Funcionários da FUABC e dependentes terão bolsas de estudos em pós-graduação

Postado por Eduardo Nascimento em 20/fev/2015 -

A fim de incentivar a qualificação profissional dos colaboradores e de membros de sua família, a mantenedora Fundação do ABC acaba de ampliar a parceria com a Faculdade de Medicina do ABC e proporcionará desconto de 30% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação. Ao todo são 14 modalidades de especialização “Lato Sensu” disponíveis na FMABC, além de um MBA (Master of Business Administration) e de um curso de aperfeiçoamento.

O novo benefício integra o Programa de Desenvolvimento Institucional da FUABC, abrangente a todos os cerca de 19 mil funcionários e respectivos dependentes, de todos os hospitais e demais unidades mantidas. “Trata-se de excelente oportunidade de crescimento profissional. Ficamos muito satisfeitos com essa nova parceria com a Medicina ABC logo no início do ano, que ratifica o compromisso da Fundação do ABC em investir na educação permanente e na capacitação de seus colaboradores. Com certeza essa é a primeira de muitas ações que vamos implantar em 2015”, garante a diretora executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin.

Os cursos disponíveis são Enfermagem em Cuidados Críticos; Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva; Saúde Reprodutiva para a Enfermagem; Tecnologia Assistiva; Videohisteroscopia Cirúrgica; Videohisteroscopia Diagnóstica; Videolaparoscopia Ginecológica; Análises Clínicas; Disfagia; Direito Médico e da Saúde; Fisiologia Humana; Gestão em Saúde; Sexologia: Novos Paradigmas em Saúde Sexual; e Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, além do MBA em Administração Hospitalar  e de Sistemas de Saúde e o curso de aperfeiçoamento em Fisiopatologia.

Interessados devem comparecer ao setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC com o crachá do funcionário e documentação comprovando o vínculo familiar. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, no prédio do Centro de Pesquisas CEPES, no próprio campus universitário em Santo André (Av. Príncipe de Gales, 821). Mais informações pelo telefone (11) 4993-5426 ou no site www.fmabc.br/pos-graduacao.

Graduação / Vestibular Agendado

Em 2014, FUABC e Faculdade de Medicina do ABC já haviam iniciado acordo semelhante, pelo qual colaboradores e seus familiares passaram a ter subsídios em 7 cursos de graduação.

Até 28 de fevereiro deste ano, a Faculdade de Medicina do ABC estará com inscrições abertas para o “Vestibular Agendado 2015”. Funcionários da Fundação do ABC aprovados no processo seletivo terão 50% de bolsa de estudos nos cursos de Gestão em Saúde Ambiental e de Tecnologia em Gestão Hospitalar, e 30% de desconto nas graduações em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Mais informações e inscrições pelo site www.fmabc.br/vestibular.

Curso de Farmácia está entre os melhores do país

Postado por Eduardo Nascimento em 20/fev/2015 -

O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC confirmou em 2014 a condição de excelência, com desempenho acima da média em avaliações de abrangência nacional. Em dezembro, por exemplo, conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) do Ministério da Educação (MEC), ratificando a posição de destaque entre as graduações mais bem classificadas do país. Antes disso, dias 6 e 7 de novembro, já havia passado por avaliação in loco de comissão do MEC, quando obteve nota final 4.

“O curso de Farmácia começou no ano 2000 e busca desde o início manter currículo atualizado e de qualidade, com grande ênfase no cenário de práticas. O projeto pedagógico foi atualizado ao longo desses 15 anos, de forma a se adequar às novas diretrizes curriculares e à formação generalista”, destaca a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Dra. Sonia Hix, que acrescenta: “O campus da faculdade oferece inúmeras oportunidades em iniciação científica e estágios em diversas áreas, como pesquisa clínica, assistência e análises clínicas. Os alunos têm ainda oportunidade de adquirir conhecimento prático na área de farmácia clínica, hospitalar e de assistência em nossos hospitais de ensino e conveniados. Além disso, são vários os convênios de estágio com indústrias farmacêuticas de destaque, que ampliam as opções de inserção no mercado de trabalho”.

Por meio da Liga de Assistência Farmacêutica e dos programas PET Saúde e Pró-Saúde, os alunos de Farmácia participam de projetos de assistência e extensão universitária, que permitem maior interação com a comunidade local e humanização, além de conhecimento prático na área.

“Contamos com docentes mestres, doutores e pós-doutores com experiência nas diversas áreas de atuação farmacêutica. A nota 4 no ENADE reflete a qualidade da formação dos nossos egressos. Tivemos também avaliação bastante positiva nas visitas do MEC, em novembro, cuja nota global 4 garantiu a renovação do reconhecimento do curso”, enumera a Dra. Sonia Hix, que finaliza: “Os resultados positivos são reflexo do esforço conjunto da Diretoria, corpo docente, funcionários e discentes, em busca de um curso de qualidade. São estímulos para que almejemos resultados ainda melhores em 2015”.

Enfermagem do ‘Irmã Dulce’ faz atualização do Teste do Pezinho

Postado por Eduardo Nascimento em 20/fev/2015 -

Realizada em todos os bebês nascidos na Maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande, a Triagem Neonatal chamada Teste do Pezinho foi tema de atualização ministrada pelo enfermeiro Thiago Santos Rosário, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo. A capacitação técnica ocorreu dias 27 e 28 de janeiro, em dois horários, envolvendo profissionais do hospital responsáveis pela coleta do exame.

Desde 2013, a versão básica do teste oferecida pelo SUS incluiu a detecção de duas novas doenças – deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita –, além de outras quatro: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria. A deficiência de biotinidase é uma doença metabólica que se manifesta por distúrbios neurológicos, lesões na pele, convulsões e atraso no desenvolvimento. Já a hiperplasia adrenal congênita afeta a glândula adrenal e provoca deficiência de enzimas, com consequente desequilíbrio hormonal.

A fenilcetonúria provoca atraso, comprometimento mental e convulsões, entre outros problemas. Já a fibrose cística ocasiona problemas pulmonares, enquanto o hipotireoidismo congênito pode levar a dificuldades respiratórias, icterícia prolongada e anemia, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento intelectual.

Quando detectadas tais doenças, a perspectiva de desenvolvimento da criança depende da agilidade no tratamento – ou seja, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o resultado. A partir do Teste do Pezinho, retira-se amostra de sangue por punção do calcanhar da criança, que deve ser colhida já na primeira semana de vida – após 48 horas do nascimento.

Rápido, o teste leva menos do que cinco minutos e consiste no preenchimento de três círculos de um papel especial com amostras de sangue do calcanhar do bebê para análise laboratorial. Apesar da aparente simplicidade, o exame requer cuidados na coleta, conservação e envio para que o resultado não seja alterado. Por essa razão são constantes os treinamentos promovidos no hospital e ministrados pela APAE-SP. O preenchimento da ficha também deve ser exato em todos os campos, de forma legível.

OUTROS TESTES

No Hospital Irmã Dulce, os recém-nascidos passam pelo Teste do Pezinho e por outros testes antes da alta médica: Triagem Auditiva Neonatal Universal (Teste da Orelhinha), Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) e Teste do Coraçãozinho. Eles também recebem a primeira vacina contra hepatite e já saem com certidão de nascimento – registro feito pelo plantonista do cartório na área da internação.

Centro Hospitalar de Santo André terá Hospital-Dia

Postado por Eduardo Nascimento em 20/fev/2015 -

Com previsão de entrega neste primeiro semestre, o Centro Hospitalar Municipal (CHM), ex-Santa Casa de Misericórdia de Santo André, abrigará uma unidade de Hospital-Dia (HD). Trata-se de serviço em que o paciente é internado pela manhã e recebe alta no fim do dia ou início da noite para realização de cirurgias de baixa complexidade. A nova ala funcionará no segundo andar do complexo, área desativada em que funcionava o centro obstétrico.

O CHM será o primeiro equipamento público municipal a oferecer essa modalidade de atendimento ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) de Santo André. Na cidade, o Hospital Estadual Mário Covas e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) – duas parcerias entre Governo do Estado e Fundação do ABC – possuem o serviço de cirurgias eletivas rápidas e de internação parcial. No Grande ABC, a mesma filosofia é empregada no Hospital de Ensino da FUABC, em São Bernardo, e no Quarteirão da Saúde de Diadema.

No caso específico do CHM, o projeto arquitetônico para mudança estrutural do espaço físico, em fase final de execução, prevê duas salas cirúrgicas para procedimentos de baixa e média complexidade, como hérnias, varizes, hemorroidas e vasectomias. Também haverá duas novas salas para realização de exames com alta demanda entre os agendamentos, como endoscopia.

O diretor do CHM, o médico José Antonio Souto Tiveron, acredita que o Hospital-Dia contribuirá para melhorar o fluxo interno de atendimentos aos pacientes, inclusive desafogando a demanda no centro cirúrgico principal, composto por cinco salas para intervenções de maior complexidade.

Neste início de ano, o secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, junto ao diretor, realizou vistoria na área que sofrerá intervenções. “Trata-se de um espaço nobre dentro do hospital e que abrigará o novo serviço”, reforçou o gestor. O centro obstétrico foi transferido para o Hospital da Mulher em 2008, quando de sua inauguração.

Fundação do ABC assumirá unidades de saúde em Guarulhos

Postado por Eduardo Nascimento em 13/fev/2015 -

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC acaba de ser aprovada pelo município de Guarulhos para gerenciar quatro unidades de saúde: Policlínica do Jardim Maria Dirce, Policlínica do Jardim Paraíso e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim São João Lavras, bem como a futura UPA do Jardim Cumbica – que será inaugurada neste ano, segundo informações da Prefeitura.

O comunicado foi encaminhado pela Secretaria de Saúde de Guarulhos à FUABC em 11 de fevereiro. “Entendo que a Fundação do ABC é a instituição apropriada para a celebração do convênio e o gerenciamento dos serviços”, relatou via ofício o secretário municipal Carlos Chnaiderman, que concluiu: “Autorizo a formalização de termo de convênio com a Fundação do ABC, com vigência a contar da data de sua assinatura até o dia 31 de março de 2018”.

QUASE 50 ANOS DE TRADIÇÃO

Criada em 1967 com intuito de viabilizar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista, a FUABC foi instituída como fundação sem fins lucrativos pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, e reconhecida como Entidade Benemérita nas Câmaras de Vereadores de São Bernardo e São Caetano.

Prestes a completar 50 anos, a Fundação do ABC é mantenedora de 17 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Faculdade de Medicina do ABC e de uma Central de Convênios que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo todas as UPAs de Santo André, São Bernardo, Mauá e Franco da Rocha. São mais de 19 mil funcionários diretos.

Entre as parcerias mais recentes, a entidade assumiu em novembro de 2014 a gestão de dois equipamentos estaduais: o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) e o Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”. Em julho do mesmo ano, já havia incorporado a Maternidade Estadual de Caieiras e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá

Além de Francisco Morato, Caieiras, Guarujá, Capital paulista e agora Guarulhos, a Fundação do ABC também atua nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Rio Grande da Serra, Franco da Rocha e Praia Grande.

ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA

Com sede e foro na cidade de Santo André, a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC foi autorizada a funcionar em fevereiro de 1969 e reconhecida em dezembro de 1975. Primeira unidade mantida da FUABC, a faculdade abriga hoje 8 cursos de graduação na área de Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental e Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Em 2014, ano em que completou 45 anos, a escola conquistou seu melhor resultado global de todas as edições das avaliações do Ministério da Educação. No Índice Geral de Cursos – IGC (avaliação institucional global), a FMABC manteve a nota 4 (o conceito máximo da avaliação é 5). Já nos cursos isolados, Medicina e Enfermagem obtiveram nota máxima 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). As graduações em Farmácia, Nutrição e Fisioterapia ficaram classificadas entre as melhores do país, todas com conceito 4.

Também em 2014, a Faculdade de Medicina do ABC contabilizou mais de 200 mestres e doutores formados, 1.600 residentes e 4.500 alunos diplomados na graduação. Atualmente a FMABC conta com mais de 30 cursos de pós-graduação “Lato Sensu”, 150 projetos de iniciação científica em andamento e “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado – reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Artigo sobre osteomielite registra marca de 1.500 downloads

Postado por Eduardo Nascimento em 13/fev/2015 -

O professor de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC e coordenador do Centro de Tratamento do Pé Diabético do Hospital Anchieta, Dr. João Paulo Tardivo, e o professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo, Dr. Mauricio da Silva Baptista, foram reconhecidos em 30 de janeiro pelos resultados obtidos com o livro “Osteomyelitis”, que lançaram em 2012 pela editora InTech.

Com acesso grátis via internet, a publicação registrou neste início de ano 1.500 downloads do capítulo “Terapia Fotodinâmica no Tratamento da Osteomielite”. Em comunicado oficial, a editora ressaltou a importância do trabalho e a amplitude alcançada pelos autores: “O trabalho tem obtido resultados impressionantes. Parabéns pelo impacto significativo alcançado com o artigo”.

Do total de 1.500 acessos, a maioria absoluta é dos Estados Unidos, com 391 registros. O segundo país em número de downloads foi a China, com 68, seguida do Brasil, com 49.

Interessados podem acessar o livro na íntegra pelo link: http://www.intechopen.com/books/show/title/osteomyelitis. Além do capítulo sobre terapia fotodinâmica, a publicação de 188 páginas também destaca outros temas relacionados à osteomielite, incluindo novas ferramentas de diagnóstico e tratamento.

Membros da CIPA do Emílio Ribas II realizam primeira reunião ordinária

Postado por Eduardo Nascimento em 13/fev/2015 -

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá realizou em 14 de janeiro a primeira reunião ordinária da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Além de possibilitar a troca de informações e maior integração entre os membros, o encontro serviu para discussões acerca de temas como a SIPAT 2015 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e o mapa de risco da unidade.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador.

Composta por 14 membros – 7 eleitos pelos funcionários e 7 indicados pela Diretoria da unidade – a CIPA do Emílio Ribas II tomou posse em 19 de dezembro. No mesmo mês, o grupo passou por treinamento de 3 dias coordenado por profissionais do Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC. Durante a capacitação foram abordados temas como “Mapa de risco”, “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)”, “Tipos de classificação de riscos de trabalho”, “Brigada de incêndio” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Os novos cipeiros também assistiram aula introdutória sobre segurança do trabalho, a fim de entenderem o papel que devem desenvolver na instituição.

Os membros titulares indicados pelo empregador são Ana Claudia Rocha (presidente), Geovana Reple (secretária), Simone dos Santos Souza e Keila de Oliveira. Os suplentes são Jefferson Oliveira, Leandro Madeira Bernardo e Glaucia Barroso Martins. Já os membros titulares eleitos pelos funcionários são Quitéria Torres (vice-presidente), Ana Rosa Silva, Josiane Nascimento e Richard Gonçalves, enquanto os suplentes são Fernanda Rosas, Paulo Roberto Santos, Diogo Demétrio dos Santos e Maria Regina Scatolin (secretária substituta).

PARCERIA NO GUARUJÁ

Com quase 50 anos dedicados ao ensino, pesquisa e assistência à saúde, a Fundação do ABC expandiu fronteiras e deu início em julho de 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – hospital estadual especializado em doenças infectocontagiosas. A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde marcou a entrada da FUABC no Guarujá e ampliou a presença da entidade no Litoral Paulista, onde já administrava o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Praia Grande e o Complexo Municipal Irmã Dulce, na mesma cidade.

Vocacionado ao atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II funciona 24 horas por dia ininterruptamente e conta com total de 50 leitos – 33 leitos de enfermaria e 17 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais de toda a região da Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. No verão, uma das maiores preocupações é a dengue.

Maior congresso europeu de Cirurgia Vascular terá estudo brasileiro sobre prevenção de amputações

Postado por Eduardo Nascimento em 13/fev/2015 -

Professor Livre-Docente de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Sidnei José Galego acaba de ser convidado para ministrar aula no maior congresso europeu da especialidade, o International Symposium Charing Cross, que ocorrerá de 28 de abril e 1º de maio em Londres, na Inglaterra. O docente apresentará os resultados de estudo sobre tratamento endovascular contra isquemia crítica de extremidades – técnica que poupou a amputações de membros em cerca de 75% dos pacientes acompanhados no Hospital Anchieta, em São Bernardo. O trabalho contou com apoio da médica residente da disciplina, Dra. Lia Matos.

Apesar de recente, a pesquisa brasileira tem conquistado ampla repercussão internacional. Em novembro passado, por exemplo, o professor da Medicina ABC foi um dos palestrantes do maior congresso americano de Cirurgia Vascular, o VEITH Symposium, realizado em Nova York. Neste 2015, além de Londres, Dr. Sidnei Galego assumiu compromisso para nova aula nos Estados Unidos e foi convidado para evento da especialidade na Alemanha.

MAIS SEGURANÇA

A isquemia crítica de extremidades caracteriza-se pela falta de circulação sanguínea nas extremidades – principalmente nos membros inferiores. O problema resulta na formação de feridas e gangrenas, que colocam em risco a manutenção do membro acometido. A principal causa é a aterosclerose, ocasionada por doenças comuns relacionadas ao estilo de vida, entre as quais hipertensão arterial, colesterol e triglicérides altos, assim como diabetes e tabagismo.

“O tratamento endovascular é minimamente invasivo, o que permite ser aplicado com maior segurança nesses pacientes de alto risco”, explica o docente da FMABC e coordenador da pesquisa, Sidnei José Galego, que acrescenta: “Sob anestesia local, introduzimos stents cirurgicamente a partir de cateteres e sondas, com intuito de desobstruir os vasos entupidos. A taxa de sucesso no salvamento de membros com esse tratamento girou em torno de 70% a 75%. Acompanhamos mais de 50 pacientes no Hospital Anchieta pelo período de um ano”, detalha o professor da Medicina ABC, lembrando que, além dos bons resultados, a técnica oferece recuperação mais rápida do que o tratamento convencional de revascularização – popularmente conhecido como ponte de safena.

EVENTO EM NOVA YORK

Além da FMABC, pouquíssimos estudos da América Latina foram aprovados para apresentação oral no VEITH Symposium de Nova York, em 2014. Pesquisas do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal de Minas Gerais estiveram entre os representantes nacionais.

Em forma de pôster, o único trabalho brasileiro no evento norte-americano também foi coordenado pelo Dr. Sidnei José Galego, realizado por meio de parceria entre FMABC, Hospital Brasil e Hospital 9 de Julho. “Competimos com pôsteres de todo o mundo. Trata-se de trabalho que também detalha os resultados de estudo sobre tratamento endovascular contra isquemia crítica de extremidades, porém, nesse caso utilizamos um tipo de stent revestido para tratar os pacientes”, revela o cirurgião vascular.

Reunião do Conselho de Curadores tem apresentação do relatório de gestão 2014

Postado por Eduardo Nascimento em 06/fev/2015 -

Ampliação da sede administrativa, abertura de cursos, capacitação e treinamento de funcionários estão entre os destaques do período

A primeira reunião do ano do Conselho de Curadores da Fundação do ABC foi marcada por apresentação do relatório de gestão 2014 pelo presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva. O objetivo foi enumerar as atividades desenvolvidas em busca da maior integração entre mantenedora e unidades mantidas, assim como as conquistas obtidas no período e os projetos em andamento.

O início da apresentação detalhou pontos da reestruturação organizacional implementada na mantenedora, que incluiu a criação de três novas diretorias executivas – Qualidade, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação –, aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, revisão dos organogramas e formatação de propostas para hospitais segundo o porte (pequeno/médio e grande). Também houve a contratação de quatro novos auditores, que têm como missão atuar junto às mantidas de forma preventiva, antecipando e evitando possíveis problemas.

Em relação ao quadro de pessoal, demonstrativo geral em forma de gráfico ilustrou a evolução ao longo dos últimos anos. Em 2010, por exemplo, a FUABC tinha 11.767 funcionários. Em dezembro de 2014 o número chegava a 19.230. O avanço a partir de 2013, quando a instituição tinha 16.883 colaboradores, foi de quase 14%.

A ampliação do quadro está diretamente relacionada ao crescimento da FUABC no último ano. Ao todo foram incorporados ao grupo de mantidas três novos equipamentos de saúde: Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário e Hospital Estadual de Francisco Morato.

No campus universitário, a sede administrativa da Fundação do ABC passou por ampliação e ganhou novo pavimento com 1.300 m2, que serve de sede para a Central de Convênios – maior mantida da FUABC. Outra novidade foi a reestruturação do estacionamento com ampliação de vagas, que permitirão o desenvolvimento de novos projetos sem prejuízo aos usuários do campus.

Para este 2015, a Fundação do ABC planeja intensificar parcerias com a iniciativa privada, com intuito de captar recursos para novos projetos, reformas e ampliações. Entre os planos de parceria em andamento estão o pioneiro Instituto de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC, um novo complexo poliesportivo, a criação de anfiteatro para a mantenedora e a abertura de duas novas mantidas no campus: o Hemocentro e o Centro de Diagnósticos.

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO

Uma das principais atribuições da nova Diretoria Executiva de Recursos Humanos é o desenvolvimento de cursos e treinamentos para os mais diversos segmentos profissionais, com intuito de oferecer capacitação e atualização aos colaboradores da mantenedora e das mantidas.

A primeira ação ocorreu em meados de julho, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, para abertura do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Hospitalar. A FUABC ofereceu bolsas de estudos de 70% para funcionários que ainda não haviam cursado faculdade, com objetivo de proporcionar formação superior e aperfeiçoamento nas áreas da Saúde e da Gestão Hospitalar. Ao todo foram 50 alunos matriculados, todos colaboradores da Fundação do ABC e suas mantidas.

Em 23 de outubro, a FUABC deu início a curso de pós-graduação inédito de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde. A abertura da especialização foi possível graças ao convênio firmado com uma das mais importantes instituições de ensino do país na área de pós-graduação e extensão, com programas customizados para empresas: a Fundação Dom Cabral. O principal objetivo da aliança é a capacitação de gestores e executivos para cargos de direção na área da Saúde. A primeira turma conta com 32 participantes, sendo 21 bolsistas da FUABC e 11 alunos do mercado.

Entre outubro e dezembro houve treinamento de 60 profissionais de Recursos Humanos de diversas unidades. Ao todo foram 60 horas na capacitação sobre “Humanização na Saúde e Relacionamento Interpessoal”. Já em novembro, 115 colaboradores das áreas Administrativa e de Enfermagem do Hospital da Mulher de Santo André participaram do curso “Entender para Atender – A Valorização do Atendimento na Saúde”. Secretárias da mantenedora, da FMABC e da Central de Convênios também constaram na pauta de ações de 2014. Entre novembro e dezembro, 30 profissionais foram beneficiadas com o treinamento “A Secretária e a sua Atuação Gerencial”.

Para este ano, a Fundação do ABC está oferecendo bolsas de estudos de 30% para funcionários e seus dependentes que queiram estudar Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Nutrição ou Terapia Ocupacional na FMABC. Colaboradores interessados em cursar pós-graduação Lato Sensu também terão 30% de desconto nas mensalidades dos cursos da Medicina ABC.

Até o final de fevereiro de 2015, profissionais das áreas Administrativa e de Enfermagem dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Mauá, Praia Grande e Santo André participarão do curso “Entender para Atender – A Valorização do Atendimento na Saúde”. Ao todo serão 280 colaboradores capacitados.

Hospital Nardini avança para obter certificação de ‘Amigo da Criança’

Postado por Eduardo Nascimento em 06/fev/2015 -

Credenciamento junto ao Ministério da Saúde exige cumprimento de requisitos sobre incentivo ao aleitamento materno

O Hospital Nardini de Mauá está em busca de atender os critérios de habilitação da IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O título concedido a hospitais que adotam a estratégia de promoção ao aleitamento materno é idealizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com o Ministério da Saúde.

A mobilização dos profissionais do Nardini teve início em 2014 com o preenchimento do roteiro de monitoramento e metas para a implantação do projeto e a constituição de um Comitê Interno de Aleitamento Materno para discutir suas diretrizes, ambos já pactuados com a Secretaria da Saúde. A iniciativa converge com a principal prioridade da gestão da Saúde de Mauá: a redução da mortalidade infantil. Para isso, o hospital iniciou o exigido processo de qualificação multiprofissional das equipes envolvidas para obtenção da certificação. Em três encontros realizados em janeiro deste ano, 17 funcionários do hospital participaram do curso ‘Aconselhamento em Alimentação de Lactentes e de Crianças de Primeira Infância’ com a nutricionista Aline Brandão Ferreira, do Centro de Referência em Saúde da Mulher de Mauá.  Os participantes, de áreas como Maternidade, Centro Obstétrico, Psicologia e Serviço Social, têm a função de agir como multiplicadores da ação de aconselhamento às gestantes sobre habilidades básicas de amamentação.

Além dessas iniciativas, o hospital também reativou o banco de leite humano enquanto posto de coleta, o que permite o aleitamento materno apenas das crianças com suas respectivas mães. Nele são trabalhadas todas as políticas de aleitamento materno, como apoiar as mães, orientar, dar suporte na hora de amamentar e acompanhar os primeiros momentos da mãe e do bebê.

A conquista da certificação ‘Amigo da Criança’ depende do cumprimento dos ‘10 passos para o sucesso do aleitamento materno’, que constitui recomendações que favorecem a amamentação a partir de orientações e práticas no período pré-natal, no atendimento a mãe e ao recém-nascido ao longo do trabalho de parto, durante a internação, no nascimento e no retorno ao domicílio. “Estamos desencadeando ações internas com as equipes técnicas e não-técnicas para sensibilização e mobilização dos profissionais em busca de conscientizá-los, oferecendo qualificação para que possam melhorar o olhar sobre a importância do aleitamento materno como fonte exclusiva para a alimentação”, explica a diretora de Enfermagem do Nardini, Vera Lúcia da Costa.

O aleitamento materno é, isoladamente, a estratégia que mais previne a morte de crianças menores de 5 anos. Para obtenção da certificação, o hospital ainda passará por inspeção do Ministério da Saúde.

MATERNIDADE

Após a conclusão das obras da nova maternidade do Hospital Nardini, prevista para ter início no primeiro trimestre de 2015, será possível ofertar infraestrutura mais compatível com as necessidades das gestantes e bebês de acordo com as diretrizes da IHAC. O novo projeto contempla 19 leitos de PPP (pré-parto, parto e puerpério), 10 leitos na UTI Neonatal, 5 leitos na Unidade Mamãe Canguru e 15 leitos para Cuidados Intermediários, além de Centro Obstétrico com duas salas de atendimento cirúrgico.

Atualmente apenas três hospitais detém a certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Grande ABC: Hospital Municipal Universitário, em São Bernardo, Hospital Estadual Mário Covas e Hospital da Mulher, ambos em Santo André. Em todo o mundo cerca de 20 mil instituições hospitalares são credenciadas, sendo 310 no Brasil.