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Postado por Maíra Oliveira em 15/jul/2022 -
Quase 90% dos exames, ou seja, 4.621 deles, foram feitos na cidade. Foto: Edu Guimarães/PMM
Com apoio do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, a Prefeitura de Mauá conseguiu, em menos de sete meses, zerar a fila de espera para exames de mamografia. Agora, as pacientes que passam por atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) já deixam o local com a guia que possui dia e horário do agendamento da mamografia.
No fim do ano passado, cerca de 5 mil mulheres aguardavam pelo exame na cidade. O primeiro passo para reduzir a fila e atender às novas solicitações foi a compra de 5 mil mamografias, que passaram a ser realizadas, pela primeira vez na história de Mauá, no Hospital Nardini.
A paciente Maria Lina de Lima, 62 anos, adorou a novidade. “Facilitou muito. Você sai com a mamografia agendada”, elogiou a aposentada, que retirou o encaminhamento na unidade Zaíra 3.
Desde o início do trabalho para zerar a fila da mamografia foram realizados 5.258 exames em mulheres mauaenses. Deste total, quase 90% (87,88%), ou seja, 4.621 deles, foram feitos na cidade. Além do Hospital Nardini, uma clínica na região central de Mauá foi contratada. O restante foi destinado a serviços de referência estaduais em outros municípios, que deixaram de ser a única opção. De janeiro a junho deste ano foram realizados 637 exames.
A Prefeitura alerta para que as pessoas evitem faltar ao exame. Caso não seja possível comparecer no dia estipulado, o paciente deve dirigir-se à UBS de referência para marcar uma nova data.
A mamografia é utilizada para identificar lesões e nódulos e diagnosticar precocemente o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres brasileiras.
Postado por Maíra Oliveira em 15/jul/2022 -
Festa junina foi tema da campanha
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Nardini, em Mauá, realizou a primeira campanha para conscientização sobre o não uso de adornos por parte dos profissionais de Saúde. A iniciativa foi organizada com a temática de festa junina.
A Norma Regulamentadora 32 (NR32), do Ministério do Trabalho, tem por finalidade estabelecer e regulamentar as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, principalmente aqueles que mantêm contato com agentes biológicos. São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
“Realizamos a exposição com adornos e bactérias nas mãos dos colaboradores para ilustrar o que ocorre ao fazermos uso de anéis, pulseiras, relógios e cordões na assistência à saúde do paciente. Além disso, entregamos aos funcionários mensagens via correio elegante com frases que estimulam a conscientização sobre o tema”, disse a médica infectologista da SCIH do hospital, Dra. Fabíola Ribeiro.
A ação teve apoio do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP), do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da área de Terapia Ocupacional.
As enfermeiras Clemilda Aparecida Matias Toledo, Claudia Maria da Silva e o biólogo Lucas Lemes dos Santos
PROFILAXIA DA RAIVA
Outro treinamento realizado em julho, no auditório da unidade, dias 7 e 8, reuniu 67 colaboradores das áreas médica, de enfermagem, farmácia, administrativo, controladoria de acesso e recepção, além de estagiários de enfermagem. O objetivo foi atualizar os profissionais quanto aos fluxos de atendimento antirrábico humano, com foco nas ações de profilaxia.
A palestra foi conduzida pelo biólogo da Vigilância Epidemiológica de Mauá, Lucas Lemes dos Santos. Segundo o palestrante, a raiva causa cerca de 60 mil óbitos anualmente em todo o mundo. “A doença é causada por um vírus do gênero Lyssavirus que só acomete os mamíferos no seu ciclo natural e pode infectar o homem acidentalmente por meio de contato com a saliva contaminada. O vírus entra no organismo da pessoa, se instala nas células nervosas periféricas e posteriormente no sistema nervoso central — já no estágio final da doença —, podendo causar uma encefalite grave e letal em praticamente 100% dos casos que não tiveram profilaxia adequada”, explica o especialista.
O treinamento teve apoio da enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH) do Hospital Nardini e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Clemilda Aparecida Matias Toledo, além do NEPEP.
Postado por Maíra Oliveira em 15/jul/2022 -
Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC participará neste sábado (16 de julho) de um ciclo de capacitação em Saúde destinado a profissionais de Organizações Sociais de Saúde. A atividade é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde e terá lugar no Memorial da América Latina, na Capital. O objetivo é a qualificação das equipes, em busca da educação continuada e da melhoria permanente da assistência à Saúde para a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo a FUABC treinará cerca de 350 colaboradores de 12 unidades gerenciadas. São elas: Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, AME Santo André, Central de Convênios (unidades e Administração), Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo, Hospital da Mulher, Hospital Estadual Mário Covas, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) / Hospital Nardini, Rede Assistencial São Mateus e Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), além da própria FUABC Mantenedora.
A programação terá início com palestra do psicólogo Marcelo Alvares sobre “Saúde mental do trabalhador”. Em seguida, a Maristela Honda, Pietro Sidôti e Andreza Nazuti, todos da Seconci-SP (Serviço Social da Construção), falarão sobre “O papel da mulher nas organizações” e comandarão bate-papo sobre “Assédio”. Por fim, Daniela Saldanha de Carvalho, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), abordará o tema “Alimentação Saudável”.
Postado por Maíra Oliveira em 14/jul/2022 -
Médica neurologista em Santo André, a Dra. Margarete de Jesus Carvalho realiza entre os meses de julho e agosto sua tradicional campanha social para arrecadação de doações em benefício de pessoas carentes. Há 8 anos a profissional mobiliza a comunidade em favor de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Tudo começou em 2015, quando ela decidiu pedir às pessoas mais próximas que não lhe dessem presente em julho, mês de seu aniversário, mas que fizessem algum tipo de doação. Na oportunidade foram arrecadados mais de 1.500 itens e a campanha anual nunca mais parou. Ano passado, mesmo em meio à pandemia, a médica arrecadou mais de 6.000 itens.
Nas redes sociais, no trabalho e no boca a boca, Dra. Margarete busca arrecadar roupas em bom estado, calçados, alimentos não perecíveis, cobertores, roupas de cama, toalhas de mesa e de banho, brinquedos, utensílios domésticos (panelas, colheres, garfos, pratos) e artigos de higiene (escova e pasta de dente, pentes, sabonetes e xampus).
“Tem sido muito gratificante poder ajudar as pessoas que mais precisam. A campanha no mês do meu aniversário começou como algo despretensioso, mas com a colaboração de todos, tomou uma proporção enorme. Por isso continuamos com esse trabalho anualmente, sempre perto do mês de julho, em busca apenas de fazer o bem”, explica a neurologista, que atende em consultório particular em Santo André e é professora no Centro Universitário FMABC.
Neste ano, todas as doações serão divididas entre o asilo Casa São Vicente de Paulo, em São Bernardo, Associação Projeto Shalom, em Santo André, e ONG Voluntários do Bem, em São Caetano.
PARA DOAR
Interessados em colaborar com a campanha solidária da médica podem entregar suas doações até 31 de agosto na SCAFO ABC – Escola de Mergulho. O endereço é rua Coronel Agenor de Camargo, 160, no Centro de Santo André. O local recebe as doações de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e aos sábados, das 9h30 às 12h30. Contato: (11) 4990-8966.
Postado por Maíra Oliveira em 08/jul/2022 -
Foto: Helber Aggio/PSA
No próximo domingo (10/07), a Central de Convênios da Fundação do ABC, em parceria com a Prefeitura de Santo André, realizará a prova do processo seletivo para contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Com a iniciativa, a Secretaria de Saúde pretende ampliar a estratégia de saúde da família em todo o município.
“Um reforço importante para ampliarmos os cuidados e acompanhamento da saúde da nossa gente, prevenindo doenças, estimulando diagnóstico precoce e possibilitando tratamento adequado”, disse o prefeito Paulo Serra.
São 55 vagas para início imediato. Os aprovados vão atuar nas unidades de saúde Dr. Moysés Fucs, Utinga, Parque Capuava, Jardim Sorocaba, Jardim Santo Alberto, Jardim Ana Maria, Valparaíso, Vila Palmares, Vila Guiomar, Vila Linda, Bairro Paraíso, Jardim Alvorada, Espírito Santo, Jardim Carla, Vila Luzita, Centreville, Jardim Cipreste, Jardim Santo André, Jardim Irene, Parque Andreense, Parque Miami, Recreio da Borda do Campo, Paranapiacaba, Jardim Alzira Franco e na unidade Cruzado, que está em fase final de obras e será inaugurada em breve.
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação. Os candidatos aprovados poderão ser contratados para o preenchimento das vagas existentes durante a validade do processo seletivo, sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Atualmente o salário do Agente Comunitário de Saúde é de R$ 1.400 e a categoria terá reajuste salarial, passando a receber R$ 2.424,00. Os candidatos que passarem no processo de seleção já receberão o salário reajustado. Para mais informações, o edital está disponível em www.gsaconcursos.com.br ou www.fuabc.org.br.
Postado por Maíra Oliveira em 08/jul/2022 -
Capacitação foi destinada às equipes multidisciplinares e estagiários do curso de Enfermagem nível técnico
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Permanente (NEPEP) do Hospital Nardini de Mauá organizou dias 23, 24, 27 e 30 de junho treinamento sobre a importância da adoção de medidas de biossegurança na unidade hospitalar. A ação foi destinada às equipes multidisciplinares e estagiários do curso de Enfermagem nível técnico.
O objetivo da campanha, conduzida pelos técnicos de Segurança do Trabalho André Paixão e Fernanda da Silva, foi conscientizar os funcionários da área assistencial sobre os perigos do reencape de agulhas e seringas. A prática eleva o número de acidentes com perfurocortantes em profissionais de Saúde.
As equipes também foram alertadas sobre a utilização correta de máscaras, higienização de jalecos, conjuntos privativos e uso de adornos. A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o setor de Recursos Humanos e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND)
NUTRIÇÃO
Dia 27 de junho, outro treinamento foi ministrado em parceria com o NEPEP, desta vez destinado ao Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade. O tema foi “Orientação dos padrões de dietas e a importância da prescrição médica correta”. Foram abordados assuntos como prescrição médica; dietaterapia; tipos de dietas; restrições alimentares e consistência; e suplementações proteica e hipercalórica.
“A prescrição da dieta é o primeiro item da prescrição médica. Ela determina o tipo de dieta, a quantidade de nutrientes e a frequência das refeições. As características de uma boa prescrição de dieta são: deve ser clara e específica, ser transmitida em poucas palavras, inequívoca, não permitir duplas interpretações, ser completa e conter somente as modificações ou restrições dietéticas”, explica a nutricionista coordenadora do SND do hospital, Ana Claudia Sargo Campana.
Postado por Maíra Oliveira em 08/jul/2022 -
Antes, medicamento era disponibilizado apenas no Hospital Nardini – Foto: Divulgação/PMM
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Mauá passaram a adotar, pela primeira vez, o tratamento trombolítico para pacientes com sintomas de infarto agudo do miocárdio. Antes, o medicamento (trombolítico) estava disponível somente no Hospital Nardini. Cerca de 20 pacientes por mês que buscam atendimento nas UPAs (Vila Assis, Barão de Mauá, Magini e Zaíra) com dor torácica se enquadram para o tratamento.
O fármaco deve ser aplicado nas primeiras 12 horas em que a pessoa apresentar dor no peito, náuseas, vômitos e suor. É capaz de dissolver coágulos em artérias do coração, porém, não é indicado em todos os casos. Também ajuda a reduzir as complicações, sequelas graves e a letalidade.
Para melhor atender a estes usuários, a Secretaria da Saúde de Mauá promoveu recentemente a capacitação de 100 colaboradores da enfermagem e 30 médicos. Atualmente, as doenças cardiovasculares registram cerca de 1.100 mortes por dia no Brasil. Muitas delas poderiam ser evitadas com a prevenção e as medidas terapêuticas, a partir do acompanhamento de rotina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Ao identificar um dos sintomas do infarto, a recomendação é que o paciente procure o serviço de urgência mais próximo.
Postado por Maíra Oliveira em 08/jul/2022 -
Onze Unidades de Saúde de Itatiba gerenciadas pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura abriram as portas no dia 2 de julho, das 8h às 13h, com o objetivo de garantir o atendimento da população itatibense através da ação intitulada de “sábado da prevenção”. A iniciativa foi realizada junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo, foram realizadas 90 consultas médicas, 64 aferições de pressão arterial, 27 testes glicêmicos, 15 pedidos de mamografia, 27 testes rápidos de HIV e sífilis, 690 aplicações de vacinas (contra a gripe e Covid-19), além de 130 coletas de exames de Papanicolau e uma triagem oftalmológica. Participaram da ação 19 unidades de Saúde do município.
Postado por Maíra Oliveira em 08/jul/2022 -
Foto: Divulgação/FMABC
Um estudo realizado em colaboração entre pesquisadores da Irlanda e do Centro Universitário FMABC, em Santo André (SP), mostrou que médicos recém-formados tiveram dificuldades para fazer a transição entre os estudos e o início de suas carreiras profissionais durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19.
A pesquisa qualitativa foi publicada na revista científica BMJ Journal, e realizada por meio de entrevistas e coleta de impressões e informações de 27 médicos formados entre novembro de 2019 e abril de 2020. Entre os entrevistados, 13 são irlandeses e 14 brasileiros, distribuídos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Ceará e Paraíba.
Entre as principais dificuldades apontadas pelos jovens médicos para iniciar a carreira durante a crise sanitária constam a falta de confiança e preparação para situações deste tipo, a diminuição abrupta da supervisão dos professores, o aumento do nível de estresse e o isolamento em relação aos colegas e aos próprios pacientes.
Além da necessidade de tomar decisões rápidas, muitos dos entrevistados citaram a dificuldade em estabelecer laços mais fortes com os pacientes por causa dos equipamentos exigidos para evitar novos contágios, como máscaras e protetores faciais, que inviabilizaram a comunicação pela expressão do rosto.
Segundo Erik Montagna, pesquisador do Centro Universitário FMABC e um dos responsáveis pelo estudo, o fato dos médicos dos dois países apontarem dificuldades parecidas acabou sendo surpreendente.
“A graduação no Brasil geralmente é concluída no final do ano, e na Europa é concluída no primeiro semestre. Os alunos daqui começaram a trabalhar e fazer residência antes do início da pandemia, e foram pegos de surpresa nos primeiros momentos. Já na Irlanda, quando os alunos se formaram a pandemia já era uma realidade clara, portanto os sistemas de saúde já estavam melhor preparados e já tinham estratégias mais claras para receber os recém-formados”, conta Erik.
“Esperávamos encontrar enormes diferenças entre os participantes, já que são realidades e circunstâncias muito diferentes. Mas são semelhantes as preocupações, angústias, inseguranças e mudanças de atitude. A transição e adaptação à vida profissional foi profundamente afetada para todos os recém-formados”, explica o pesquisador.
A ideia do estudo surgiu de uma conversa de Erik com o irlandês Colm O’Tuathaigh, pesquisador da faculdade de medicina da University College Cork, a segunda maior universidade da Irlanda. Além deles, assinam a pesquisa outros 4 profissionais, entre eles Victor Zaia, psicólogo e orientador do programa de pós-graduação do Centro Universitário FMABC.
Postado por Maíra Oliveira em 01/jul/2022 -
Paula Branco, da FUABC, com o sócio e conselheiro da Análise Editorial, Eduardo Oinegue, que também é apresentador do Jornal da Band
A Fundação do ABC está representada no “Anuário Análise 2022: Executivos Jurídicos e Financeiros das Maiores Empresas do Brasil”. Sandro Tavares, gerente corporativo do Departamento Jurídico, e Paula Fernanda de Oliveira Branco, gerente corporativa do Departamento Financeiro, integram as páginas da 15ª edição da publicação. Esta é a segunda vez que os executivos são mencionados. A primeira ocorreu em 2020, na 13ª edição.
Em 2022, a Análise Editorial também destacou uma terceira área da FUABC: o Compliance. Juliana Gubasta, que atuou até abril deste ano na Fundação do ABC como coordenadora de Compliance, foi lembrada no anuário.
O lançamento da 15ª edição do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros ocorreu em 23 de junho. Após dois anos sendo realizado de forma remota, devido à pandemia de Covid-19, o evento presencial reuniu mais de 300 executivos, entre os quais a gerente Financeira da FUABC, Paula Fernanda de Oliveira Branco.
“O anuário traduz em dados estáticos o perfil dos executivos e as mudanças nas grandes companhias brasileiras, como, por exemplo, o crescimento em 13% do número de mulheres à frente de departamentos financeiros, assim como a aderência absoluta das empresas às normas de Compliance e o investimento em ferramentas de tecnologia”, considera Paula Branco.
GUIA REFERÊNCIA
Neste ano, a cerimônia ocorreu no Espaço SP Hall e contou com um bate-papo sobre economia, negócios e eleições, mediado pela CEO e Publisher da editora, Silvana Quaglio, em parceria com seus sócios e conselheiros editoriais, Eduardo Oinegue e Alexandre Secco.
Com 350 páginas, o anuário é considerado o mais importante e atual raio X do mercado. A edição reúne os perfis de 2.658 profissionais, atuantes em 1.418 das maiores companhias do Brasil, que juntas respondem por mais de 75% do PIB do País. Muitos destes profissionais validam o anuário como o único guia brasileiro que acompanha as evoluções dos setores, além de destacar executivos que são peças-chaves no desenvolvimento das empresas e áreas pesquisadas.
A revista – que não é comercializada e possui distribuição dirigida e gratuita – apresenta quem são os atuais responsáveis em cada área, além de um perfil com informações sobre a formação dos profissionais e estrutura dos departamentos que dirigem. Com isso, tornou-se referência para os profissionais que tomam decisão e formam opinião no âmbito empresarial do Brasil.