Postado por Eduardo Nascimento em 03/mar/2017 -
A Faculdade de Medicina do ABC dará início neste 2017 à primeira turma do curso de aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica. Com inscrições abertas, a modalidade de ensino é destinada a profissionais e graduandos do último ano na área da saúde, que atuam ou ambicionam atuar em Pesquisa Clínica.

Ao todo serão 6 meses de curso e carga de 184 horas
Ao todo serão 6 meses de curso e carga de 184 horas, divididas em aulas presenciais às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h. O início dos trabalhos está agendado para 3 de abril. “Nosso objetivo geral é capacitar profissionais da área da saúde com base na necessidade crescente do mercado atual, no desenvolvimento e gestão dos processos que envolvam a pesquisa com seres humanos”, explicam os coordenadores do curso, Dr. João Antonio Corrêa e Bruno Bezerra Rosa.
Entre os temas que integram o conteúdo programático constam “Introdução à Pesquisa Clínica”, “Estatística e Epidemiologia”, “Medical Affairs”, “Processos Regulatórios” e “Estrutura e Gerenciamento do Centro de Pesquisa”. O curso contará com participação de diversos profissionais da área, incluindo convidados da indústria farmacêutica e Organizações de Pesquisa Clínica (CROs).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Interessados podem obter mais informações no site www.fmabc.br, na área de Pós-Graduação Lato Sensu. Pessoalmente, o setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A faculdade fica na Av. Príncipe de Gales, 821, Bairro Príncipe de Gales, em Santo André (SP). Mais informações no telefone (11) 4993-5426 ou nos e-mails posgraduacao@fmabc.br e pesquisa.clinica@fmabc.br.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/fev/2017 -
Neste início de ano, cinco mantidas da Fundação do ABC passaram a contar com novos diretores gerais. Com a mudança de comando nas Prefeituras da região do ABC e na Presidência da FUABC, novos gestores foram selecionados, em comum acordo, com objetivo de ampliar as parcerias existentes e de otimizar ações na gestão compartilhada vigente nas unidades.
Aroldo da Costa Saraiva

Aroldo da Costa Saraiva
Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios tem como novo diretor geral Aroldo da Costa Saraiva. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Zoologia pela PUC de Belo Horizonte, o gestor já ocupou cargos de secretário municipal de Finanças (2015) e de Saúde (2015-2016) em Campos do Jordão, secretário municipal de Finanças em Ubatuba (2011-2012) e coordenador do Centro de Ciências Humanas, Letras e Educação na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes, entre outras atividades.
Criada em 2007 para prestar serviços sob necessidades específicas em saúde, a Central de Convênios atua em áreas clínicas e administrativas de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Programa de Saúde da Família e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros equipamentos.
Nas parcerias mais recentes da Central de Convênios estão a UPA do bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes, e a UPA Central de Santos.
Nilton Angelo Lorandi

Nilton Angelo Lorandi
Composto pelo Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário, Hospital Municipal de Clínicas José Alencar e Hospital e Pronto-Socorro Central, o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo tem como novo diretor geral o economista Nilton Angelo Lorandi. O gestor traz no currículo graduação em Ciências Econômicas pelo IMES / Universidade de São Caetano do Sul (1975-1979), MBAs em Gestão Hospitalar e em Gestão Empresarial, ambos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), EAD em Docência pela FGV, além de pós-graduações em Administração Hospitalar pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa e em Sistema de Informação pela Escola de Engenharia Mauá.
Entre os cargos de chefia já ocupados, o novo diretor do CHMSBC já desempenhou as funções de superintendente do Hospital e Maternidade Brasil (1986-2010) e de diretor administrativo do Hospital Estadual Mário Covas (2013-2014), entre outras organizações de saúde.
Onésimo Duarte

Onésimo Duarte Ribeiro Junior
O anestesista Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Junior é o novo diretor geral do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André. O gestor é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Taubaté e traz no currículo mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – instituição pela qual atua como professor da disciplina de Anestesiologia e coordenador da Residência Médica em Anestesiologia.
De acordo com Duarte, assumir o hospital é um grande desafio, tendo em vista a importância do equipamento de saúde para o Grande ABC e, principalmente, para a cidade de Santo André. “O Hospital da Mulher é considerado hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC e responde por 100% dos partos da cidade realizados via Sistema Único de Saúde. É uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma unidade desse porte e tenho certeza de que vamos avançar na oferta de serviços, assim como na qualidade e humanização do atendimento”, afirmou.
Patrícia Veronesi

Patrícia Veronesi
A advogada Patrícia Veronesi é a nova diretora geral do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, composto pelo Hospital Márcia Braido, Hospital Maria Braido, Hospital de Emergências Albert Sabin, Hospital São Caetano, Hospital Euryclides de Jesus Zerbini e Complexo Municipal de Saúde.
Formada em Direito em 1995, advogada militante, atuou como coordenadora do Departamento Jurídico da APAE de São Caetano do Sul até 2011. Possui pós-graduação Lato Sensu na Escola Superior de Advocacia, em Direito do Terceiro Setor. É procuradora adjunta da Federação das APAEs do Estado de São Paulo e tutora no curso “Da Denúncia à Intervenção”, promovido pela UNIAPAE. Foi sócia até 2013 da Dotta Sociedade de Advogados, sediada em São Caetano do Sul, pela qual assessorou os municípios de Itapetininga, Carapicuíba e Ferraz de Vasconcelos. De abril de 2013 a dezembro de 2016, advogou no escritório Almeida Teixeira Advogados Associados S/C.
Ricardo Carajeleascow

Ricardo Carajeleascow
Formado em Medicina pela Universidade de Taubaté (1995), com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital do Mandaqui e em Cirurgia Oncológica Pélvica pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Dr. Ricardo Carajeleascow é o novo diretor geral do Complexo de Saúde de Mauá – o COSAM –, que engloba o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.
O gestor traz no currículo pós-graduação em Gestão Pública pela UNIFESP e pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Gilmar Mendes. Já atuou como secretário municipal de Saúde em Paulínia (2013-2016) e assessor técnico da Secretaria de Saúde (2012-2013), entre outras atribuições.
Ex-aluno da primeira turma da FMABC
assume Secretaria de Saúde de Bertioga

Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves
Aluno da primeira turma da Medicina ABC, de 1969, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves assumiu neste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Bertioga, no Litoral paulista. Médico andreense com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, radicou-se em Bertioga em 1984, onde foi vereador por três legislaturas e desincompatibilizou-se para assumir a Superintendência do Hospital Bertioga, cargo que ocupou entre 2009 e 2012. Dr. Jurandyr também já respondeu pela Secretaria Geral da Fundação do ABC e foi secretário adjunto de Saúde da Prefeitura de Santo André.
Neste novo desafio em Bertioga, comanda uma Secretaria de Saúde responsável por supervisionar os serviços médicos e odontológicos do município e por orientar as políticas de saúde coletiva. A Pasta responde pela assistência médica à população, sobretudo em atendimentos de urgência e emergência, além de trabalhar medidas preventivas na Atenção Básica, coordenar as campanhas de saúde e cuidar do controle de zoonoses e de epidemias, entre outras atribuições.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/fev/2017 -
Uma mobilização na mídia em favor do menino Caique, internado há mais de 2 anos no Hospital Municipal Irmã Dulce, sensibilizou Luan Santana. Após comandar o show de aniversário de Praia Grande, em 19 de janeiro, o cantor visitou o garoto na UTI Pediátrica do hospital.

Comovente história do menino Caique, que esteve internado por mais de 2 anos na UTI Pediátrica do “Irmã Dulce”, sensibilizou Luan Santana
O drama da criança e do pai, o comerciário Genival Francisco de Almeida, de 34 anos, foi divulgado em agosto do ano passado. Caique é o segundo filho de Genival. O primeiro, Paulo Henrique, tem 11 anos e fica sob os cuidados da esposa Cristiana. A doença do garoto foi diagnosticada quando ele tinha menos de um ano. Exames comprovaram que Caique tem atrofia muscular espinhal – doença que o faz perder a potência muscular, que o impede de andar e até respirar, razão pela qual precisa ficar ligado a aparelhos e se alimentar por sonda.
Desde então, a UTI Pediátrica do ‘Irmã Dulce’ passou a ser o segundo lar de Genival e Cristiana, que no início se alternavam como acompanhantes do menino. Porém, a situação acabou causando sofrimento à esposa, que passou a ficar responsável apenas pelo cuidado do filho mais velho.
ROTINA DE SUPERAÇÃO
Todos os dias, por volta das 6h30, o pai despertava ao lado do berço de Caique e seguia para o trabalho em Mongaguá. Almoçava em casa, quando aproveitava para estar então com a esposa e o outro filho. Às 17h30, pegava o ônibus de volta ao hospital em Praia Grande. Às 18h30, tomava banho, jantava no refeitório do ‘Irmã Dulce’ e, na UTI, divertia-se com Caique com brincadeiras e assistindo aos DVDs de Luan Santana.
A história fez uma brasileira na Espanha doar certo valor à família. Um empresário também quitou a dívida de mais de R$ 40 mil do imóvel da família, já considerado perdido para o banco. Assim, foi possível buscar na Justiça o Homecare – espécie de UTI domiciliar para a tão esperada alta hospitalar de Caique.
Em 19 de janeiro, um escritório de advocacia, pago com doações, obteve a liminar para o Homecare. A visita de Luan Santana coroou o momento. Agora, Caique está em casa se divertindo com o irmão, recebendo o carinho da mãe e cuidados 24 horas de enfermeiros. “Agradeço a Deus por ter colocado tantas pessoas especiais na nossa vida e que nos deram essa alegria”, declara feliz o pai Genival Francisco de Almeida.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/fev/2017 -
O prefeito de São Caetano e a secretária municipal de Saúde realizaram visita técnica ao Hospital de Emergências Albert Sabin em 24 de janeiro. A intenção foi verificar as atuais condições do local, em termos de infraestrutura e qualidade no atendimento. Foi constatada a necessidade de urgente reforma e readequação de espaços.

Intenção da visita foi verificar atuais condições do local, em termos de infraestrutura e qualidade no atendimento
A visitação foi orientada pela equipe médica diretiva do hospital. O grupo circulou por todas as alas, desde recepção até as salas de medicação, internação e UTI, além das áreas dedicadas ao administrativo e acomodação de médicos e funcionários.
“A realidade encontrada nos deixa preocupados e chateados, afinal, esta é uma unidade relativamente nova, inaugurada em 2008, e de grande importância estratégica na Saúde. O hospital está totalmente precarizado, sem nenhum grau de manutenção, a um nível quase proibitivo de uso”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, a respeito da situação estrutural.
Já em termos de equipe, a secretária de saúde, Regina Maura Zetone, elogiou o quadro. “A equipe é suficiente e muito boa, com profissionais dedicados e competentes, e com uma diretoria forte. Precisamos de algum reforço em poucas áreas”, disse Regina.
REFORMA
Como resultado das observações, constatou-se a real e urgente necessidade de reforma do hospital. “É imperativo que se resolva”, determinou o prefeito. O próximo passo será encontrar uma solução financeira. “Temos aqui uma demanda urgente e grave. Vamos reunir as Secretarias de Saúde e da Fazenda para vermos a possibilidade de uma verba emergencial”, explicou Auricchio.
Para evitar o desconforto de uma reforma ao mesmo tempo em que se realiza os atendimentos médicos, a ideia é levar todos os serviços do Albert Sabin temporariamente para o Hospital São Caetano, que funcionaria 24 horas durante o período de obras.
“Vamos estudar essa alternativa, assim conseguiríamos uma obra mais rápida, direcionada e menos incômoda para os pacientes”, disse o prefeito. O prazo para início só será determinado após resolvida a questão financeira da obra.
Postado por Eduardo Nascimento em 24/fev/2017 -
A utilização da bola suíça antes do trabalho de parto é uma técnica bastante difundida e que reduz substancialmente o desconforto pré-parto, promovendo às gestantes o alívio das dores e melhoria da mobilidade pélvica. Implantado há três meses na Maternidade do Hospital Nardini de Mauá, o método alcança 100% de adesão e aprovação das pacientes. Em janeiro, a unidade realizou 143 partos, sendo 90 normais e 53 cesáreas. O hospital é referência para partos de alto risco em toda microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Método incentiva realização de parto humanizado
Todas as gestantes que chegam em trabalho de parto são submetidas à técnica, quando há necessidade clínica e de acordo com a preferência da paciente. Uma das principais vantagens da prática é não ser farmacológica, ter simples manuseio e baixo custo de investimento. Todas as orientações de exercícios e posicionamento são supervisionadas por enfermeiros com especialização em Obstetrícia, exigência para a prática. Entre os principais benefícios observados durante o período estão a redução de efeitos colaterais para a mamãe e o bebê, fortalecimento da musculatura, correção postural, alongamento e relaxamento, assim como auxílio para descida do feto ao canal de parto, maior mobilidade da parturiente durante o trabalho de parto e diminuição das dores provocadas pelas contrações uterinas. Os exercícios de rotação lombar são associados com ensinamento de técnicas respiratórias, deambulação e massagens.
“Eu já conhecia todos os benefícios. Até comprei uma bola para utilizar em casa porque sei que ajuda a aumentar a dilatação. Dói de qualquer jeito, mas desta forma as contrações aceleram e diminui o desconforto antes do parto. Recomendo a todas as gestantes”, disse Maria Alice Sampaio, 32 anos, que deu entrada no Nardini em 14 de fevereiro, moradora do bairro Feital, em Mauá. A paciente realizou os exercícios durante o dia, em períodos alternados, antes de dar à luz ao segundo filho.
“Notamos que o método se mostrou bastante eficaz para alívio das dores e progressão do parto. Promover conforto e satisfação para a mulher durante o trabalho de parto está entre as tarefas mais importantes dos profissionais de Saúde. Por isso nosso objetivo é manter e adotar cada vez mais métodos de promoção ao parto humanizado”, explica a coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Juliana Antonio dos Santos.
Na concepção da nova Maternidade do hospital, que está em obras, está contemplado espaço ampliado para práticas de humanização ao parto, além da entrega do Centro de Parto Normal, 15 leitos de cuidados intermediários, 10 leitos de UTI Neonatal, 5 leitos da Unidade Mamãe Canguru e a construção de um novo e moderno Centro Obstétrico.
REFERÊNCIAS
O nome “bola suíça” faz menção à introdução da técnica aperfeiçoada por um fisioterapeuta britânico que viveu no país. O método está em conformidade com a portaria Nº 11, de 7 de janeiro de 2015, que redefine as diretrizes para implantação e habilitação da assistência de humanização ao parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo parâmetros do Programa Rede Cegonha. Também está classificada, junto a outras recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), na categoria de condutas úteis que devem ser encorajadas no trabalho de parto.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/fev/2017 -

Nova ala da Enfermaria conta com 8 novos leitos e novos equipamentos
A Prefeitura de São Bernardo ampliou a disponibilização de leitos no Hospital e Pronto-Socorro Central, situado na Rua Secondo Modolin, 380. Na tarde de 15 de fevereiro, a administração formalizou a entrega de nova ala da Enfermaria, com 8 novos leitos e novos equipamentos, garantindo a estrutura de 162 leitos em todo o complexo hospitalar. No ato de entrega também foram apresentadas duas novas ambulâncias UTIs do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que não eram repassadas ao município desde 2012.
Presente no HPS Central, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, acompanhados de integrantes da direção do complexo hospitalar, realizaram vistoria pelo local, reforçando a premissa de aprimorar e humanizar o atendimento aos pacientes. Em tempo recorde, a Prefeitura de São Bernardo retomou os serviços de entrega dos leitos da Enfermaria (44 no total), investindo aproximadamente R$ 40 mil. “Encontramos a obra na Enfermaria, como todas as outras na cidade, inacabada. A vantagem é que, por termos um contrato de manutenção aqui no Pronto-Socorro, conseguimos retomar os serviços e entregar em um período muito rápido, melhorando o atendimento à população”, pontuou Morando.
NOVAS AMBULÂNCIAS

Administração também apresentou duas novas ambulâncias do SAMU
Em relação às ambulâncias, as duas viaturas são modelos avançados, que se somam a outros 12 que já estão no município. Os novos carros são totalmente equipamentos para realizar atendimentos de alta complexidade, como traumatismos. “Este foi investimento do Ministério da Saúde, no valor aproximado de R$ 600 mil, e estamos com o que há de mais moderno para auxiliar no atendimento”, afirmou o chefe do Executivo.
O HPS Central é dedicado a atenção às urgências e emergências traumáticas e clínicas, com funcionamento 24 horas. O estabelecimento serve de referência para as nove UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade. Além das internações, a unidade realiza consultas, exames de análises clínicas e imagem e pequenos procedimentos cirúrgicos. Tem como especialidades a clínica geral, ortopedia, pediatria e oftalmologia e realiza aproximadamente 22 mil atendimentos por mês.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/fev/2017 -
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Saúde, deu início em fevereiro à inserção da “Roda de Conversa” nos equipamentos de saúde da cidade. O dispositivo está alinhado à Política Nacional de Humanização e serve para estimular o diálogo entre os funcionários das unidades, promovendo o protagonismo dos trabalhadores, a cogestão e a transparência. O projeto piloto foi realizado dia 8 em unidades de Atenção Básica dos três distritos da cidade com presença da secretária da Pasta, Ana Paula Peña Dias. A previsão é de que esse instrumento seja levado de forma sistemática para toda a rede municipal.

Unidade de Saúde da Família Parque Miami foi a primeira a testar o dispositivo de “Roda de Conversa”
No Centro de Saúde Escola do Parque Capuava, a experiência inicial serviu para identificar problemas e soluções pontuais e também aqueles que interferem em outros equipamentos. “A gente ouve o que a população traz, mas nós também temos nossas dificuldades que prejudicam o atendimento. Receber esse olhar para as nossas carências, para o que está nos impedindo de fazer o que é preciso pelos usuários, isso é importante”, comentou a pediatra Ivana Simões. Há pelo menos 25 anos trabalhando no local, a encarregada da unidade, Rita de Cássia Chukri Jaimez, diz ter sido inédita a visita que a equipe de Gabinete fez para dialogar. “É primeira vez que eu vejo alguém vir nos escutar e fiquei feliz por isso”.
A ideia é que a “Roda de Conversa” seja um momento para que a própria equipe da unidade se reúna e, assim, tenha mais autonomia para discutir e encontrar soluções adequadas à rotina do serviço, todos no mesmo nível, abrindo mão da hierarquia durante a conversa e sempre concluindo com uma avaliação. Além disso, o projeto visa estimular que haja uma interação entre as unidades, a fim de que os departamentos conheçam o efeito do seu trabalho no processo e possam contribuir entre eles, por exemplo, em situações em que uma unidade dispõe de algum mobiliário sem uso que poderia ser importante para outra.
Na avaliação da secretária de Saúde, o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser feito em rede e para articulá-la é preciso utilizar dispositivos como este. “Queremos que a partir da percepção dos próprios funcionários e da sua participação sejam construídas medidas que melhorem a realidade deles e consequentemente, dos usuários”, planeja Ana Paula Peña Dias.
Postado por Eduardo Nascimento em 17/fev/2017 -
Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios (CC) está com nova Diretoria Geral e já deu início a série de mudanças que buscam otimizar a gestão, fortalecer pontos positivos e propor soluções que melhorem o dia a dia nas unidades gerenciadas, contratos e convênios. Uma das primeiras ações desenvolvidas ocorreu em 6 de fevereiro, quando comitiva da área administrativa da CC esteve em visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes.

Equipe da UPA Rodeio e Comitiva da Central de Convênios
As gerentes Marlei Fim, Mara Rodrigues e Andréia Godoi acompanharam o novo diretor geral da Central de Convênios, Aroldo da Costa Saraiva, na vistoria à UPA. A comitiva da CC-FUABC percorreu todas as alas, conversou com funcionários e pacientes, e conferiu de perto o trabalho desenvolvido na unidade.
A partir da visita, será preparado relatório com o detalhamento do que foi encontrado e um plano de ação, que permitirá adequar situações e implantar melhorias. Posteriormente, o trabalho piloto realizado na UPA de Mogi das Cruzes será levado para as demais unidades gerenciadas pela Central de Convênios.
RESULTADOS EXPRESSIVOS
Em 2016, a UPA Rodeio contabilizou cerca de 9.000 atendimentos nas áreas de Clínica Médica e Pediatria. Hoje são 92 funcionários contratados via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e outros 50 terceirizados. Os pacientes chegam em demanda espontânea e via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Segundo pesquisa de satisfação dos usuários, aprovação dos serviços está acima de 80%.
“Em pouco mais de um ano de funcionamento, temos colhido ótimos frutos com o trabalho na UPA, com feedback positivo tanto dos pacientes que utilizam a unidade quanto da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes”, revela o supervisor administrativo da UPA, Paulo Oliveira.
Para a enfermeira assistencial Patricia Mesquita Gomes, um dos destaques da UPA Rodeio é o sistema de classificação de risco. “Esse método de trabalho reflete diretamente na qualidade da assistência. Temos muitos pacientes que têm convênio médico, mas preferem vir à UPA, pois reconhecem a excelência do serviço”.

Grupo da FUABC percorreu todas as alas, conversou com funcionários e pacientes
QUALIFICAÇÃO FEDERAL
No final de outubro de 2016, Mogi das Cruzes foi contemplada com recursos do Ministério da Saúde para o custeio da UPA Rodeio. A assinatura ocorreu em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que contou com participação do prefeito Marco Bertaiolli, do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual de Saúde, David Uip, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros.
No evento, foi assinada portaria para destinação de R$ 1,2 milhão anual – ou seja, R$ 100 mil por mês – para o custeio da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Rodeio. O recebimento do recurso foi possível porque o equipamento atendeu a todos os requisitos de qualidade do serviço público e a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde.
Após a obtenção dos recursos federais, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com apoio da Fundação do ABC, já prepara documentação para entrar com pedido de qualificação, pela qualidade do serviço prestado, que permitirá receber valor adicional, passando ao total mensal de R$ 170 mil. Hoje a UPA 24 horas custa mensalmente R$ 1,1 milhão.
Visita prévia no Ministério da Saúde, em novembro, avaliou a unidade e constatou que a mesma reúne as condições necessárias para qualificação junto ao órgão federal. A Prefeitura, agora, trabalha para o agendamento da visita oficial de qualificação.
UNIDADE MODELO
Sob gestão da Fundação do ABC desde a inauguração, em 31 de outubro de 2015, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro Rodeio conta com equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos.

Em 2016, a UPA Rodeio contabilizou cerca de 9.000 atendimentos
Enquadrada como UPA 24h – Porte 1, a unidade de Mogi das Cruzes tem estrutura de complexidade intermediária, ocupando espaço na rede municipal entre as unidades básicas de saúde (UBSs) e os serviços de emergência hospitalares. Com acolhimento e classificação de risco, tem como atividade fim o atendimento ao usuário quanto aos cuidados de saúde, com prestação de serviços de forma contínua e eficiente, objetivando o aumento da capacidade assistencial e a redução da espera para os atendimentos.
A unidade funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. São 1,3 mil metros quadrados de construção na avenida Pedro Romero, s/nº, ao lado da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e do Ginásio Municipal de Paradesporto.
Integram as instalações áreas de Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. A UPA conta ainda com três consultórios e nove leitos (sendo dois pediátricos e um de isolamento) distribuídos em ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Entre os equipamentos disponíveis estão carrinhos de emergência, desfibriladores, detectores fetais, eletrocardiógrafos, monitores de parâmetros fisiológicos, ressuscitadores, ventiladores e equipamento de raio-x.
Postado por Eduardo Nascimento em 15/fev/2017 -
Considerada pela Escola Paulista de Medicina uma das equipes multidisciplinares com melhor desempenho na captação de órgãos no Estado de São Paulo, profissionais do Complexo Hospitalar Irmã Dulce de Praia Grande ministraram palestra sobre o tema na Santa Casa de Santos. Organizada pela Secretaria de Saúde de Santos, a atividade em 14 de fevereiro reuniu médicos, profissionais de Enfermagem, de Assistência Social e psicólogos. Aspectos da morte encefálica – condição para a retirada de órgãos – foram explanados na ocasião.

Com um dos melhores desempenhos na captação no Estado, profissionais do Complexo Irmã Dulce ministraram palestra em Santos sobre o tema
A morte encefálica e a avaliação do potencial doador de órgãos foram abordadas pelo diretor clínico do Irmã Dulce, o clínico geral Dr. Renato Luís Borba, que destacou a importância do olhar atento às condições adequadas para a captação. “Além das condições ideais que favoreçam a identificação de potenciais doadores, é preciso haver uma equipe multidisciplinar qualificada. A demora no diagnóstico da morte encefálica pode levar à perda destes pacientes”, ressaltou.
Os aspectos para a confirmação da morte encefálica e o diagnóstico clínico para identificação da falta de funções vitais do cérebro foram apresentados pela médica intensivista responsável pela UTI Adulto do Complexo Hospitalar, Dra. Daniela Boni. Entre os testes clínicos empregados para constatação da morte encefálica, a médica mencionou os exames para obtenção de reflexos nos olhos do paciente, que visam detectar reação à luz, além de outros estímulos.
AUTORIZAÇÃO DA FAMÍLIA
A fase seguinte à conclusão de morte encefálica é a obtenção de autorização da família para a captação de órgãos – assunto exposto pela coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto do Irmã Dulce, Maria Eliza Prado Monteiro.
Conforme a enfermeira, essa decisão ocorre mediante consenso na família. “Para isso, todos passam por entrevista para confirmar ou não o protocolo de doação. Nesta etapa, precisamos dizer aos familiares o que é exatamente a morte encefálica. Falar como é um cérebro que não é mais irrigado, que não tem mais fluxo sanguíneo, ou seja, a morte encefálica, o óbito de fato. A família precisa entender isso de forma objetiva, porém, de maneira digna e acolhedora, para que possa concluir que a única coisa a fazer é permitir que os órgãos do paciente possam salvar pessoas que estão fila de espera”, salientou.
Na palestra, também foi ressaltado que para ser doador não é mais preciso registrar a vontade em cartório e tampouco mencioná-la em documentos pessoais, como ocorria anos atrás, bastando, para isso, deixar a família ciente desta decisão.
Um doador pode beneficiar mais de 12 pessoas com os seguintes órgãos: córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, ossos, pele e artérias.
NÚMEROS POSITIVOS
Os resultados positivos obtidos pela equipe de Praia Grande nessa área levaram a chefe de Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos para Transplante de Santos, a psicóloga Roseane Cordeiro, a organizar a palestra. “Tivemos um caso de morte encefálica na UPA Central e percebemos que houve dúvidas para o procedimento. Então decidimos buscar informações com profissionais experientes, como é caso das equipes do Irmã Dulce”, disse.
No Hospital Municipal, a intensificação na identificação de possíveis doadores em morte encefálica teve início em 2010, quando profissionais passaram por capacitação específica para a notificação e captação de doadores de órgãos e tecidos. Assistente técnica da Unidade de Terapia Intensiva Adulto e presidente da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Irmã Dulce, a médica Dra. Maria Odila Gomes Douglas pretende promover novas capacitações sobre o serviço este ano.
Postado por Eduardo Nascimento em 10/fev/2017 -
A médica proctologista Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna acaba de assumir a Presidência da Fundação do ABC. Solenidade na noite de 9 de fevereiro marcou o início da nova gestão, que tem como vice-presidente o médico e artista plástico Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa. A cerimônia de posse contou com presença de diversas autoridades, entre as quais o prefeito de Santo André, Paulo Serra, responsável pela indicação da Presidência da FUABC para a gestão 2017. Além do chefe do Executivo andreense, também prestigiaram a posse o diretor geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, os prefeitos Orlando Morando, de São Bernardo, José Auricchio Junior, de São Caetano, Atila Jacomussi, de Mauá, e Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra. O secretário de Estado da Saúde, Dr. David Everson Uip, representou o governador Geraldo Alckmin.

Com indicação de Santo André, Maria Bernadette Vianna e Wagner Kuroiwa assumem instituição para a gestão 2017
Formada pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), Maria Bernadette Zambotto Vianna é médica proctologista, gastroenterologista, colonoscopista, cirurgiã geral e do trauma, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e pós-graduação em Gestão Hospitalar. No âmbito administrativo, foi diretora geral do Hospital Municipal de Paulínia (SP), coordenadora médica e médica intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo do Campo, e respondeu pela criação, implantação e coordenação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Centro Hospitalar Municipal de Santo André, entre outras atribuições.
Já Wagner Kuroiwa é médico formado pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em Saúde Pública e em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo. Como artista plástico, acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil Estados Unidos, em 1999. Entre as principais atribuições no campo da gestão, já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, diretor do Grupo de Vigilância Sanitária Regional do Grande ABC da Secretaria de Estado da Saúde e diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de São Bernardo, foi diretor do Departamento de Vigilância à Saúde entre 2001 e 2008 e, atualmente, assumiu a Diretoria do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias.
Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dra. Maria Bernadette Vianna foi indicada por Santo André e substitui a assistente social de formação, sanitarista e especialista em gestão pública, Maria Aparecida Batistel Damaia. Wagner Kuroiwa assume o lugar do engenheiro Mauricio Mindrisz.

Maria Bernadette Vianna, Maria Aparecida Damaia e Wagner Kuroiwa

Ana Carolina Barreto Serra, Paulo Serra e Maria Bernadette Vianna

Prefeitos Atila Jacomussi e Orlando Morando

Patrícia Veronesi, Regina Maura Zetone e Carlos Eduardo Bassuto

Luiz Antonio Della Negra, Antonio Carlos Chagas, Maria Odila Gomes Douglas, Desiré Callegari, José Carlos Canga e Onésimo Duarte

Adilson Casemiro, José Auricchio Jr., Paulo Serra, Maria Bernadette Vianna, Cida Damaia, Wagner Kuroiwa, Orlando Morando e David Uip

Adilson Casemiro Pires, Maria Bernadette Vianna, David Uip e Wagner Kuroiwa

A nova presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna

José Auricchio Junior e Adriana Berringer Stephan

Novo vice-presidente da FUABC, o médico e artista plástico Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa