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Postado por Maíra Oliveira em 02/fev/2018 -
Centro cirúrgico tem capacidade de operar até 100 pacientes por dia
A aposentada Luiza Maria da Silva está eufórica por não precisar mais de ajuda para tarefas simples como caminhar ou fazer serviços domésticos. Ela foi a primeira paciente a ser submetida ao mutirão de cirurgia de catarata, dia 29 de janeiro, na unidade móvel de oftalmologia, instalada no Hospital Municipal Irmã Dulce da Praia Grande. A iniciativa, custeada pela Prefeitura, deve beneficiar até 2 mil pessoas do município.
Há dois anos aguardando o procedimento por meio de lista do Governo do Estado, Dona Luiza corria o risco de ficar completamente cega. Por ter perdido a visão em um dos olhos devido ao glaucoma, o segundo olho só lhe permitia ver vultos. “Nem podia ir mais à igreja como eu gostava de fazer. Era arriscado. Agora estou feliz porque vou poder fazer muitas coisas”, disse a aposentada.
Ao caminhar já sem ajuda pelo corredor do hospital, a paciente se disse surpresa com o resultado. “Achei que sentiria dor, que teria sangue, agulha, tampão. Não precisou nada disso. Não senti dor alguma”, revelou.
Assim como ela, outros 30 pacientes saíram da cirurgia prontos para encarar uma nova realidade em suas rotinas. Para concluir o procedimento são necessários 15 minutos, segundo o cirurgião oftalmológico, Dr. André Luiz Ribeiro, responsável pela unidade móvel de oftalmologia. “O paciente já sai enxergando melhor, mas a recuperação total acontece em até uma semana”, assegura.
Antes de serem encaminhados ao centro cirúrgico, os pacientes são orientados pela assistente social Edinamar Oliveira, responsável pelas recomendações e cuidados necessários pós-cirurgia. “Temos equipamentos de última geração e profissionais muito qualificados para os procedimentos. Mas os cuidados posteriores são responsáveis por 50% do tratamento para que o paciente tenha uma recuperação satisfatória”, salientou. Além de informar horários e responder a questionamentos, são fornecidos a todos colírios especiais e óculos de proteção.
O porteiro desempregado Francisco Wilson Felix espera há dois anos para se livrar da catarata nos dois olhos. Próximo da fila, comentou estar cheio de esperança em poder enxergar novamente e retornar ao mercado de trabalho. “Agora, espero ter uma colocação na minha área e voltar a viver normalmente”. O paciente deixou a unidade com data agendada para a segunda cirurgia.
Segundo o diretor geral do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Dr. Ricardo Carajeleascow, o centro cirúrgico oftalmológico tem capacidade para realizar até 100 cirurgias por dia. “O número diário a ser feito depende dos órgãos regulatórios da fila e do estado de saúde do paciente. Além de devolver a visão a quem precisa, com este gesto o prefeito Alberto Mourão restitui a dignidade e a alegria de viver a cada uma delas”, considerou.
A carreta possui dois consultórios médicos, três centros cirúrgicos, sala de exames oftalmológicos e recepção, além de uma plataforma de acessibilidade com elevador.
De acordo com o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, uma importante vantagem da iniciativa é a não-ocupação dos leitos do hospital para a realização das cirurgias. “Com essa unidade móvel, não vamos ocupar um único leito. Todos os procedimentos serão realizados na unidade, o que não alterará a rotina do hospital”, destacou.
MAIS CONQUISTAS – Além do mutirão, o prefeito Alberto Mourão anunciou em janeiro outras conquistas para a cidade na área da saúde, como a aquisição de 43 aparelhos hospitalares, sendo 14 cardioversores (desfibriladores), dois aparelhos de anestesia, 14 monitores multiparâmetros, três conjuntos de laringoscópio e 10 aparelhos de fototerapia. “Os equipamentos somam mais de R$ 889 mil e são provenientes de emendas parlamentares, inclusive do próprio prefeito de Praia Grande quando era deputado federal”, explicou o secretário.
Postado por Eduardo Nascimento em 02/fev/2018 -
Dra. Adlin Savino Veduato, prefeito Atila Jacomussi e Dr. Ivan Antonio Martins Ferreira
Durante café da manhã em 1º de fevereiro, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, apresentou o novo diretor médico do Pronto-Socorro do Hospital Nardini. Com vasta experiência em gestão de saúde, Dr. Ivan Antonio Martins Ferreira assume com a missão de supervisionar as ações de melhoria que vêm sendo implantadas no local, além de coordenar o fluxo de atendimento.
“O Nardini é um equipamento de todo um complexo, que inclui Atenção Básica, Urgência e Emergência. Mas, quando se fala em saúde em Mauá, o foco é o Nardini. Por isso, nossa administração tem o compromisso com a qualidade e a humanização do atendimento. Nosso objetivo é trazer um novo conceito para todo o hospital”, salientou o prefeito.
Em seu discurso, Dr. Ivan convocou os profissionais do Nardini a colaborarem nesse novo ciclo. “Estou chegando para somar e creio que, com minha vivência em hospitais, mais a colaboração de todos, além de gestão, iremos em frente, sempre alinhados com a administração do prefeito Atila para melhorar”, disse.
Segundo o prefeito, a expectativa em torno da reabertura do Pronto-Socorro era muito grande na cidade e a chegada do Dr. Ivan à Diretoria será o primeiro passo de um trabalho, que buscará conscientizar a população sobre uso das UPAs, UBSs e do próprio Pronto-Socorro – que na verdade é um Centro de Atendimento de Emergência Referenciado. “O papel de cada local será explicado aos munícipes. Isso vai contribuir para a reorganização das demandas da rede de Urgência e Emergência de Mauá, garantindo mais qualidade nos serviços prestados e um atendimento que responda às necessidades dos usuários de todo o sistema público de saúde”.
O chefe do Executivo tem sido presença constante no Nardini e em toda a rede. “O prefeito tem a missão de resolver as coisas, ouvindo não só a população, mas os profissionais. Motivação e boas condições de trabalho vão resultar em bom atendimento. Estamos descentralizando as tarefas e quero o Nardini num estágio acima dos outros hospitais da região. Sei que temos bons quadros e força de trabalho para atingir essa meta”, concluiu Atila.
A apresentação do novo diretor médico do Pronto-Socorro foi prestigiada por outros membros da diretoria do Nardini, entre eles o diretor adjunto, Dr. Carlos Henrique Okumura; a diretora técnica, Dra. Adlin Savino Veduato; a diretora Administrativa e Financeira, Dra. Lucy de Souza Lima; e a nova diretora de Enfermagem, Keylla Rezende, que assumiu em 16 de janeiro.
Perfil
Natural de São Paulo, Dr. Ivan é formado pela Faculdade de Medicina da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Curitiba, no Paraná. Especialista em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina, tem pós-graduação em Saúde Pública e Administração Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo). É também médico sanitarista e professor universitário. Foi secretário de Saúde de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, em duas oportunidades: de 1988 a 1992 e de 1996 a 1998. Entre 1998 e 2001, assumiu a direção do Hospital Regional da cidade de Cajamar. De 2001 a 2008, esteve à frente da Secretaria de Saúde de Carapicuíba. Foi ainda superintendente do Hospital e Maternidade Amador Aguiar e do Hospital Municipal Antônio Giglio, ambos em Osasco.
Postado por Eduardo Nascimento em 25/jan/2018 -
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo deu início em 25 de janeiro à campanha inédita de imunização contra a febre amarela no território paulista. Ao longo de quase um mês de trabalho, o Governo do Estado pretende vacinar 8,3 milhões de pessoas que residem em áreas ainda não alcançados pelo vírus, mas que estão receptivas, pois integram os corredores ecológicos – caso das cidades do ABC. A finalidade é proteger a população preventivamente. Serão alcançadas as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista, totalizando 54 cidades (a lista completa está disponível no site www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br).
Almir Cicote, Márcio Chaves, Paulo Serra e Luiz Zacarias lançam em Santo André a campanha “Não vacile. Vacine-se!”
Santo André se antecipou e será a primeira cidade do ABC a realizar o “Dia D” de vacinação contra doença, programado para sábado, 27 de janeiro. O mutirão será o primeiro de três ações fora dos dias úteis. Além desta data, os dias 3 e 17 de fevereiro terão vacinação em todos os postos de saúde espalhados pela cidade, para contemplar aqueles que não conseguem ir às unidades no meio da semana.
“Faremos um aumento significativo na quantidade de vacinas disponíveis e estamos descentralizando o atendimento. Com isso, esperamos que naturalmente a concentração de pessoas nas filas diminua. Antecipamos o primeiro ‘Dia D’, justamente, para dar uma resposta a essa sensação de pânico que se gerou, mesmo que nós não estejamos em área de risco”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Além dos mutirões, desde 25 de janeiro há atendimento nos dias úteis, com a meta de vacinar toda a população andreense. A imunização é oferecida em todas as 27 unidades básicas de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se vacinar, o munícipe precisa levar CPF, Cartão SUS, carteirinha de vacinação ou documento com foto. Não há casos da doença confirmados na cidade.
SÃO BERNARDO
Dr. Geraldo Reple, Orlando Morando e Dr. Wagner Kuroiwa no lançamento do comitê contra a febre amarela em São Bernardo
A Prefeitura de São Bernardo oferecerá doses fracionadas da vacina a partir de 25 de janeiro em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Ao todo, serão 800 mil doses repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado. O fracionamento das doses é uma determinação do Ministério da Saúde. Ao invés de 0,5 ml, serão disponibilizados 0,1 ml em cada procedimento. A Prefeitura espera imunizar 707 mil munícipes.
“A dose fracionada não é fraca, ela tem o mesmo efeito e proteção de uma dose tradicional. A única diferença é o tempo de proteção, que será de oito anos”, esclareceu a diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Helena Sato. Os “Dias D” da campanha no município serão 3, 4 e 24 de fevereiro, das 8h às 17h.
Em 23 de janeiro, a Prefeitura lançou um comitê de combate e prevenção à doença. A ferramenta foi instituída para auxiliar o município no gerenciamento e controle do mosquito transmissor. “Esta é uma ação conjunta do governo com a população. Meios de comunicação direta serão disponibilizados à população para suprir informações, esclarecer dúvidas e investigar sobre queixas e possíveis focos da doença. Estamos armando uma guerra e a única vítima tem que ser o mosquito”, disse o prefeito Orlando Morando.
O comitê é composto por equipe multiprofissional de diversas pastas do governo, como Saúde, Habitação, Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente, GCM, Sedesc, Finanças, Defesa Civil, Educação e Governo. Um número de telefone será disponibilizado à população, com funcionamento 24 horas, junto com um endereço de e-mail. O horário de funcionamento das UBSs durante a semana será das 7h às 17h.
SÃO CAETANO
Em São Caetano, o infectologista Jorge Senise profere palestra de orientação a enfermeiros que participam da campanha
A Secretaria de Saúde de São Caetano também iniciou em 25 de janeiro a campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela, com as doses fracionadas distribuídas pelo Ministério da Saúde. O atendimento ocorre nas 13 unidades de saúde do município, sendo três delas com horário estendido das 8h às 20h. São elas: UBS Amélia Richard Locatelli (Alameda João Galego, 01, Bairro Santa Maria), Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty) e UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1153, Bairro Santa Paula). Além disso, haverá vacinação em dois sábados de fevereiro, dias 3 e 17.
“O Governo do Estado forneceu os insumos para iniciarmos a campanha. As unidades de saúde de todos os municípios da região do ABC vão fazer essa vacinação. Cada município vai receber sua grade. Daí a importância de cada morador se dirigir à UBS mais próxima de sua residência”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. Nos pontos de vacinação em São Caetano, pessoas com 60 anos ou mais terão de preencher um questionário no qual deverão informar suas condições de saúde.
ENTENDA A FEBRE AMARELA
O vírus da febre amarela habitualmente afeta macacos, que são considerados reservatórios silvestres. Os próprios mosquitos da região com circulação do vírus picam os macacos e transmitem o vírus para outros macacos. Por essa razão, quando há registro de mortes de macacos além da quantidade habitual, deve-se acender o alerta de febre amarela para os humanos.
“Esse vírus que infecta os macacos é o mesmo que atinge os humanos. Entretanto, o mosquito é diferente. Se uma pessoa entrar em uma floresta e for picada por mosquitos silvestres transmissores, ela pode ser contaminada pela febre amarela silvestre. Contudo, se uma pessoa com febre amarela silvestre vem para a cidade e é picada pelo mosquito Aedes aegypti, existe a possibilidade desse mesmo mosquito transmitir o vírus para outras pessoas, no caso, caracterizando a urbanização da febre amarela. Esse é o cenário que as autoridades públicas estão trabalhando atualmente”, explica Juvencio José Duailibe Furtado, professor da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Os sintomas iniciais da doença incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.
Além das doses fracionadas, a campanha estadual também prevê a oferta de 1,5 milhão de doses convencionais, que serão disponibilizadas para crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina, grávidas residentes em áreas de risco, transplantados, e portadores de doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas e renais crônicos, por exemplo.
Deverão consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.
Quem já tomou uma dose da vacina, mesmo se fizer parte dos municípios incluídos na campanha, não precisará se vacinar novamente – a vacina aplicada até o momento (dose padrão) tem validade para a vida toda, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Treinamento no Irmã Dulce abordou diversos aspectos da febre amarela como sintomas, transmissão, tratamento e imunização
A Secretaria de Saúde de Praia Grande realizou dia 23 de janeiro treinamento sobre a vacinação da febre amarela para orientar equipes que atuam na Rede Básica de Saúde do município. O objetivo foi apresentar a estratégia para a campanha preventiva, que teve início em 25 de janeiro. A vacinação vai até o dia 17 de fevereiro e contará com 10 postos de atendimento na cidade.
No treinamento, que aconteceu no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), foram abordados diversos aspectos da febre amarela como sintomas, transmissão, tratamento e imunização. Além das equipes médicas e de enfermagem, profissionais da área administrativa também receberam treinamento para operar o sistema de informática, que deverá ser abastecido com dados de todos os imunizados.
“Temos uma situação de absoluta tranquilidade. Apesar de recebermos muitos turistas, não temos um ambiente que favoreça a disseminação da doença”, disse o secretário de Saúde, Cléber Suckow Nogueira.
Postado por Eduardo Nascimento em 25/jan/2018 -
Semanalmente, colaboradores se unem em uma brigada para inspeção de prédios, áreas verdes e demais instalações da faculdade
O campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC tem sido vasculhado de ponta a ponta em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, Zika vírus e da febre amarela. A partir de trabalho coordenado pelo setor de Sustentabilidade da FMABC, foi criada a Comissão Interna Multidisciplinar de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti, composta por oito funcionários das áreas da saúde e meio ambiente. Semanalmente, esses colaboradores se unem a outros funcionários voluntários em uma brigada para inspeção de prédios, áreas verdes e demais instalações da faculdade.
“A prevenção e o combate ao Aedes aegypti é um assunto que não se limita apenas ao Poder Público, mas que deve mobilizar toda a comunidade da FMABC, com informações sobre os cuidados com o mosquito, a eliminação de focos, o recolhimento de materiais que possam acumular água e o despertar na comunidade da preocupação permanente com o tema, em busca de formarmos uma rede de mobilização em todo o campus e de expandir a cultura de bons hábitos no dia a dia”, detalha o analista de Meio Ambiente da FMABC, Danilo Correa Cordeiro, formado na 5ª turma do curso de Gestão em Saúde Ambiental.
ATENÇÃO PERMANENTE
A Comissão Interna Multidisciplinar de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti foi criada em meados de setembro de 2017. Em 8 dezembro, o grupo organizou palestras no campus – ministradas pelos membros titulares e professores da FMABC, Alaide Mader Braga Vidal e Gerson Salay – para orientação dos funcionários e início dos trabalhos da brigada. Desde então, uma vez por semana o campus é vistoriado.
“Os brigadistas têm como compromisso buscar irregularidades que facilitem a proliferação do mosquito. O que temos observado é que ainda falta compromisso com a prevenção, pois a maior parte dos problemas encontrados está relacionada ao descarte inadequado de resíduos, possibilitando o acúmulo de água. Algumas reformas pontuais com materiais de construção que poderiam acumular água também já foram identificadas”, resume Danilo Cordeiro.
As irregularidades encontradas são notificadas ao setor de Sustentabilidade da FMABC, que fica responsável pelas providências para eliminar os focos de proliferação. Os problemas são listados e entram na pauta da reunião geral do setor, que ocorre mensalmente.
Postado por Eduardo Nascimento em 25/jan/2018 -
Funcionárias da UTI Neonatal e da Pediatria com um dos 15 novos bilitrons
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini vem passando por reformulações que já refletem na melhoria do atendimento aos pacientes e proporcionam mais conforto para os acompanhantes. Além de contar com novos equipamentos, a maior unidade pública de saúde de Mauá está reestruturando algumas alas, como a Pediatria.
Entre os equipamentos recém-chegados estão oito carrinhos de anestesia para o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, e quatro cardioversores – três para o novo Centro de Atendimento de Emergência Referenciado/Pronto-Socorro (reaberto em dezembro) e um para o hospital. O cardioversor é utilizado para tratamentos terapêuticos que podem salvar a vida de pacientes em casos de parada cardiorrespiratória, por exemplo.
“Além de dar todo o suporte para a realização de cirurgias, os novos equipamentos representam o que há de mais moderno na área da saúde. Com isso, o prefeito Atila Jacomussi demonstra sua preocupação em oferecer o melhor à população e com a qualificação do atendimento”, diz a Dra. Adlin Santana Veduato, diretora técnica do hospital.
Outra novidade é a aquisição de uma termodesinfectadora. O hospital vinha alugando o equipamento, para a desinfecção de material cirúrgico, há mais de um ano. Para a Maternidade, o Nardini conta com 15 novos bilitrons. Os aparelhos, de fototerapia neonatal, estão à disposição dos recém-nascidos desde dezembro.
Os equipamentos foram adquiridos a partir do envio de emendas federais – recursos da ordem de R$ 1,5 milhão – para Mauá. Em visita ao hospital, em 10 de janeiro, o prefeito Atila Jacomussi falou sobre os investimentos. “Estamos empenhados em qualificar nossa rede, da qual faz parte este importante equipamento hospitalar de nossa cidade e da região. A saúde em Mauá já vive um novo tempo e esses novos aparelhos contribuem para fortalecer o atendimento aos pacientes”, disse.
REFORMAS
Na Pediatria, o destaque é a pintura nova em todos os quartos, resultado de uma parceria com a iniciativa privada. As tintas foram doadas pela empresa Bela Tintas, de Mauá.
Com recursos próprios, foram reabertos dois novos quartos no 4º andar, totalizando seis em funcionamento. Em obras, o andar teve uma área liberada para ampliar o espaço do hospital e reforçar o atendimento.
Até abril, o município prevê investir R$ 1,4 milhão na conclusão do novo refeitório e da nova cozinha do Hospital Nardini, além de anunciar uma nova Farmácia, totalmente informatizada.
Postado por Eduardo Nascimento em 25/jan/2018 -
Certificação do Ministério da Saúde reconhece êxito em trabalho que resgata qualidade de vida de idosos
O Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) de São Mateus, da Prefeitura de São Paulo e gerenciado pela Fundação do ABC, recebeu em novembro de 2017 sua segunda premiação consecutiva do Ministério da Saúde em reconhecimento a mais um trabalho ligado à recuperação da autoestima e qualidade de vida de idosos. Desta vez, o projeto vencedor foi “Do tédio e tristeza à recuperação da alegria de viver”.
O resultado foi divulgado aos 14 vencedores, de todo país, na 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2017.
Após o acompanhamento dos idosos, foram constatadas melhorias do entusiasmo, resgate de vínculos com familiares, maior participação em atividades de lazer e atividades físicas, restauração da autonomia e quebra do isolamento social. Tais ações possibilitaram a reabilitação da mobilidade em 12 dos 28 pacientes acamados ou semiacamados do grupo.
Em 2016, apenas seis meses após início do programa, o PAI São Mateus recebeu a primeira premiação com o trabalho “Programa PAI, reabilitando seus idosos em São Mateus”. O destaque foi a promoção da capacidade funcional e autonomia dos idosos por meio de incentivos às atividades físicas.
Com foco na promoção do cuidado e bem-estar de pessoas idosas identificadas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, o PAI São Mateus atende 120 idosos de São Mateus, distrito da Zona Leste de São Paulo onde moram 16 mil idosos. São desenvolvidas práticas de autocuidado e que estimulam a independência.
Atualmente a Fundação do ABC, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, gerencia as unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, composta por 35 serviços em 19 endereços.
Postado por Eduardo Nascimento em 22/jan/2018 -
Edital de Abertura – 19/01/2018
Ficha de Inscrição – 22/01/2018
Convocação para Prova – 30/01/2018
Notas e Classificações – 09/02/2018
Habilitados para Entrevista – 19/02/2018
Classificação Final – 05/03/2018
Resultados Finais Definitivos – 09/03/2018
Habilitados para entrevista (Segunda Chamada) – 06/04/2018
Habilitados para entrevista (Terceira Chamada) – 03/08/2018
Resultado Final (Terceira Chamada Entrevista) – 15/08/2018
Postado por Eduardo Nascimento em 19/jan/2018 -
Dra. Adriana Berringer Stephan e o Dr. Carlos Roberto Maciel
Órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores empossou na manhã de 18 de janeiro o advogado Dr. Carlos Roberto Maciel como presidente da entidade para o biênio 2018-2019, indicado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. A então secretária-geral, Dra. Adriana Berringer Stephan, assumiu a vice-presidência, recomendada pelo prefeito José Auricchio Junior, de São Caetano.
Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dr. Maciel está à frente da FUABC desde setembro de 2017, com base em indicação andreense. A partir de agora, segue no comando designado por São Bernardo.
“O conselho tem se empenhado em dirigir a fundação e as mantidas como realmente merecem, pois são instituições de expressiva representação na área da saúde da região do ABC e em todo o Estado. Temos buscado trabalhar de maneira firme, sob orientação dos prefeitos, que tinham uma preocupação evidente com o andamento da FUABC”, informou Dr. Carlos Maciel, ao completar: “Esperamos fazer a melhor gestão possível dos destinos da fundação, das mantidas e da Faculdade de Medicina do ABC. Essa instituição está no coração de muitos cidadãos da região e, por vezes, não percebemos o grande valor e o reconhecimento das pessoas pelo trabalho aqui realizado. Vamos resgatar a fundação e as mantidas, e colocá-las no patamar de respeito que merecem. A partir daí, caminharemos com passos firmes no sentido da prestação de serviços na área da saúde, que são extremamente importantes”.
Logo após ser empossada com vice-presidente, a médica cirurgiã geral e endoscopista, Dra. Adriana Berringer Stephan, destacou: “É um grande desafio. A gestão do Dr. Maciel deu início à maior proximidade entre a Presidência, o Conselho de Curadores e os três municípios instituidores, e isso é o que precisamos dar sequência para que a Fundação do ABC possa retomar o seu crescimento. Essa aproximação foi fundamental e se mantém hoje. Será um prazer auxiliar o presidente neste trabalho e um grande desafio substituir o excelente profissional que é o Dr. Wagner Kuroiwa”.
Vice-presidente desde o início de 2017, Dr. Wagner Kuroiwa deixou o cargo, mas permanece na FUABC. O médico sanitarista assumiu assento no Conselho de Curadores, indicado por São Bernardo. “Agradeço a contribuição e o apoio de todos os membros do conselho nesse período crítico, de dificuldades extraordinários para a fundação, mas cujo destino nós sabemos que é grandioso”, afirmou Dr. Kuroiwa.
Postado por Eduardo Nascimento em 19/jan/2018 -
Diretoria do hospital comemorou conquista com os colaboradores
O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, comemora mais uma conquista em certificação de qualidade. Acaba de ser homologada a avaliação da instituição, agora “Acreditada com Excelência”, em nível 3, pela entidade não governamental Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Técnicos do Instituto Qualisa de Gestão – IQG acompanharam e avaliaram durante 2017 os processos e protocolos do hospital, culminando com a avaliação final de três dias – 13, 14 e 15 de dezembro. As informações foram confrontadas com as normas estabelecidas pelo instituto para a concessão do ONA 3, certificado conferido a um pequeno número de instituições e que evidencia a preocupação do hospital com a qualidade e eficácia da assistência à saúde.
“Hoje estamos comemorando esta importante conquista e participando de um grupo seleto de hospitais que tem esta certificação em tão alto grau”, afirmou Dr. Desiré Carlos Callegari, diretor-geral do HEMC, ao dar a notícia aos colaboradores da instituição. “Mais do que uma premiação pelo empenho e trabalho realizado, temos agora mais responsabilidade e muitas tarefas para 2018. Porém, é justo agradecer a todos os nossos colaboradores, que mostraram comprometimento com esse projeto e são efetivamente os responsáveis pela conquista de mais um nível de excelência em nosso trabalho”, concluiu o Dr. Desiré.
O envolvimento de todos os setores do Hospital Estadual Mário Covas, as cobranças, as discussões, as propostas de melhorias e os caminhos encontrados para a segurança e qualidade assistencial, bem como o cumprimento de todas as exigências do manual da ONA, foram destacados pelo gerente de Processos e Qualidade, Rodrigo Brolo. “Hoje temos pacientes e profissionais mais seguros dentro do nosso hospital”, afirmou o gerente.
CERTIFICAÇÃO E QUALIDADE
A certificação indica a preocupação constante com o aperfeiçoamento e aprimoramento dos processos, a efetividade dos planos terapêuticos e integridade das informações. Aos pacientes, garante a segurança e a qualidade dos serviços. O hospital será reavaliado periodicamente, com processos já programados até o final 2018. A certificação é expedida a partir do cumprimento de exigências e de análise independente, que inclui o acompanhamento das atividades operacionais no hospital, onde os processos e conhecimentos técnicos são avaliados in loco.
A Organização Nacional de Acreditação é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de direito coletivo, com abrangência nacional, que tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país. A metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
MELHORIA CONSTANTE
Mais do que um “selo”, a obtenção da certificação Nível 3 – Gestão Integrada (gerenciamento de processos e suas interações) – mostra, acima de tudo, que o Hospital Mário Covas se preocupa com a estrutura, a segurança e a qualidade da assistência prestada, e trabalha para que o resultado aconteça de maneira dinâmica e efetiva.
Ao optar pela certificação ONA, o HEMC desenvolve os fundamentos de qualidade, de maneira a contribuir para que aspectos como a segurança para pacientes e colaboradores, prestação de serviços com qualidade e resolutividade, trabalho em equipe e melhoria contínua, sejam alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento da metodologia.
Tudo isso é possível porque o capital humano – ou seja, colaboradores em todos os níveis e áreas – está envolvido neste processo, desenvolvendo cada atividade com responsabilidade, habilidade e comprometimento. Aliar pessoas a processos foi o melhor caminho para se alcançar a certificação. A meta agora é crescer e manter o nível de acreditação, além de buscar outros níveis de excelência.
Postado por Eduardo Nascimento em 19/jan/2018 -
Em 2017, FMABC conquistou antigo sonho: se tornar Centro Universitário
Com quase 50 anos de tradição, a Faculdade de Medicina do ABC realizou um antigo sonho no final de 2017, quando foi aprovada como Centro Universitário. Conforme resultado emitido pelo Ministério da Educação (MEC), a FMABC obteve nota máxima 5 no processo de credenciamento.
O importante reconhecimento do MEC integra extensa lista de avanços obtidos ao longo dos últimos 8 anos, período em que o Dr. Adilson Casemiro Pires esteve à frente da Diretoria da faculdade. Sucessivas aprovações no exame anual do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, cursos estrelados no Guia do Estudante e notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE, estão entre os objetivos alcançados.
Ao lado do vice, Dr. Marco Akerman, Dr. Adilson assumiu em 2010 e deu início à modernização da gestão, com padrões e regras baseadas em processos administrativos. Graças à mudança, a instituição passou a ter melhor organização, agilidade e eficiência, o que permitiu duplicar a receita nos quatro primeiros anos. Para o segundo mandato, a gestão ganhou importante reforço, quando o Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca assumiu como vice-diretor.
Reequilíbrio econômico-financeiro, investimentos em infraestrutura e novos equipamentos, e abertura de novos cursos estão entre as principais realizações dos mandatos 2010-2013 e 2014-2017, responsáveis pelo amplo crescimento e desenvolvimento nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência.
O diretor Dr. Adilson Casemiro Pires, ao lado do vice, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca
“Foi um grande desafio colocar a casa em ordem. O trabalho em equipe e a participação ativa dos colaboradores, dos alunos e dos docentes, foram primordiais para os resultados positivos. A implantação de uma gestão contemporânea, a criação do Núcleo Gestor e a contratação de profissionais com perfil empresarial marcaram o início da retomada do crescimento da faculdade”, considera Dr. Adilson Casemiro Pires.
GRADUAÇÃO
Na graduação, as estratégias de divulgação foram repensadas e o vestibular passou a ter caráter regional, com intensas campanhas de marketing e o início da parceria com a Fundação Santo André. Graças às mudanças, cursos com vagas remanescentes passaram a ter turmas completas.
Além disso, também houve expansão. Já no primeiro mandato foram abertas segundas turmas para as graduações de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Mais recentemente, a faculdade ganhou duas novas graduações: Tecnologia em Gestão Hospitalar, em 2014, e Tecnologia em Radiologia, em 2015.
No início dos trabalhos, em 2010, a faculdade contava com 1.397 alunos na graduação. Hoje são 3.044, ou seja, houve aumento de 118%.
ADMINISTRATIVO
No âmbito administrativo, os avanços são incontestáveis. Em 2010, a receita acadêmica representava cerca de 70% da receita total da faculdade, tornando a escola completamente dependente das mensalidades dos alunos e com muito pouco recurso para investimentos e novos projetos.
Foi iniciado trabalho de incentivo a novas parcerias e de busca ativa por oportunidades, que envolveu a ampliação da área de pesquisa clínica, assim como a prestação de serviços, as consultorias e assessorias na área da saúde. Outras novidades foram o início dos atendimentos no campus por meio de operadoras de saúde e o crescimento da Pós-graduação, com novas parcerias com instituições nacionais e internacionais.
Graças a essa diversificação de serviços, a instituição cresceu. Saiu de um orçamento anual da ordem de 30 milhões de reais em 2010 para atuais 100 milhões de reais, com a receita acadêmica passando a representar apenas 30% deste total.
O mesmo crescimento pode ser observado no quadro de Recursos Humanos, que duplicou o efetivo da faculdade, passando de 734 professores e funcionários registrados em 2009, para atuais 1.473 colaboradores.
PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
Todo esse progresso não seria possível sem a total reformulação implementada na Pós-graduação. O Stricto Sensu foi ampliado, enquanto o Lato Sensu foi completamente modificado, com reorganização de salas de aula, criação e reestruturação de cursos, qualificação dos docentes, implantação de novos processos e profissionalização da gestão.
Os resultados são excelentes. A partir de 2011, o Lato Sensu registrou total de 3.995 alunos matriculados. Já no Stricto Sensu, entre 2010 e 2017 foram titulados 144 novos mestres, 68 doutores e 12 pós-doutores.
Na iniciação científica, hoje são 100 alunos, frente a 62 registrados em 2013. Além disso, a Comissão de Residência Médica também teve grande destaque no período. A faculdade aumentou em 38% o número de residentes nos últimos 8 anos, que passou de 316 para 437 em 2017.
Outra conquista foi a abertura, em 2013, do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – uma nova modalidade de ensino no campo da pós-graduação Lato Sensu, que passou a disponibilizar cursos nas áreas de Saúde do Idoso e de Atenção ao Câncer.
INVESTIMENTOS
Em 2016, inauguração do novo complexo poliesportivo da FMABC
Apesar das limitações financeiras, a atual gestão não abriu mão de investir na infraestrutura do campus. Destinou mais de 1,2 milhão de reais em recursos para melhorias dos espaços físicos, aquisição de equipamentos e materiais, além de formalizar parcerias que viabilizaram reformas importantes no campus universitário.
Entre os destaques, o andar térreo do Prédio Central foi ampliado e totalmente reformado. O espaço ganhou 12 novas salas de aula, com cerca de 45 lugares cada, todas mobiliadas e com ar condicionado. A faculdade também investiu em melhorias na ambiência e no parque tecnológico, com aquisição de mais de 400 computadores novos.
Em parceria com a Fundação do ABC, o campus universitário passou por grandes transformações. Uma nova portaria foi aberta no estacionamento, melhorando o fluxo de carros e permitindo à comunidade acadêmica evitar o trânsito da Av. do Conhecimento, com a opção de saída diretamente pela Av. Lauro Gomes. Também houve pavimentação do estacionamento, instalação de nova iluminação em todo o campus, pintura externa de todos os prédios, regularização de calçadas e reforma da sala de videoconferência.
O setor de Recursos Humanos da Fundação do ABC foi transferido do Prédio Central, abrindo espaço para a instalação da nova e moderna Secretaria Acadêmica.
Juntas, Faculdade, Fundação, Atlética e Associação dos Ex-Alunos entregaram o novo Complexo Poliesportivo Dr. Eric Roger Wroclawski, cujas instalações foram completamente reformadas, conforme demanda da comunidade acadêmica. Modernização da fachada, nova cobertura, pintura externa e interna, troca de pisos e da iluminação estão entre as benfeitorias. “Esse espaço de primeiro mundo teve papel fundamental para o avanço da área esportiva da faculdade, que culminou na conquista do tricampeonato da Intermed, uma grande vitória dos alunos de hoje, mas que foi comemorada por toda a comunidade acadêmica destes 48 anos da Medicina ABC”, garante Dr. Adilson Casemiro Pires.
EXTENSÃO
Iniciativa dos alunos, 14ª Feira de Saúde atendeu a cerca de 800 pacientes em São Caetano
A Diretoria da Faculdade de Medicina do ABC também teve olhar especial voltado à área de extensão. O apoio irrestrito à Comissão de Extensão, mais conhecida por COMEX, permitiu à área crescer e se desenvolver ao longo dos anos. Foram incontáveis os projetos, campanhas, missões e diversos outros trabalhos multidisciplinares envolvendo professores, alunos e comunidades.
Ações sociais e atendimentos em saúde junto a populações carentes da região do ABC e de outras localidades do país estão entre os principais destaques. Projeto Canudos, no sertão baiano, Projeto Rondon, em Minas Gerais, assim como ações em Gararu, no agreste do Sergipe, em Itapeva e Vargem, no interior de São Paulo, e em projeto junto a ribeirinhos do Rio Araguaia integraram os esforços.
Outros destaques da área são os mutirões de saúde para a população, o Projeto Sorrir é Viver, o contrato com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo para exames de paternidade, o atendimento às doenças raras, entre muitas outras iniciativas sociais.
Um exemplo importante é a Feira de Saúde, organizada pelos alunos da faculdade. Em 2017, já na 14ª edição, o mutirão atendeu a cerca de 800 pacientes em São Caetano.
ASSISTÊNCIA
No campo assistencial, o Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina do ABC é referência para as sete cidades da região do ABC. São mais de 30 especialidades à disposição das prefeituras parceiras, que encaminham os casos à faculdade a partir de suas redes básicas de saúde.
A exemplo das demais áreas da faculdade, o crescimento do ambulatório foi exponencial. As consultas, por exemplo, saltaram de 140 mil no ano de 2011 para atuais 164 mil. Já os exames registraram aumento de 590%, saindo de 150 mil para mais de 1 milhão ao ano. Também houve avanço no campo cirúrgico, que passou de 7.700 para 9.400 cirurgias anuais.