasília, quando 10 faculdades de Medicina de todo o País foram certificadas. Desde 2015, já são 29 escolas médicas reconhecidas. A instituição foi representada pela vice-coordenadora do curso de Medicina, Dra. Simone Holzer, e pelo professor da disciplina de Psiquiatria, Dr. Sergio Baldassin.
Criada em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), a certificação atesta a qualidade da formação oferecida aos recém-formados em Medicina sob diversos aspectos, como qualidade da gestão, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, discente e infraestrutura.
A iniciativa busca identificar os cursos de Medicina — públicos e privados — atentos às exigências mínimas para a formação dos profissionais. A participação é voluntária e a proposta é composta pelas etapas de autoavaliação on-line, visita de comitê técnico e divulgação do resultado. O processo permite a identificação de áreas de fragilidade na oferta de ensino, que necessitam de aprimoramento, bem como das áreas de excelência. A comissão de acreditação acompanha, analisa e valida cada passo do processo de acreditação. Da inscrição até a divulgação do parecer final, o processo leva, em média, um ano. A certificação tem validade de três anos, quando o curso será novamente avaliado.
“O mercado tem influenciado a criação de cursos médicos sem nenhum critério de necessidade ou qualidade. Muitas vezes, sem as menores condições para uma formação básica, principalmente quanto à inserção em atividades práticas. Acredito que o CFM e a Abem, ao criarem o selo, pretendem aprimorar a qualidade na formação profissional e de certa forma ‘filtrar’ as boas escolas. Fomos um dos 10 cursos de Medicina acreditados do País, o que evidencia não só a tradição da FMABC e os resultados alcançados no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), mas a conquista de um selo com modelos internacionais”, disse Dra. Simone Holzer.
Além da FMABC, conquistaram o selo os cursos de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), entre outras.
“Após todas as etapas cumpridas, essas instituições comprovaram sua suficiência aos avaliadores idôneos e independentes do Saeme, obtendo assim o reconhecimento formal da qualidade dos seus serviços”, destacou o presidente do CFM, Carlos Vital.
ACREDITAÇÃO
Lançado em 2015, o Saeme soma agora 29 escolas médicas certificadas em todo o País. O projeto que levou à criação e implementação do selo foi baseado no funcionamento de alguns dos principais sistemas de acreditação de ensino médico em vigor no mundo, como dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Holanda e Japão.

Postado por Eduardo Nascimento em 31/ago/2018 -

Capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde Pública, da Prefeitura de Praia Grande, em conjunto com o Irmã Dulce (Foto: HMID/Antonio Cassimiro)
Profissionais de saúde de Praia Grande participaram nesta semana de um treinamento visando intensificar a atenção aos sintomas do sarampo. Pessoas que passarem pelos postos de saúde da cidade com sinais característicos da doença devem ser examinadas para a devida notificação e atendimento. A busca ativa por pacientes que viajaram a outros estados recentemente também foi uma das recomendações transmitidas às equipes.
Devem ser observadas situações como febre alta, acima de 38,5 graus, exantema (manchas vermelhas na pele, que podem ou não coçar), além de dores pelo corpo, moleza, prostração, acompanhadas ou não de conjuntivite, coriza e tosse – que também são sintomas de outras doenças, como a rubéola.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Pereira, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a capacitação também tem a finalidade de permitir que profissionais de enfermagem se familiarizem e notifiquem adequadamente as eventuais suspeitas. “Muitos profissionais de enfermagem e até de medicina ainda não se depararam com casos de sarampo, já que era uma doença considerada erradicada no País há muitos anos”, salientou.
No evento, também foi abordada a necessidade de orientação e advertência sobre a vacinação, tendo a vista a proximidade das ocorrências. “Ouvimos no noticiário que os casos acontecem mais na fronteira da Venezuela, mas não significa que não devemos nos preocupar. Com confirmações em São Paulo e em outros estados, é preciso estar em alerta”, destacou a enfermeira.
A transmissão do sarampo ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.
As capacitações são organizadas pela enfermeira Liliana Vaz de Lima, diretora da Divisão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública, em conjunto com o setor de Educação Continuada, a cargo da enfermeira Fabiana Dourado, sob coordenação da Diretora de Enfermagem do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Renata Meroti.
Conforme o diretor-geral do Irmã Dulce, Dr. Ricardo Carajeleascow, os treinamentos permitem maior preparo das equipes para lidar com situações diversas e emergenciais. “É uma oportunidade para troca de informações, o que se constitui em uma atualização profissional importante. É um cuidado observado no governo do prefeito Mourão para continuar disponibilizando à população um atendimento sempre qualificado”, disse.
CAMPANHA
Neste sábado (01/09), Praia Grande fará mais um “Dia D de Vacinação”. Serão três pontos de atendimento: Litoral Plaza Shopping, Usafa Real e Secretaria de Saúde Pública.
Todas as crianças de 1 a 5 anos incompletos devem receber as doses, inclusive as que já se vacinaram em anos anteriores. A vacinação continua também durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em todas as Usafas. De acordo com as atuais diretrizes do Ministério da Saúde, as doses continuarão disponíveis nas unidades mesmo após o fim da campanha.
Só não podem tomar a vacina gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune).
Postado por Maíra Oliveira em 31/ago/2018 -

Recreação com cachorros alegra pacientes internados
Assim como a personagem homônima da série Stranger Things, a cachorrinha Eleven também tem poderes especiais. Mesmo com o isolamento do vidro, a pug, dócil e curiosa, conseguiu provocar um sorriso no rosto do paciente Pedro Henrique Rocha Ondei, 12 anos. Por meio da iniciativa do projeto social Pet Afeto e de estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC, que cumprem horas de estágio no Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, a visita de três animais mudou a rotina de medicamentos, injeções e procedimentos vivida por crianças internadas na Pediatria. A visita ocorreu em 24 de agosto.
A presença dos cachorros foi organizada com fins terapêuticos. Na ação, os animais – Eleven, o pug Neném e a schnauzer Mel – visitaram os quartos da enfermaria infantil, acompanhados de seus tutores e voluntários do projeto Pet Afeto. As crianças em tratamento logo se animaram a fazer carinho nos bichinhos e, as que estavam aptas para deixar os leitos, até levantaram para passear com os animais pelos corredores do andar.
Essa foi a segunda edição da Pet Terapia realizada no CHM. A primeira vez que os animais foram levados para o ambiente de tratamento foi no início de agosto, por meio do Humaniza Ped, iniciativa de humanização desenvolvida na área de pediatria do Centro Hospitalar Municipal de Santo André. O Humaniza Ped faz parte do projeto de conclusão de estágio dos estudantes do 6º ano de Medicina da FMABC. A cada mês, um grupo diferente desenvolve uma atividade junto a pacientes e familiares.
A atividade com os cachorros trouxe conforto também para a mãe de Pedro, Marcela Fernandes Rocha Ondei, 37 anos, que estava aflita pela internação do filho. “Nós temos uma cachorrinha em casa e, justamente por isso, ver o rostinho dele feliz é muito importante, porque eu estou sofrendo junto com ele”, comenta.

Equipes da FMABC e hospital participantes do projeto
Para garantir total segurança à saúde das crianças e dos animais, todas as medidas de prevenção de zoonoses são tomadas. “A gente faz uma avaliação dos animais levando em consideração comportamento e histórico de saúde. A partir disso, vemos se o animal tem perfil, porque não basta ele ser dócil com o seu tutor, ele precisa permitir que outras pessoas interajam com ele. Os cães são vermifugados, vacinados, higienizados, recebem banho e tem toda a precaução para entrar no hospital”, explica a médica veterinária e fundadora do projeto social Pet Afeto, Suraia Aissami.
Outro caso que chamou a atenção durante a visita foi do menino de 11 anos, Eliel Moraes de Almeida. Há sete anos, a criança tem internações recorrentes no CHM. A última delas já completou três meses por conta do tratamento de uma imunodeficiência. Apesar de abatido pela condição clínica, Eliel passeou com o pug Neném. “Eu gosto de cachorro e fico mais feliz quando eles vêm aqui”, afirma. A fala do menino foi reforçada pela mãe Fernanda Moraes de Almeida, 34 anos. “Depois ele fica comentando sobre a visita dos cães. Vejo que ele fica feliz e isso também me alegra”.
Como parte do Humaniza Ped, já foram realizadas atividades de música, pintura, contação de histórias, entre outras ações lúdicas. Neste ano, a Pet Terapia foi uma novidade. “Para os pacientes, o ambiente hospitalar ganha um novo contexto, mais alegre, e isso tem uma ação terapêutica evidente. Já para os alunos, esse tipo de atividade ajuda muito interagirem com as crianças por meio dos animais. Com certeza os tornará profissionais mais humanos”, avalia a professora doutora Marisa Laranjeira, coordenadora da enfermaria de Pediatria e da programação dos alunos da Faculdade de Medicina do ABC. Diante dos resultados, Laranjeira estuda tornar a ação mais frequente, em parceria com ONGs e tutores dos animais de estimação.
Postado por Maíra Oliveira em 31/ago/2018 -

Prefeito Orlando Morando participou da cerimônia de entrega
Com objetivo de qualificar e melhorar o atendimento dos serviços de Saúde, a Prefeitura de São Bernardo realizou, em 23 de agosto, a entrega de 1.750 tablets que serão utilizados pelos Agentes Comunitários de Saúde. A nova tecnologia trará mais agilidade no fluxo de informações dos pacientes, que são atendidos em visitas domiciliares.
Com o auditório do Teatro Inezita Barroso lotado, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou a entrega acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do Diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, e do presidente da Câmara Municipal, Pery Cartola.
“Na minha primeira visita como prefeito nas Unidades Básicas de Saúde, me incomodou o fato de os agentes terem que preencher tudo no papel. Por isso, solicitei ao secretário que algo fosse feito e hoje estamos entregando mais uma tecnologia para a saúde da nossa cidade. Esse serviço mostra o quanto estamos preocupados em melhorar e aprimorar atendimento da cidade”, explicou Morando.
Dos 1.750 tablets, 800 serão distribuídos para agentes e para as UBSs. O restante será enviado para os hospitais da cidade (Hospital Pronto-Socorro Central, Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário e Hospital de Clínicas Municipal).
UNIFORMES
Durante o ato, foi apresentado também o novo uniforme que será utilizado pelos agentes de saúde e pelos profissionais do programa “Consultório na Rua”. Com tecido apropriado, conforto e itens de segurança de trânsito, o novo uniforme é composto por calça jeans, camisetas (manga curta e longa), colete, jaqueta de frio e boné. Todas as peças também possuem adaptação para o transporte dos tablets. Agente da UBS Orquídeas, Silvana de Lima serviu como modelo na apresentação do uniforme. Ela agradeceu ao prefeito pelo investimento e por acreditar no trabalho executado por eles. “O novo uniforme é muito melhor que o antigo. A jaqueta é bem quentinha e vai nos proteger do frio. Estou muito feliz”, comemorou.
O responsável pela pasta de Saúde salientou a importância do trabalho executado por todos os profissionais. “Temos um total de 559 agentes, que atuam nas 34 UBS do município. Todos conhecem o território com propriedade e participam ativamente da prevenção de doenças e promoção da saúde. Posso afirmar que todos os dias temos nas ruas um exército capacitado em melhorar a saúde da nossa cidade”, disse Reple.
Postado por Eduardo Nascimento em 31/ago/2018 -

Equipe do curso de Enfermagem da FMABC participou de treinamento prévio ao simulado
O Estádio Bruno Daniel será o cenário do próximo simulado de incidente com múltiplas vítimas em Santo André, organizado pela Coordenadoria Municipal de Urgência e Emergência. No próximo domingo (02/09), os órgãos e instituições envolvidos no atendimento de eventos com múltiplas vítimas participarão do treinamento das 9h às 11h. Para a realização do simulado, será interditada uma faixa da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, na lateral do estádio.
A cena desta edição será um tumulto, seguido de uma explosão, durante um show no local. Haverá um total de 47 vítimas, classificadas por meio do método START: seis com ferimentos graves (cor vermelha), seis com ferimentos moderados (cor amarela), 30 com ferimentos mínimos (cor verde) e cinco vítimas com ferimentos críticos que indicam morte iminente (cor cinza). O simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é a de avaliar a eficiência dos planos de emergência, bem como treinar as equipes de resposta.
A Prefeitura participará com equipes da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Engenharia de Tráfego, da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde e de Cidadania e Assistência Social, além da Vigilância Sanitária, Transporte Sanitário Integrado, Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, Hospital da Mulher e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Instituições administradas pelo Estado também participarão, sendo elas a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Hospital Mário Covas.
Entre os equipamentos privados que participam do simulado estão os hospitais Santa Helena, Brasil, Christóvão da Gama, as faculdades Anhanguera, Medicina ABC e as instituições de ensino ETIP, Instituto Polígono e Colégio São Mateus. As equipes do SAMU São Bernardo do Campo e Mauá também darão apoio à ação, bem como a administração do Estádio Bruno Daniel. No total serão mais de 100 profissionais envolvidos no evento.
CURSO DE ENFERMAGEM
Pela Faculdade de Medicina do ABC, cerca de 15 alunos do 4º ano de Enfermagem participarão do simulado nos papeis de “sombras”, conforme explica a professora da disciplina de Enfermagem em Emergências e vice-coordenadora do curso, Ana Maria Fiorano. “A simulação é bem próxima da realidade. No entanto, as vítimas são atores. Como elas não têm os sintomas reais do trauma que representam, haverá um sombra com todos os dados clínicos a serem informados ao socorrista. Os alunos/sombras passarão os dados às equipes de triagem e ainda terão a função de avaliar se o trabalho dos triadores será feito da forma correta, mediante o protocolo de cada paciente”, detalha Fiorano.
Segundo a docente da FMABC, esse tipo de atividade é de extrema importância e marca a trajetória daqueles que participam. “Estar em uma simulação desta magnitude traz muita bagagem aos alunos, que levarão esse conhecimento para o resto da vida. Trata-se da vivência de simulação realística em um ambiente de catástrofe, em que muitas vezes nos perguntamos se aquilo tudo não é mesmo real. Esse tipo de experiência é fundamental, pois, em casos reais, o objetivo das equipes de atendimento é salvar o maior número possível de vítimas. Com profissionais treinados, os índices de sucesso certamente são maiores”, completa Ana Fiorano.
A interlocução entre o curso de Enfermagem da FMABC e o SAMU de Santo André, inclusive com treinamento prévio ao simulado, foi realizada pela docente Juliana Palladino.
Postado por Maíra Oliveira em 31/ago/2018 -

Anna Luiza Baptista (residente), Dra. Lucia Mioko Ito, Amanda Voltareli César de Oliveira (residente) e Dr. Nobuo Matsunaga
A Faculdade de Medicina do ABC de Santo André acaba de ser premiada na 3ª RDP – Jornada Multisserviços, Avanços em Dermatologia e Dermatoscopia, realizada dias 17 e 18 de agosto no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Um caso clínico atendido no ambulatório da disciplina foi apresentado pela médica residente de Dermatologia, Amanda Voltareli César de Oliveira, uma das autoras do trabalho. O caso foi eleito o melhor na área de Dermatopediatria.
Um dos motivos da premiação foi a conduta clínica adotada durante o atendimento, que envolveu uma criança de 11 anos. Os profissionais conseguiram diagnosticar uma doença sistêmica, a tuberculose pleural, a partir da identificação correta de lesões cutâneas. “O paciente queixava-se há três anos de lesões pelo corpo e inchaço no olho direito. Identificamos as lesões por exames clínicos como sendo de um quadro chamado líquen escrofuloso, uma reação de hipersensibilidade aos antígenos da tuberculose. Após início do tratamento adequado, o paciente teve recuperação completa do quadro cutâneo e ocular logo nas primeiras semanas, além de apresentar ganho de 10 quilos. Foi um caso muito interessante, especialmente pela raridade”, resume Amanda, que comemorou a conquista. “O prêmio reflete a qualidade do atendimento que oferecemos aos nossos pacientes da disciplina de Dermatologia. Acredito que solidificamos ainda mais o prestígio da nossa faculdade. Foi emocionante apresentar um caso tão rico em nome da FMABC e de todos os professores. Agora, o próximo passo será a publicação”, projeta a residente.
No evento foram apresentados diversos casos clínicos com a participação dos 24 serviços credenciados na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP). Os participantes apresentaram os trabalhos em etapas divididas entre evoluções clínicas, imagens dos pacientes e exames complementares utilizados.
O trabalho foi produzido pela médica residente Amanda Voltareli César de Oliveira, além dos professores Dr. Eduardo Lacaz Martins, Dra. Lucia Mioko Ito, Dr. Nobuo Matsunaga, Dr. Simão Cohen e Dr. Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho, este professor titular da disciplina.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/ago/2018 -

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mario, e o secretário-geral, Edson Salvo
Órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores esteve reunido na manhã de 23 de agosto, quando aprovou a vinculação de um instrumento de ‘compliance’ ao cargo de diretor-geral nas unidades de saúde gerenciadas. A partir de agora, para estar à frente dos hospitais administrados pela FUABC, o gestor deverá concordar e assinar o instrumento de controle, que estabelece com clareza as obrigações e os limites de atuação, formalizando a responsabilidade do executivo com a política de boas práticas acolhida pela mantenedora.
Para o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, a criação desta ferramenta representa grande avanço no modelo de gestão e expande os atuais mecanismos de controle, ao estabelecer ligação direta e contratual entre a mantenedora e o diretor da unidade. “Os diretores-gerais têm de estar absolutamente alinhados às boas práticas da Fundação do ABC. Com o instrumento de compliance, vinculamos o gestor à FUABC em suas funções e em seus limites financeiros, orçamentários, de recursos humanos, no cumprimento de metas, nas tomadas de preços para processos de compras e contratações de serviços, entre outros elementos, cláusulas e obrigações. Nosso objetivo é garantir que os gestores realizem suas atividades de maneira responsável, alinhados às diretrizes da FUABC”, detalhou o presidente.
A novidade passa a valer para todos os diretores-gerais da Fundação do ABC – cargo antigamente conhecido como de superintendente em algumas unidades –, incluindo todos os contratos de gestão, hospitais, a Central de Convênios e a Faculdade de Medicina do ABC. Dessa forma, todas as unidades deverão se ajustar aos padrões e critérios legais e gerenciais que serão implantados.
Membro do Conselho de Curadores, o médico Ari Bolonhezi comemorou a nova ferramenta de controle, lembrando que essa era uma antiga reivindicação do conselho. “Parabenizo a Presidência pela atitude de criar dispositivos de compliance e protocolos sobre como as coisas devem acontecer. Essas medidas, juntamente com outras comunicações da Presidências aos curadores, contribuem para a nossa tomada de decisão e devem ser ampliadas”, indicou Bolonhezi.
HOSPITAL DA MULHER

O secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, e a nova diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo
A enfermeira Sandra Regina Giron Gallo é a nova diretora-geral do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André. O nome da gestora foi aprovado na mesma reunião do Conselho de Curadores da FUABC e ela será a primeira a assinar o instrumento de compliance.
Graduada em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina (1979), Sandra Gallo traz no currículo especializações em Administração Hospitalar (1981), Homeopatia (1993) e em Processos Educacionais em Metodologias Ativas (2004), além das formações em Auditoria em Saúde – SUS, pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (2001), e em Auditoria SUS, pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (2012). Na trajetória profissional, atuou como chefe do Departamento de Regulação do Sistema, na Secretaria Municipal de Saúde de Santos; como auditora SUS do Grupo Normativo de Avaliação e Controle (GNACS), da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP); assistente técnica do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-XV); diretora técnica da Divisão Regional da Capital (DIR-I), da SES-SP, entre outras funções.
“Há mais de 20 anos trabalho na área da gestão pública, boa parte na Secretaria de Saúde do Estado. Venho a Santo André no intuito de contribuir com o Hospital da Mulher, potencializando as políticas públicas dentro da unidade, tendo em vista que é um hospital municipal, assim como para otimizar toda a atividade que a FUABC tem para oferecer, construindo juntos inovações”, informou Sandra Gallo aos curadores.
A nova diretora do Hospital da Mulher esteve na FUABC acompanhada pelo secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, que falou sobre a expectativa da Administração para o equipamento municipal de saúde. “Não tivemos nenhuma divergência ou problema com a direção anterior. O que estamos buscando é a maior aproximação entre a visão atual da Secretaria de Saúde e o Hospital da Mulher. Ao longo de 10 anos, o hospital esteve muito apartado da política municipal de saúde, embora seja um equipamento da Secretaria Municipal. Na Rede Cegonha, por exemplo, que somos signatários junto ao Ministério da Saúde, há um distanciamento do que é feito na rede básica e no Hospital da Mulher, sem perder de vista a excelência do trabalho que é prestado pelo hospital, mas de forma isolada, do ponto de vista da condução da política de saúde a nível do Plano Municipal de Saúde”, considerou Márcio Chaves.
Sobre a nova diretora do hospital, Chaves acrescentou: “Dentro desta perspectiva, indicamos alguém com um perfil mais ligado à gestão e de entendimento desse relacionamento com toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. A Sandra Gallo está extremamente preparada. Tem bastante experiência e vivência em gestão. É conhecedora profunda dos programas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, podendo representar tanto a FUABC como também fazer a interlocução junto à Secretaria”, finalizou o secretário de Saúde de Santo André, considerando “fundamental a questão do compliance e do aperfeiçoamento dos órgãos de controle pela FUABC”.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/ago/2018 -

“Saúde” será o tema da série “Desafios – Eleições 2018”
Considerado um dos mais tradicionais programas de entrevista da TV brasileira, o Roda Viva promove na próxima segunda-feira (27 de agosto) um debate sobre Saúde, em mais uma edição da série “Desafios – Eleições 2018”. Com formato diferenciado, de “mesa redonda”, terá entre os especialistas convidados o diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e atual coordenador do programa de Saúde da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência da República, Dr. David Everson Uip. A transmissão terá início às 22h15, ao vivo, na TV Cultura, assim como no site da emissora, no YouTube, no aplicativo #CulturaDigital e no Facebook.
Essa é a terceira vez que o Dr. David Uip participa do programa. Em maio de 2015, à frente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o médico infectologista foi sabatinado por jornalistas de grandes veículos da imprensa nacional, quando abordou temas como epidemia de dengue, principais problemas do sistema de saúde paulista e brasileiro, e possíveis soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na década de 90, o especialista esteve no “centro” do programa para abordar a epidemia de Aids.
Há mais de 30 anos no ar, o Roda Viva é um espaço plural para apresentação de ideias, conceitos e análises sobre temas de interesse da população, sob o ponto de vista de personalidades notórias. A mediação está sob responsabilidade do jornalista Ricardo Lessa.
DAVID EVERSON UIP
Secretário de Estado da Saúde de São Paulo entre setembro de 2013 e abril de 2018, Dr. David Uip concluiu o curso de Medicina pela segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC, em 1975. Possui mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC desde 2001.
Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e coordenou projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África.
Em fevereiro de 2009, assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com quase 140 anos de existência. Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório, que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas.
Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, o docente foi eleito diretor-geral em 6 de outubro de 2017, pela Congregação Universitária da Faculdade de Medicina do ABC.